Have you sure: Está correto?

Eu sei que "are you sure", é uma maneira de se pergunta se se tem certeza.
Gostaria de saber se também pode-se dizer "have you sure".

TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
5 respostas
Ordenar por: Data
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Mirian,

A forma correta é mesmo "Are you sure?"."Sure" neste caso não é substantivo,o que torna inviável o uso de "have".

I am sure.(Eu tenho certeza.)
He is sure.(Ele tem certeza.)

Bons estudos!
Flavia.lm 1 10 100
Olá Miriam

Não, por dois motivos.

a)
Qdo vc quer perguntar pra alguém se essa pessoa tem alguma coisa, vc deve usar o verbo haver no infinitivo, com o auxiliar do tempo verbal usado:

Você tem irmãos? = Do you have siblings?

b) "certeza" em português é um substantivo. Por isso a possibilidade de "termos certeza". Em inglês, não existe um substantivo equivalente. "Sure" é um adjetivo, equivalente ao nosso "Estou certo de que ele virá" = "I'm sure he'll come". Por isso a necessidade de se utilizar verbo to be (indicando um estado/condição) em vez de have (possessão).

Hope it helps. Seja muito bem-vinda ao fórum.
dlr 1
Like Flavia said, 'certeza' is a noun and 'sure' is not. The literal translation of 'certeza' is 'certainty' but we do not say "Do you have certainty?" I mean, I don't think it's wrong to say, but it sounds clumsy and awkward.
Serginho 1 3
Pode falar, "are you certain?" com o mesmo significado de "are you sure?"' mas nos dois, "certain" e "sure" são adjetivos.
PPAULO 6 49 1.3k
In some contexts you can, normally with the use of the word "that". And, generally there is something (comment, information etc) that comes before that, or afterwards.

Are you absolutely certain (that) you gave them the right number?
(Source - Cambridge Dict.)

Are you certain [=sure] you want to leave today?
[here you can omit the "that", or use it, if you wish.]

====================================
"Are you certain?"
said in one breath (I mean, the three isolated words "are you certain"?), is said to ask about a statement just made.

John: "I can make it to your party on Saturday."

Joe: "Are you sure?"

John: "Yes"

John: "How many states does the Colorado river run through?"

Joe: "7"

John: "Are you certain? This question is for one million dollars!"

Source =>
http://www.englishforums.com/English/Su ... g/post.htm