High School x Curso de Inglês

Criei esse tópico no intuito de obter respostas de intercambistas que já vivenciaram os dois tipos de intercâmbio, entretanto os demais sintam-se livres a opinar e dizer qual dos programas vocês escolheriam, caso tivessem minha idade ou não.

Tenho 15 anos e desde quando iniciei meu curso de inglês (2009) já está certo que algum dia vou viajar, seja uma viagem de vinte dias ao Estados Unidos ou um intercâmbio mesmo. Faltando um semestre e alguns meses para eu finalizar o curso, comecei a pensar em qual tipo de intercâmbio deveria fazer. O principal já escolhi: vou para a Austrália. E, então, as opções que meu pai me deu foram as seguintes:

- Poderia fazer o High School, durante um semestre, hospedando-se em homestay, normalmente.
- Ou posso fazer um daqueles Cursos de Inglês (intermediário-avançado, intensivo, avançado ou ainda aquele combinado com esportes). No entanto, o tempo de duração desse curso seria de no máximo de dois meses e meio, já que não posso perder aula no Brasil e o faria durante as férias.

Considerando isso, meu pai me apresentou a idéia de morar um semestre, quando eu atingisse a maioridade, e assim poderia até arranjar algum trabalho (e quem sabe exceder o tempo, caso consiga me sustentar). Daí eu posso morar em homestay ou dividir apartamento com outros estudantes (share-accommodation).
Porém "perderia" um ano de faculdade, iniciando-a apenas com 19 anos. Ou eu posso trancá-la, mas devo iniciá-la - e aí entra o quesito de vestibular e afins.

A explicação não foi tão resumida e ficou cheio de "ou's", mas a pergunta é essa:

Aos que já vivenciaram ou têm alguma noção, vocês me sugeririam fazer o High School agora ou esperar até que eu atingisse a maioridade para então ir morar lá, livre de qualquer regra de homestay, com mais liberdade e até arrumar um job.

Quem já foi no High School, acha que deveria ter aguardado?

Sei que isso é uma decisão que tem muita relação ao o que eu quero (Ensino Médio em uma escola lá deve ser o máximo), mas gostaria de ouvir opiniões, pós, contras...

MELHORE SUA PRONÚNCIA EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Adir Ferreira, autor do livro "A Chave do Aprendizado da Língua Inglesa", nos conta como se tornou um Expert em pronúncia e dá várias dicas para você se comunicar melhor em inglês. ACESSAR AULA
1 resposta
Acho que depende de qual sua finalidade maior de ir pra Austrália.
O curso de inglês é ótimo pra conhecer o país e treinar o idioma, mais completo se você puder trabalhar depois pra colocar tudo em prática.
Para vivenciar o dia a dia australiano de verdade o High School do meu ponto de vista é mais interessante, já que você vai pra escola com australianos, vai fazer amigos e viver por lá mais tempo pra descobrir como são as coisas.

Sobre o homestay é ideial se você for pro High School, conviver com a família faz parte da experiência do intercâmbio. Já pro curso de inglês um mês é suficiente pra você chegar lá, se familiarizar e arrumar um outro local pra dividir com outras pessoas.

Me arrependo de não ter feito High School, só fiz intercâmbio na faculdade.