How the modal verbs can be used in the present perfect?

Procurei aqui mas não encontrei algo tão específico, então resolvi fazer a minha própria pergunta, pois é um tanto específica.
Como os modal verbs podem ser usados no tempo verbal present perfect? Gostaria de entender melhor caso alguém consiga me ajudar, tanto para usar e controlar melhor essa situação específica quanto para conseguir explicar para outras pessoas.

TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. Você ainda ganha o eBook sobre o Verbo Get em seu e-mail. INICIAR TESTE
1 resposta
Olá,

Pela sua descrição acredito que você esteja se referindo a algo como:

...should have thought, ...would have called, ...must have seen, etc

Bom, a língua é uma ferramenta muito flexível. Com isso quero dizer que é possível dizer qualquer coisa, com qualquer tipo de estrutura existente. No seu caso específico podemos fazer uma ligação com umas das estruturas mais avançadas da língua inglesa. Essa estrutura seria o third conditional.

O third conditional pode ser usado quando queremos nos referir a algo irreal ou uma ação imaginária no passado. A estrutura é a seguinte:

if... + past perfect... + would + perfect

Exemplos:

If I'd phoned to renew the books, I wouldn't have had to pay a fine.
/ Se eu tivesse ligado para renovar os livros, eu não teria tido que pagar uma multa.

The man would have died if the ambulance hadn't arrived so quickly.
/ O homem teria morrido se a ambulância não tivesse chegado tão rápido.

If I could have warned you in time, I would have done.
/ Se eu pudesse ter te avisado a tempo, eu teria feito.

The plan might not have worked if we hadn't had one great piece of luck.
/ O plano poderia não ter funcionado se nós não tivéssemos uma sorte tão grande.

Existem outras estruturas onde o "present perfect" (pelo menos a aparência estrutural) também é usado, mas por hora, o que foi exposto já o suficiente para que você possa compreender este tópico. Espero ter ajudado de alguma forma.