I do x I will: Qual utilizar?

Boa tarde :D Eu estava estudando pra minha prova do curso de inglês hoje e me deparei com umas perguntas que me deixaram intrigada sobre as respostas. Eram "do you think you'll study English next year?", "do you think you'll get some e-mails today?", "do you think you'll go to a party this weekend?" e "do you think your contry will win the next football World Cup?" (há outra também, a "do you think the weather will be good tomorrow?", mas esse eu respondi com "I do" porque parecia mais sensato. Quanto às outras eu fiquei na dúvida).
Então, é "I/it will" ou "I do"?

Obrigada desde já :D

TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. Você ainda ganha o eBook sobre o Verbo Get em seu e-mail. INICIAR TESTE
2 respostas
Ordenar por: Data
Marcio_Farias 1 24 214
Sim, você acertou. "I do", pois a confirmação I do exige correspondência com a oração principal Do you think....

Outros exemplos:

"Do you know how to do it?"
Resposta 1: (Yes,) I do.
Resposta 2: (No,) I don't.

"Can Jack lift this heavy box?"
Resposta 1: (Yes,) he can.
Resposta 2: (No,) he cannot.

"Did John and Mary go to the beach?"
Resposta 1: (Yes,) they did.
Resposta 2: (No,) they didn't.

Obs.: Note que o Yes e o No aparecem aí como opcionais, ou melhor, como partes integrantes nas respostas curtas (short answers).

Outros membros do fórum poderão lhe dar mais subsídios.
Ah, é, claro. Nossa, muito obrigada, tenho quase certeza que esse tipo de questão cai na prova de hoje e eu estava realmente preocupada. Obrigada mesmo :D