I don't know where is John x I don't know where John is: Qual utilizar

Olá. Sempre ouço e fico me perguntando se é informal ou formal a maneira de dizer ou se mesmo está correto o uso de "is" no meio ou final da frase, por exemplo:

A) "I don't know where is John" ou "I don't know where John is", eu fico perdido quando ouço isso, e ouso mais a segunda afirmação, então pergunto se trem diferença.

São frases com uso de "is" que as vezes me confundem.

Obrigado
MENSAGEM PATROCINADA Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 15 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores e linguistas certificados. O resultado sai na hora e com gabarito.

Iniciar o Teste Online!
5 respostas
Ordenar por: Data

Resposta aceita Resposta aceita
17855 15 52 414
Numa interrogativa com “to be”:

“Where is John?“ seria a única alternativa na norma culta, sempre.

Nesse caso o “to be” é o verbo e ao mesmo tempo o auxiliar... Não existe concorrência de outros auxiliares... Kkk

Esse posicionamento do “is” no fim da frase é próprio da língua inglesa, mas nesse caso esse verbo não teria função de auxiliar, nem daria a ideia de interrogativa, é como na música:

“I wanna know what love is.“
“I want you to show me”

”Eu quero saber o que é o amor./
Eu quero saber o que o amor é.”

“E quero que você me mostre.”

Cool não é!

Até no fim esse “é” também pode ser usado no bom e velho português.

Cheers!

17855 15 52 414
A segunda opção:

"I don't know where John is."

Não devemos esquecer que nesse caso o "Do" é o auxiliar da frase que trata de uma negativa, não interrogativa. O "is" nesse contexto tem a função apenas de verbo (não de auxiliar).
No inglês invertemos o auxiliar quando a estrutura é de interrogativa, mas somente o auxiliar é invertido.

Cheers!

Obrigado pela resposta. Mas agora me surgiu outra dúvida similar:

1-Se quiser falar "Onde está o John?" eu falaria "Where is John" ou "Where John is?"

56050 6 43 1005
The normal pattern is:
Wh... + verb to be + subject

Where is John? (as pointed out by Cinnamon)
Where are you?
Why is that?
Why are you so glad?
What are you drinking?

20 1
Pensa na estrutura de frases afirmativas ou negativas:
SUJEITO + VERBO + COMPLEMENTO

Agora pensa na estrutura das interrogativas para o VERB TO BE
VERBO + SUJEITO + COMPLEMENTO ?

Exemplos:
Where John is. --> Afirmação: Onde John está.
Where is John? --> Interrogação: Onde John está?

Como você está fazendo uma afirmação negativa, o correto é:
I don't know where John is. <-- Não precisa inverter o Verbo to be com o sujeito.

MENSAGEM PATROCINADA Você já ouviu dizer que para dominar o inglês é preciso pensar em inglês? Aprenda alguns métodos no guia Como Pensar em inglês da English Live. Ele tem dicas que ajudarão você a melhorar o vocabulário e leitura.

Download do Guia em PDF - Grátis!