I don't know where is John x I don't know where John is: Qual utilizar

Olá. Sempre ouço e fico me perguntando se é informal ou formal a maneira de dizer ou se mesmo está correto o uso de "is" no meio ou final da frase, por exemplo:

A) "I don't know where is John" ou "I don't know where John is", eu fico perdido quando ouço isso, e ouso mais a segunda afirmação, então pergunto se trem diferença.

São frases com uso de "is" que as vezes me confundem.

Obrigado

TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. Você ainda ganha o eBook sobre o Verbo Get em seu e-mail. INICIAR TESTE
5 respostas
Ordenar por: Data
  Resposta mais votada
16 60 498
Numa interrogativa com “to be”:

“Where is John?“ seria a única alternativa na norma culta, sempre.

Nesse caso o “to be” é o verbo e ao mesmo tempo o auxiliar... Não existe concorrência de outros auxiliares... Kkk

Esse posicionamento do “is” no fim da frase é próprio da língua inglesa, mas nesse caso esse verbo não teria função de auxiliar, nem daria a ideia de interrogativa, é como na música:

“I wanna know what love is.“
“I want you to show me”


”Eu quero saber o que é o amor./
Eu quero saber o que o amor é.”


“E quero que você me mostre.”

Cool não é!

Até no fim esse “é” também pode ser usado no bom e velho português.

Cheers!
CENTENAS DE EXPRESSÕES DO INGLÊS
Preparamos um plano de estudos para ajudar você a dominar centenas de palavras e expressões do inglês em tempo recorde. EXPERIMENTE AGORA
16 60 498
A segunda opção:

"I don't know where John is."

Não devemos esquecer que nesse caso o "Do" é o auxiliar da frase que trata de uma negativa, não interrogativa. O "is" nesse contexto tem a função apenas de verbo (não de auxiliar).
No inglês invertemos o auxiliar quando a estrutura é de interrogativa, mas somente o auxiliar é invertido.

Cheers!
Obrigado pela resposta. Mas agora me surgiu outra dúvida similar:

1-Se quiser falar "Onde está o John?" eu falaria "Where is John" ou "Where John is?"
6 49 1.3k
The normal pattern is:
Wh... + verb to be + subject

Where is John? (as pointed out by Cinnamon)
Where are you?
Why is that?
Why are you so glad?
What are you drinking?
Pensa na estrutura de frases afirmativas ou negativas:
SUJEITO + VERBO + COMPLEMENTO

Agora pensa na estrutura das interrogativas para o VERB TO BE
VERBO + SUJEITO + COMPLEMENTO ?

Exemplos:
Where John is. --> Afirmação: Onde John está.
Where is John? --> Interrogação: Onde John está?

Como você está fazendo uma afirmação negativa, o correto é:
I don't know where John is. <-- Não precisa inverter o Verbo to be com o sujeito.