"I use to" x "I am used to": Qual é o correto?

Avatar do usuário Donay Mendonça 49130 21 73 1140
Dicas:

Quando eu digo:

- I used to live alone. Isso significa que eu tinha o habito de morar sozinha, mas hoje estou morando com mais alguem.

Sim, a dedução faz sentido. Mas, não necessariamente morando com alguém hoje. Vai depender do contexto.

- I didn't use to live alone. Isso signifca que eu tinha o habito de morar com mais outra (s) pessoa (s), mas agora estou morando sozinha.

Sim, a dedução faz sentido. Mas, o contexto é importante. Não necessariamente morando sozinha agora.

I am used to living alone. Significa que eu estou morando sozinha ja algum tempo e isso e' habitual, normal e que deve continuar por algum tempo.

''I am used to...'' significa que eu estou acostumado, habituado a fazer alguma coisa. Sem contexto, não se pode dizer que é normal nem que deve continuar por algum tempo.

E como fica isso na negativa?

I am not used to living alone.

Sim, "I am not used to living alone'' está correto.

Isso significa que eu tenho o habito the morar sozinha, eu acho isso normal e essa situacao ira permanecer por algum tempo. Por ser tratar todas as frases uma situacao habitual isso significa que nao e obrigatorio ter ocorrido todos os dias a mesma coisa, mas sim a maior parte do dias.

"I am not used to living alone" significa que eu não estou acostumado a morar sozinho, eu não estou habituado a morar sozinho. Achar normal ou não, vai depender do contexto. Para você se acostumar a fazer algo, precisa ser relativamente frequente, não precisa ser todos os dias, mas acontece com frequencia.

Bons estudos!
MENSAGEM PATROCINADA Aprenda dicas sobre os tempos verbais em inglês! Baixe agora o seu Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um ótimo resumo para revisar todos os conceitos.

Clique aqui e saiba como baixar!