I woke up não se USA o have?

lolo-dulce-rbd 5
Bom dia galera, mandei para um amigo “ I just woke up” - acabei de acordar - na verdade tive dúvida pois, não encontrei de forma subjetiva e confesso que tirei pelo Google tradutor o que nem sempre é confiável, portanto na luta com o presente perfect, pelo menos até ficarmos fiados, sempre haverá dúvidas quanto a esse tempo, e sempre achamos que dependendo do contexto sempre haverá o have, nesse tempo não é o presente perfect? Não teria que ter o have antes do WOKE UP, visto que esse verbo está no particípio? Da mesma forma caso não tenha o uso do auxiliar “have” porque houve o “ Just” não sendo apenas “ I work up”? Pois se o JUST é está como ACABEI já no passado, porque então WOKE UP também não passado e não WAKE UP no presente? Obrigada galera.
MENSAGEM PATROCINADA Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 15 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores e linguistas certificados. O resultado sai na hora e com gabarito.

Iniciar o Teste Online!
6 respostas
Ordenar por: Data

Albert Rocha 495 7
A frase está no Simple Past, portanto não é necessário que have esteja presente; Aliás, woke está simplesmente no passado, e não no particípio.

Just não transforma a frase no passado, ela apenas dá um sentido mais específico ao que está sendo dito. Assim, usar woke para informar o tempo da frase apresentada foi essencial.

PPAULO 53115 6 42 956
I have just woken up. (the just give a sense of "acabei de/faz pouquinho tempo que...).

I woke up at 4 this morning.
If you don´t want to focus on the fact that the event has just happened. Even if it´s 4:30 am.

Albert Rocha 495 7
Eu avaliei a frase como se ela tivesse sido encontrada em algum lugar, e você tivesse postado ela aqui para compreendê-la; No entanto, você pediu sugestões de como dizer "Acabei de acordar". Sendo assim, siga as orientações de PPAULO.

lolo-dulce-rbd 5
Galera eu lendo aqui o que eu escrevi, houve até trocas de palavras “work” (teclado, sorry) abstraem, seria WOKE. Mas essa frase “acabei de acordar” não é um tempo no present perfect? No caso o verbo acordar não dá uma continuidade?

PPAULO 53115 6 42 956
It´s not a rule set in stone, though. It may or may not depend on context as Alberto has pointed out.
Thank you for the teamwork and the willingness to help out other learners, Alberto.

PPAULO 53115 6 42 956
No caso o verbo acordar não dá uma continuidade?
Not necessarily, if you use (have) "just", then problably you are referring to a past action. Even if a recent one.

MENSAGEM PATROCINADA Você ainda se confunde com os tempos verbais em inglês? Faça o download do Guia de Tempos Verbais em Inglês oferecido pela English Live. Ele tem um resumo bem estruturado para você revisar os conceitos que aprendeu na escola.

Download do Guia em PDF - Grátis!