Idioma mais falado no mundo

Vi uma postagem aqui no English Experts falando sobre os idiomas mais falados no mundo, porém considerando apenas os nativos. Não foi surpresa a China ter sido a 1° colocada.

Aqui, gostaria de saber de vocês, qual idioma além do inglês pode ser considerado o mais falado em vários países?

COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA
1 resposta
  Resposta mais votada
4 36 579
Veja bem, como língua mais estudada, estima-se que a língua Inglesa tenha números de estudantes superiores aos falantes nativos do Mandarim Chinês, algo em torno de 1.5 bi de praticantes. Agora, desconheço qualquer estatística que aponte com precisão o nº de praticantes do Inglês (falantes de fato, ou seja, aqueles que se comunicam com alguma competência neste idioma). Acredito que ainda seja bem menos do que 1.5bi.

Quanto a distribuição geográfica, onde as línguas são nativas ou oficiais, o Inglês é de longe o mais falado. Estudos apontam que esta língua é nativa e/ou oficial em mais de 100 países.

Quando falamos de falantes nativos, as coisas parecem ficar mais claras, estatísticas indicam basicamente como as 10 línguas mais faladas no mundo (Incluindo falantes bilíngues):
Chinês > Hindu-Urdu > Inglês > Árabe > Espanhol > Bengalês > Russo > português > Alemão > Japonês

Fontes:
Ulrich Ammon, University of Dusseldorf, Population Reference Bureau .
Ethnologue: Languages of the World, Eighteenth edition