In a Month x On a Month: Qual a diferença

In a Month x On a Month: Qual a diferença
Existe diferença entre 'in a month' e 'on a month'? Qual é mais correto?

Posso usar, por exemplo, e 'once in a month', 'twice in a year' ... ?

COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA
2 respostas
Ordenar por: Data
  Resposta mais votada
1 14 31
Hey Nanee, what's up?

Antes de começar a explicar sobre as expressões que pediu, acredito que seja importante relembrar alguns conceitos básicos de preposição de tempo:

In: usado para falar sobre períodos do dia, mês, estações do ano, ano, década, século ou era.
  • I visited Italy in July, in 1994. [Eu visitei a Itália em Julho, em 1994.]
  • In the evenings, I like to relax. [À noite, eu gosto de relaxar.]
  • I love traveling in the winter. [Eu amo viajar no inverno.]
  • I'll arrive in 10 minutes. [Eu chegarei em 10 minutos]
On: usado para falar sobre datas, dia do mês, dia da semana, período específico do dia ou data + day.
  • My vacation ends on Monday. [Minhas férias acabam na segunda-feira.]
  • We’re going bowling on Friday night. [Nós vamos jogar boliche na sexta-feira à noite.]
  • My brother John was born on September 3rd. [Meu irmão John nasceu no dia 3 de Setembro.]
  • We always have a huge celebration on Christmas’ Day. [Nós sempre fazemos uma grande celebração no dia do Natal.]
At: usado para falar sobre periodos do dia + time, hora ou datas específicas.
  • Meet me at 7:30. [Me encontre às 7:30.]
  • The town is always well-decorated at Christmas. [A cidade é sempre bem decorada no Natal.]
  • Now that my grandfather is older, he never eats by himself at lunchtime. [Agora que meu avô está mais velho, ele nunca come sozinho na hora do almoço.]
Agora que já temos os conceitos básicos, vamos à sua dúvida!
Bom, como podemos perceber na regra acima, para meses do ano ou a palavra month a preposição in deverá ser usada. Além disso, para falar dentro de um período de tempo próximo, também utilizamos a preposição in. Portanto, para falar "em um mês", o correto é in a month.
  • It's impossible to learn English in a month. [É impossível aprender inglês em um mês.]
  • I'll be traveling in a month. [Eu estarei viajando dentro de um mês.]
Quanto a sua segunda dúvida, ambos once a month e once in a month estão corretos. Depende apenas do contexto.

Normalmente, usamos com mais frequência a expressão once a:
  • once a month
  • once a week
  • once a year
  • once every two weeks
Essa expressão (assim como twice a, three times a... e assim por diante), nos dá a ideia de uma situação em andamento que é regular e que geralmente acontece na mesma época a cada mês / ano /semana, etc:
  • I go to the movies once a month. [Eu vou ao cinema uma vez por mês.]
  • He has his hair cut once a month. [Ele corta o cabelo uma vez por mês.]
once in a month (assim como twice in a, three times in a... e assim por diante) há uma ideia diferente. A ideia é de algo que não acontece com regularidade, nem que está em andamento e que também não acontece na mesma época do mês / ano / semana, etc:
  • We will get a full moon once in a month, but not on the same day. [Nós teremos lua cheia uma vez no mês, mas não no mesmo dia.]
  • I will get my car serviced once in a month. [Eu levarei meu carro à oficina uma vez no mês.]
  • I will take my wife out for dinner only once in a month. [Eu levarei a minha esposa para jantar fora uma vez no mês.]
Bom, espero ter ajudado!
See ya =)
TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. Você ainda ganha o eBook sobre o Verbo Get em seu e-mail. INICIAR TESTE
Ambos então errados. Você não usa "in" nem "on"

O correto é: once a month / twice a month, three times a month

Exemplo:

I normally go to the cinema once or twice a month.