Intercâmbio em Nova Iorque: Planejamento Passo a Passo

Bom dia a todos,

Conheci o fórum hoje, li muitos tópicos e me empolguei muito pois vou fazer um Intercâmbio para NY em Agosto/Setembro e me senti na obrigação de compartilhar com todos um pedacinho do planejamento que eu e minha esposa estamos fazendo a + ou - um ano e meio.

Como eu e minha esposa trabalhamos e eu estou terminando minha faculdade agora em Junho, quando começamos nosso planejamento optamos pela comodidade. Somos de Belo Horizonte, para aqueles que queiram futuras referências, optamos por Agência de Intercâmbio pela falta de tempo e disponibilidade de licenças no serviço. Aos interessados da região favor procurarem a Agência de Intercâmbio da ACTA Turismo (#one Intercâmbios) - (031)3244-5050. Procurem a Viviane, ela é uma pessoa muito simpática e fará de tudo para lhes atender bem. Ela nos ajudou bastante a escolher nosso destino e sempre esteve disponível para sanar nossas dúvidas e nos aquietar nossa ansiedade, que nessa altura do campeonato está muito grande.

Optamos por NY, pelo seguinte motivo, NY é NY, qual brasileiro que estuda inglês e que tem vontade de conhecer os US não tem vontade de conhecer NY que atire a primeira pedra! Eu e minha esposa temos quase 3 anos de casado, e devido a vários fatores financeiros nunca tivemos a oportunidade de fazer nenhum passeio grande desde o nosso casamento, nem mesmo em nossa lua-de-mel pudemos descansar e aproveitarmos juntos, devido a isso queriíamos estudar para melhorar nosso inglês, pois estou formando no meio do ano e preciso melhorar meu inglês para poder pleitar melhores oportunidades na empresa onde trabalho, mas o principal para nós é que esta viagem fosse inesquecível para nós.

Estamos fazendo inglês com professor particular a 4,5 anos, o que nos deu até agora uma base boa do inglês, sabemos que ainda temos muito a estudar e melhorar, mas acreditamos que pelo tempo e nível do nosso inglês hoje conseguiremos melhorar bastante durante as 5 semanas que iremos ficar lá.

Fazendo uma mensão ao post da nosso colega Flavia (reportagens-fresquinhas-sobre-intercamb ... 15211.html, o planejamento para a viagem não é fácil, e é bastante caro, coloco abaixo os valores gastos por nós somente para fazer o intercâmbio, lembrando que fizemos tudo por agência, até mesmo o visto procuramos despachante:

Visto de Estudante EUA:

R$ 38,00 taxa de agendamento (por família) somente parentes de primeiro grau ( pai/mãe/filhos)
R$ 180,00 taxa de serviços por pessoa ( o segundo membro familiar terá desconto de R$ 40,00)
R$ 252,00 taxa consular ( sujeita a alteração sem aviso prévio) (POR PESSOA)
R$ 200,00 passagem de avião de minas para o rio (por pessoa)
$200,00 preço do visto de estudante (por pessoa)

Total = R$1020,00 para retirar o visto de estudante

Lembrando que até aonde eu fui instruido pela minha agente de intercâmbio, você só pode entrar nos EUA para estudar se tiver este visto, ele é mais caro do que o de turista e validade é menor, mas fazer o que neh? Pelos comentários que ouvimos lá no consulado, os melhores lugares para retirar o visto é no RJ em em Fortaleza se eu não me engano, só sei que é na embaixada lá de cima do nordeste.

Quanto nossa experiência no consulado para aqueles que temem mto esta etapa da viagem, para nós a tensão não foi diferente da de ninguém eu acho, juntamos muitos documentos, ensaiamos um pouquinho qual seria o nosso discurso, pois no nosso caso como somos um casal não poderíamos divergir nosso discurso em nenhum momento. Mas começando pela nossa chegada, foi muito tranquilo, fizemos tudo visando não perderms hora pra nada, chegamos no consulado Às 7:30 com nossa entrevista marcada para às 10:30, mas na realidade fomos chamados às 9:30. Colheram nossas digitais, e depois fomos para a entrevista com a agente do consulado, ela foi muito simpática e educada o tempo todo, uma coisa que eu reparei é que ela não manteve mto contato visual conosco, nossa entrevista ficou dividida em 30% em português e 70% em Inglês. Ela fez perguntas do tipo: motivo da viagem, local dos EUA, quanto tempo de estadia, se agente trabalha aki no brasil, a quanto tempo a gente trabalha nestas empresas. Que eu me lembro foi só isso, ela não pediu pra olhar nem um documento nosso, e olha que nós levamos muitos.

Uma dica para quem ainda vai tirar o visto é o seguinte, seja claro, não fique nervoso, fale a verdade o tempo todo, o seu discurso tem que bater com o que foi informado por você no seu cadastro. Outra dica é o seguinte por motivos de segurança eu e minha esposa compramos as passagens (WEBJET) para o RIO com 4 meses de antecedência, mas quem deixou pra comprar de última hora comprou passagen de ida a R$9,99 e de volta a R$49,99, lembrando que se você deixar para comprar de última hra é um risco que você corre, mas, aos mais corajosos vale a pena tentar.

Para os moradores de Belo Horizonte e região que queiram retirar o visto via despachante, procurem a Christiane na UP Vistos, ela lhe dará a devida atenção e lhe instruirá da melhor maneira possível com tudo que você necessitar. (contatos no final do post)

O intercâmbio

Como disse antes optamos por fechar com uma agência de Intercâmbio para não corremos riscos, compramos nossas pasasgens em janeiro para podermos comprar a um valor mais em conta, e optamos por ficar em homestay para baratear a viagem e também pq conheço 3 colegas de serviço que foram antes de mim, e todos eles se hospedaram em homestay, e falaram que é bom pq o contato com o inglês é maior, os valores nessa etapa ficaram da seguinte forma:

Passagens:
Tarifa: US$ 1.160,00 por pessoa
Taxas de embarque: US$ 198,00 por pessoa
Total aproximado em reais: R$ 2.295,04 por pessoa

Intecâmbio:
Number One Viagens: R$252,00
Despesas Escola (Escola + HomeStay): R$5.418,00
Seguro de Viagem: R$385,20

Lembrando que esses valores podem variar de acordo com o perído do ano que você faza sua cotação, por causa do período do ano que você deseja fazer a viagem para lá, e principalmente por causa do $(dólar).

Ou seja se você acompanhou todo este post com uma calculadora na mão você vai ver que nós gastamos até agora R$8.350,24 sem nem termos saído ainda do Brasil, isto por pessoa, no nosso caso somos um casal. Nesse tempo que estamos fazendo este planejamento tivemos que sacrificar muitas coisas, mas no fim temos a certeza em Deus que tudo vai dar certoe que será além do que agente imagina. Aqueles que tiveram paciência e curiosidade para ler até aki, esperamos que tenhamos ajudado em alguma coisa, aos que já passaram por essa experiência, contamos com a ajuda de vocês em seus comentários, gostariamos de algumas Dicas de onde comer, como chegar fácil em outlet's, aonde ficam as melhores outlet's e aonde ficam os melhores lugares para fazer compras de forma que o dinheiro renda.

Abaixo segue algumas dicas que fomos recolhendo durante todo nosso planejamento:

Agência de Intercâmbio: http://www.actaturismo.com.br | http://www.numberoneviagens.com.br (Viviane Brigolini)
Despachante para o Visto: UP vistos - (031)3077-3479 - Christiane Oliveira
Guia para NY para Turistas: http://www.maosdevaca.com/2007/12/ndice ... os-de.html

Esse site de guia para NY é espetacular, não tem como viajar pra lá sem conhecê-lo, nós lemos todas as dicas do site e depois compramos o livro, que é um guia de bolso, que com certeza valherá muito a pena e será muito útil quando nós estivermos lá, aconselhamos a todos que forem para NY a comprá-lo, não é caro se você for ver o benefício que o mesmo lhe trará.

Bom agradeço a todos , e estou a disposição para qualquer ajuda que precisarem, no mais agora lhes contaremos mais quando nós estivermos lá, e voltarmos de lá...

INGLÊS PARA VIAGENS
A professora Marcela Miranda, mais conhecida como a Tia do Inglês, ensina nesta aula introdutória o vocabulário básico de inglês para viagens. Está se preparando para sua próxima viagem? A sua jornada começa aqui! ACESSAR AULA
1 resposta
Muito bom o post, estou começando a planejar a idéia de fazer intercambio, isso mesmo planejar a idéia, pensando em lugares, se realmente este é o momento para mim fazer um intercambio, tempo de duração etc.

Bom post, e espero que você possa voltar aqui e compartilhar com nosco parte de sua experiencia nos EUA