Inglês para deficiente auditivo

Meu nome é Tiago Braga, sou do Rio de Janeiro, moro no subúrbio carioca Bento Ribeiro. Sou Arquiteto de Sistemas pós-graduado em desenvolvimento de sistemas web.

Eu nasci com deficiência auditiva, perda parcial. Uso prótese nos dois ouvidos, e faço fono desde 5 anos de idade (tenho 27 anos), e falo perfeitamente, algumas vezes com língua presa (pronúncia com “s” às vezes não sai muito bem). E para eu entender uma conversa normal, eu teria que ler os lábios, que leio muito bem, e se alguém falar de costas pra mim, não entenderei nada, mesmo com um som altíssimo, a não ser que eu saiba o que vão falar.

Como a área em que trabalho atualmente tem muito contato com inglês (lendo e escrevendo), tenho bastante vocabulário. Mas não tenho boa gramática, nem tenho segurança para escrever e falar bem, muito menos escutar.

No último custo de inglês que fiz (há uns 6 anos), eles dão aula de inglês com ênfase na conversação, o professor fala inglês desde o primeiro dia de aula. Nos dois primeiros meses, a professora era muito legal, falava explicado que eu podia entender muito bem, apesar do meu vocabulário fraco na época, a segunda professora também, me ajudava de vez em quando, agora a última professora no básico III não conseguia entender de jeito nenhum, nem ela falando português eu conseguia entender, pois a forma como ela falava não conseguia entender.

E isso me desanimou, tentei falar com a coordenadora, e ela disse que não podia mudar de professora e tudo mais. Eles sabiam que eu tinha deficiência auditiva e antes de eu entrar no curso, eu perguntei se já tinha dado aula de inglês para alguém com o mesmo problema que eu, eles disseram que sim, que tinha experiência e tudo mais. To vendo que não tinha. Era só enganação só pra eu entrar no curso.

Então pessoal, gostaria de saber de vocês se já tiveram experiências com aluno com uma deficiência igual a mim, ou parecida. E como foi a experiência.

E também gostaria de saber se existe alguma escola (on-line ou presencial) que ajuda nesse tipo de deficiência. Ou algum material, artigo, qualquer referência que possa me ajudar. Ou realmente se não tem, se existem coisas na internet que pode ajudar mais o deficiente auditivo.

Agradeço muitíssimo pela atenção.

Mais Votada Mais Votada

Avatar do usuário Ancrispa 2555 8 57
Tiago
Primeiro gostaria de parabenizá-lo pelo seu esforço e determinação. Não conheço escola ou metodologia para te indicar, mas quero dar umas sugestões para você.
Como você mencionou que lê muito bem os lábios quando uma pessoa fala contigo, sugiro que assista aulas de inglês no youtube, repita os vídeos várias vezes. Comece com aulas de gramática, depois procure diálogos de situações quotidianas.
Eu gosto muito desta professora:
https://www.youtube.com/watch?v=Nd4MScADY94

Em relação a sua dificuldade de gramática, uma boa revisão será de grande valia. Vou te dar o meu exemplo: eu comecei a fazer uma revisão de gramática porque quando escrevo em inglês, cometo erros bem idiotas. Por conta disso, fiz um cronograma de estudos de gramática, no qual toda semana foco em um tópico, por exemplo: a semana do present perfect, a semana dos phrasal verbs, a semana dos verbos no presente do indicativo, a semana do passado simples, verbos regulares e irregulares...
Faça muitos exercícios para fixar o conteúdo aprendido. Quanto mais fizer, mais segurança terá para se expressar em inglês. Faça de acordo com a sua disponibilidade de tempo, sem cobranças exageradas.
Vá com calma e sempre confiante que tenho certeza que você conseguirá. E se tiver alguma dúvida pode enviá-la aqui no EE onde todos estão sempre dispostos a ajudar.

Boa sorte nos estudos e tudo de bom
Ana
MENSAGEM PATROCINADA Aprenda dicas sobre os tempos verbais em inglês! Baixe agora o seu Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um ótimo resumo para revisar todos os conceitos.

Clique aqui e saiba como baixar!
Avatar do usuário PPAULO 39205 6 32 684
Hope it helps.

http://www.sk.com.br/forum/display_mess ... _id=102057

Certainly others will comment on.