Inglês para Faculdade

Olá, pessoal. Se tudo der certo, estarei entrando na faculdade de medicina daqui há 3 meses e é ESSENCIAL saber inglês para facilitar o aprendizado no curso. Os melhores livros, artigos e até mesmo vídeos, estão tudo em inglês! Muita gente me fala isso. Eis então minha dúvida: Qual método vocês me recomendam para aprender inglês para leitura de artigos, etc? Investir em vocabulário ou em um curso como o do Mairo Vergara?
Meu objetivo de agora não é falar e nem entender o inglês oral. Quero apenas saber LER textos em inglês.

Meu conhecimento em inglês fica entre o básico e intermediário. Jogava muitos jogos online e o jogo era todo em inglês, os jogadores a maioria também eram. Aprendi muito só com o Google Tradutor da vida. Muuuito mais que na escola!
Porém, se eu abrir uma notícia, por exemplo, de um site internacional, consigo entender em torno de 40% das palavras que lá estão, tendo que recorrer ao tradutor/dicionário.

Penso em primeiro expandir meu vocabulário e só depois ir para um curso do Mairo Vergara da vida, que pelo que eu sei, é muito focado em entender o que estão falando e em falar também.
O que vocês acham que eu devo fazer? Com qual método eu conseguiria mais rápido chegar ao nível de ler textos/artigos e até mesmo livros em inglês?

Lembrando que só tenho 3 meses até começar à faculdade, mas agora estou de “férias” e posso me dedicar ao inglês todos os dias.

TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
5 respostas
Ordenar por: Data
  Resposta mais votada
4 35 574
Amigo,

A única 'metodologia' que eu acho ser viável para esses seus objetivos, é a inevitável imersão na leitura e também na criação de textos voltados ao campo acadêmico; de modo especial os artigos, livros e manuais correlacionados a sua área de interesse.
Sendo franco, com o nível de conhecimento da língua que você refere ter no momento, seja qual for o 'método' a utilizar, talvez não seja possível atingir em três meses, até o inicio da faculdade, níveis tão satisfatórios para um melhor aproveitamento das aulas. Será importante seguir os estudos da língua Inglesa concomitantemente com os estudos acadêmicos, e nessa mão, um curso específico de Inglês acadêmico (há diversos, remotos ou presenciais, inclusive na área das ciências médicas), é fortemente recomendado.

Blz.
AMPLIANDO O VOCABULÁRIO
Isa Mara Lando é uma referência entre os profissionais de tradução. Ela já traduziu mais de 100 livros, entre eles estão obras de autores aclamados, como: George Orwell, Salman Rushdie e Walter Isaacson (a biografia de Einstein). Nesta aula gratuita, Isa dá várias dicas de vocabulário. ACESSAR AULA
Obrigado pela resposta, amigo. Por coincidência, li hoje um artigo aqui do English Experts em que ele fala que há 4 objetivos diferentes quando se quer aprender uma língua: Leitura, Escrita, Compreensão e fala. Fiquei feliz, porque vi que é possível aprender uma área de cada vez e a que você tem interesse no momento.
No meu caso, para as minhas necessidades, meu objetivo é a leitura e depois a escrita.

O que vocês me aconselham para melhorar essa parte da leitura? Como proceder? Tem alguma dica, materiais, técnicas, etc?

Meu sonho é abrir um site em inglês e entender tudo sem ter que ficar parando pra traduzir! Kk
2 19
Como você já viu o curso do Mairo Vergara, eu considero o Anki de longe o melhor método, porém como uma ferramenta você terá de aprender a manusear ela e isso toma tempo. Como método algo que muito funcionou para mim foi aprender a manusear a ferramente e já a usando na prática, junto de muita imersão, imersão mesmo, 30 - 40 palavras fichadas por dia e começando sem entender nada do texto, apenas fazendo aferições por contexto. Me rendeu resultado, mas também sacrificou muitos dias da minha vida nisso

Se for por um caminho parecido com o meu, diria que usar a técnica pomodoro aliada a ela no momento de fichar palavras será de grande ajuda, pois na primeira semana tu vai, mas já na segundaul semana será pura disciplina

Espero ter contribuído
Poderia me falar o que seriam essas palavras fichadas? Seria abrir um texto, identificar palavras que eu não conheço, ver o significado delas e anotar em um caderno?
2 19
Sim, seria abrir um texto de medicina, e analisar oração por oração ou frase por frase, o que vier a calhar, quais são as palavras deconhecidas, escrever tais frases/orações em um papel e grifar a palavra a ser grifada, do outro lado do papel escrever o significado desta. As fotos abaixo são uma versão digital do método, o ANKI

Uma frase com somente uma palavra desconhecida (no ideal), mas o máximo que eu puder ver que se é possível trabalhar são três novas palavras, fazendo deste modo:
  • 1. - 5 cartões para a primeira palavra desconhecida - 5 frases diferentes com a mesma palavra e necessariamente o mesmo significado para a palavra (quando se deparar com o GET, vai perceber a necessidade disso).
    2. - 5 cartões para a segunda palavra desconhecida - idem num. 1
    3. - 5 cartões para a terceira palavra desconhecida - idem num. 1
Ou seja, a frase na qual você viu as três palavras desconhecidas usadas juntas terá somente uma das três escolhida para ser a palavra A SER FICHADA (revisada)

Imagem
Esse é o método antigo, mas é um exemplo de ter "duas palavras/termos a se fichar, mas tendo de escolher um para principal" (por favor, ignore a tradução em português é um card antigo e eu prefiro o modo como fiz o primeiro, o tempo me deu experiência)
Imagem