Inglês, por quê?

Jerry Dorien 4 48
Porque escolhi o Inglês?

Há alguns anos atrás eu vi alguns amigos aprendendo inglês com uma missionária Americana. Eu achei aquilo muito bonito, 3 pessoas conversando algo que eu não podia imaginar, e eu via a alegria que elas transmitiam uma com as outras. Eu fiquei muito curioso com aquilo. Depois de alguns dias eu comecei a reunir diversos livros de Inglês que havia em casa, e comecei a decorar uma porção de palavras até que depois de umas duas semanas eu já sabia mais de 200 palavras. Depois disso resolvi tentar formar frases, e até que consegui formar uma porção delas. Mas aquilo começou a me enjoar, e quando eu pegava os livros começava a doer a cabeça. Foi um desastre minha primeira queda. Então eu fiquei me perguntando "Inglês pra quê?", e comecei a relacionar várias respostas, e que até mesmo fiz pesquisas com amigos pra descobrir quais vantagens teria aprendendo Inglês. A resposta foi além do que eu esperava.
  1. A primeira coisa que as pessoas falam é que você é inteligente, porque domina outro idioma. (Isso eleva a auto-estima)
  2. Você consegue entender todas as placas, anúncios, etc, em inglês. (aquela famosa placa "push" você puxa e paga um mico)
  3. Assisti aqueles filmes legendados sem precisar ler.
  4. Ouvir e cantar musicas em inglês. (vocês lembram daquele Big Brother Brasil, da moça cantando "We are the world"?)
  5. Existe uma porção de formas ganhar a vida com o Inglês. (a maioria dos cargos de confiança da empresa é exigido inglês fluente no currículo)
  6. É um idioma universal. (A maioria dos manuais, sites, etc. Dispõe a versão em inglês. A maioria dos equipamentos tecnológicos dispõe de diversos recursos que o usuário deixa de aproveitar devido não saber ler os manuais em Inglês)
  7. Você vai a outro país e não precisa gastar com guias turísticos.
  8. Compreende o que as pessoas dizem a você. (deve ser um saco ser xingado e não entender, e depois ter que pagar)
  9. Grandes empreendedores trouxeram grandes idéias para Brasil. (grandes negócios de sucesso foram inspirados nos EUA)
  10. O mercado internacional oferece produtos por preços acessíveis. (muita gente paga por essa relação comercial por que não domina o idioma universal)
  11. Na informática as pessoas tem dificuldade de manejar os programas porque muitos estão em inglês.
  12. Aprende sobre determinadas áreas através de opiniões de outros países. (onde a tecnologia caminha de lá pra cá)
  13. Poder ajudar outras pessoas que também lutam para aprender esse idioma.
Essas são apenas algumas das principais razões porque as pessoas escolhem esse idioma.

A partir dai eu passei a ver o Inglês como uma necessidade. Então passei a gostar mais de estudar, e vou dar algumas dicas pra quem está começando.
  1. Entrei em um curso de inglês.
  2. Comprei um dos melhores dicionários "Oxford Escolar". Vem com um programa para PC, que é very good pra quem está começando.
  3. Passei a ler bastantes matérias em inglês.
  4. Ouço conversações pelo menos uma hora por dia.
  5. Participo do Fórum English Experts. (leio quase todos os tópicos, aliás confiram Dúvidas de Gramática, onde cada tópico é uma aula, onde é passado para você cada detalhe de como utilizar determinadas classes de palavras)
  6. Treino em chats onde as pessoas praticam inglês.
  7. Traduzo pelo menos um texto, musica, etc, ao dia.
  8. Assisto filmes primeiro em português com legenda inglês, depois inglês com legenda português, depois inglês com legenda inglês e por último inglês sem legenda.
  9. Decoro aquelas frases que as pessoas mais perguntam e mais respondem. (veja Aprendi essas 50 expressões e fiquei fera, tem 4 tópicos interligados que formam 200 frases que a maioria delas aprendi aqui no fórum).
  10. Relaciono frases de um determinado assunto e fico treinando. (expressões sobre: administração, informática, assuntos que envolvem o nosso dia a dia, tanto pessoal, psicológico, profissional, etc.).
  11. Decoro phrasal verbs, é muito bom conhecer muitos deles, por que eles sempre aparecem nas leituras.
Se seguir as dicas vai ficar fera rapidinho.

Abraços a todos.

INGLÊS PARA VIAGENS
A professora Marcela Miranda, mais conhecida como a Tia do Inglês, ensina nesta aula introdutória o vocabulário básico de inglês para viagens. Está se preparando para sua próxima viagem? A sua jornada começa aqui! ACESSAR AULA
5 respostas
Ordenar por: Data
Muito interessante o que o Jerry falou!

Eu presencio essa necessidade todos os dias na empresa que trabalho.

Um exemplo: aqui na empresa já vi um grande número de profissionais bem graduados serem descartados em entrevistas por não possuírem o domínio do inglês, e, perdendo tal vaga para uma "simples" pessoa com inglês fluente, mesmo não tendo qualquer experiência profissional. É meio complicado de entender, mas é verdade!

Outro caso que observo são algumas pessoas com bastante tempo de casa reclamando que nunca são promovidas mesmo sendo esforçadas e responsáveis. A resposta para este questionamento é o simples fato de que as grandes oportunidades e cargos (hoje em dia) com melhores salários dependem muito do uso do inglês!

Em vez de eu ficar reclamando do inglês, como aqueles sujeitos da empresa que citei acima, estou é tratando de conhece-lo melhor!
  • Todos os dias, ates de começar a trabalhar, abro meu e-mail onde lá estão as dicas do "English Experts" e "Inglês na Ponta da Língua" e, quando termino, já fico ansioso para saber qual será as dicas do dia seguinte.
  • Também procuro ler textos e ouvir diálogos, músicas, etc. Como exemplo os sites: English Listening Lesson Library Online e BBC, entre outros que você vai conhecendo se realmente estiver interessado
  • E por último, caso queira mesmo ser fluente, NÃO TENHA VERGONHA DE FALAR ou PERGUNTAR!
"Pena que meu cachorro não fala. Acredito que ele já aprendeu bastante coisa por conta de nossas conversas onde só eu falo e ele escuta." Obs: faço isso apenas quando não tem ninguém pra conversar comigo. Rs

VOCÊ PODE!
Jerry,

Amei tudo o que você falou!

Com certeza vou utilizar muitas das suas dicas. Tudo o que você disse me motivou bastante!

Valeu mesmo!
Hi there, guys!

Muito bons exemplos, Jerry e Gabriel.

Vou citar os meus agora:
  1. Ouço muito, mas muito podcasts, procuro os que não puxam muito o R (afinal já vivo em terras de caipiras, mais isso é suicídio! Opto pelos que tem velocidade moderada (porém também ouço conversas rápidas)
  2. Assisto palestras Open Courses, lembrando que há professores com sotaque indiano (particularmente, não gosto), além de aprender uma nova língua aprendo matérias de universidades
  3. Filmes/Seriados (The Big Bang Theory é desafiador! :P Experimentem!) com áudio SEMPRE EM INGLÊS, primeiro com legenda inglês e depois sem (1º tento deduzir (muito importante), 2º anoto palavras e/ou frases desconhecidas)
  4. Músicas, é imprescindível! Levanta o auto-estima e quebra o rotina. (recomendação: Banda Europe - Hard Rock, a voz de Joey Tempest soa clara e limpa, além de versões acústicas em estúdio de qualquer artista,vale também!)
  5. Transcrevo textos no papel (bom pra acostumar com o idioma) de livros/matérias interessantes (Interesting Thing of the Day)
  6. Exercito o Output (speaking) gravando minha própria voz, no começo é engraçado ouvir sua voz em inglês, mas é falta de costume, e depois fica até empolgante. É bom comparar com uma voz nativa ou mesmo de um colega que esteja estudando junto, se torna divertido);
  7. Pensar em inglês. Estou tentando :mrgreen:
Taí, espero ter ajudado um pouco.
Afinal, compartilhar o que se sabe é sempre gratificante!

See you!
Realmente bastante motivador. Bem eu faço o seguinte:
  1. Ouço durante todo horário de trabalho Fox News/rádio.
  2. CD do curso também e nada de perder tempo se vou na rua, fone nas orelhas.
  3. Procuro ler por semana de duas matérias da revista Newsweek. Mas leio de duas ou 3 vezes a mesma matéria:
    1. Para entender e destacar as palavras estranhas e que se repetem, alem de buscar os phrasal verbs.
    2. Faço a tradução das palavras em destaque usando um dicionário inglês-inglês (Oxford Advanced Learners).
    3. Leio agora o texto com as traduções.
  4. Tenho um cronograma de estudo por semana, e sei o que devo estudar a cada dia da semana. Ex:
    • na segunda: speaking + vocabulary
    • terça: reading, e writing.
    Exemplo de estudar o speaking sozinho: pego um assunto para discutir da propria Newsweek, ou do módulo do curso e começo a discutir sozinho, tipo dar pontos positivos e negativo. Agora não é só falar, tem que viver aquela situação como real mesmo, como tivesse discutindo com outra pessoa, ou seja, dar uma de autor.
  5. Filmes assisto primeiro inglês sem legenda e depois discuto sozinho o que entendi e faco uma anotações; depois assisto em inglês e com legenda, para ver o quando deduzir e conseguir entender o filme sem legenda. Bem, não assisto mais filmes em português em nenhuma situação, as traduções da legenda para português eu nunca confio 100% prefiro ver a palavra em inglês e ir a um bom dicionario e saber o significado real e dai tirar minhas conclusões com base na cena e definição do dicionario.
Bem na empresa onde trabalho (multinacional) inglês é primeira língua, aqui no minimo inglês intermediário para conseguir qualquer vaga. Claro que há pessoas sem inglês aqui, mas é muito pouco acho que não chega nem a 5%. Por que tudo aqui eh inglês, os slogans da empresa, as placas de sinalizações dentro da compania, os treinamentos. E a conversa no chat com os co-workers dos EUA, Índia etc.

Alem disso aprender um novo idioma aumenta a questão cultural. :)
Jerry Dorien 4 48
Hi pessoal,

Obrigado por compartilharem suas experiências, é incrível como aprendemos com isso, eu nunca me imaginei ouvindo minha própria voz em um aparelho de som, achei uma idéia fantastica e agora vou começar a conhecer minhas falhas vocais e também corrigi-las.

God bless you.

Abraços a todos.