Intercâmbio na Inglaterra ou Irlanda?

Lucas, obrigado mais uma vez.

Pessoal, deixo alguns links de blogs e sites que venho lendo de pessoas que estiveram ou estão na Irlanda. Ajuda demais, abre a mente pra muita coisa, tem muita informação boa aqui:

http://www.e-dublin.com.br/
http://irishexp.blogspot.com
http://www.vidanairlanda.com/
http://www.dossieirlanda.com

Espero que ajude!

Abraço a todos
MENSAGEM PATROCINADA Para aprender mais sobre os Tempos Verbais baixe agora o: Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola.

Clique aqui e saiba como baixar!
Avatar do usuário andreia_brasil 55 1 1
comecei a ficar na duvida tambem de Irlanda x Inglaterra.
Será que vale a pena Inglaterra, considerando a diferença do euro x libra ? Porque se for diferença pouca, dá pra encarar nao é? Pegando uma cidade perto de Londres..
pedi pra agencia de intercambio fazer uma cotação pra inglaterra... quem sabe neh.
Pessoal, estou indo pra Irlanda em 2 meses.
Há vários blogs de brasileiros que vivem ou já viveram lá, e neles há muitas informações válidas e outras a pesquisar.
(ex. E-Dublin, Vida na Irlanda, etc.. pesquisem no google que vcs vão encontrar muitos!)

O que já percebi, após ler muita coisa sobre Dublin principalmente, é que a capital está CHEIA de brasileiros. Algumas escolas tem mais brasileiros do que estrangeiros de todas as outras nacionalidades juntos.

Sugiro que antes de fechar com uma agência de intercâmbio, façam orçamentos em 3 ou 4 agências, peçam nomes das escolas e pesquisem nestes blogs e nos próprios sites pra pesquisar informações em geral.
O fato de ter muita gente daqui pode ser bom por nos deixar mais confortáveis, porém atrapalha muito no aprendizado pois é muito mais fácil falar em português do que se forçar a falar inglês pra aprender de verdade.. e muitos cometem esse erro lá, o que não permite que aprendam tanto.
Geralmente as escolas mais baratas são utilizadas só pra vc conseguir o visto, pois o ensino não será tão bom.

Na verdade estou indo pra lá pois é o único intercãmbio que posso pagar e poderei ficar um tempo considerável (comprei esse curso de 6 meses e tirarei o visto para trabalho lá, tendo direito a ficar mais 6 meses = 1 ano).
Estou indo por conta, sem agência e por enquanto está dando tudo certo!rs. Se tiver algum problema, volto aqui pra avisá-los.

Sobre ter o que fazer, pelo o que tenho pesquisado, Dublin é cheia de parques, pubs e baladas, além de ter também zoológico, museu e vários lugares pra visitar na cidade e em várias outras cidades da região e no país. As escolas de inglês normalmente marcam excursões diversas para cidades turísticas e algumas até para outros países na Europa, já que passagens aéreas por lá são bem em conta!

É isso.. com certeza um intercãmbio é uma oportunidade onde há sim muito o que aprender, mas sempre haverão os prós e os contras, e dependerá é claro, do esforço e objetivo de cada um!

Se alguém quiser Irlanda, porém não quer ver brasileiros, sugiro que busque por Cork ou Galway, que são as outras cidades mais conhecidas e que possuem também cursos de inglês para estrangeiros certificados pelo governo (outra informação que também se deve pesquisar!).

É isso.. boa sorte!
Thais bem vinda ao EE =)

percebi que vc está bem informada, está pesquisando isso eh otimo!
Bom desde meu topico (maio) ate hj eu tb estou pesquisando bastante, acompanho blogs, grupos e o orkut. Eu gostaria mto de ir para Cork justamente pelo motivo que vc citou, Dublin tem muitos estrangeiros. nao que isso seja um big problema, mas a cidade, que jah nao é tao grande (comparando com as cidades aqui), tah mto abarrotada de gente. Problema de emprego está em qq lugar.

Soh tome cuidado com isso de ir sozinha sem ser por agencia, veja, essa semana uma escola de lá fechou. Acho que vc tb leu, a Abbey. Imagine as pessoas que pagaram direto com a escola, o que vao fazer? provavelmente terao que recorrer ao governo da Irlanda. Agora quem tem agencia ficará mais facil, eles irao ter de remanejar a galera.
andreia_brasil escreveu:comecei a ficar na duvida tambem de Irlanda x Inglaterra.
Será que vale a pena Inglaterra, considerando a diferença do euro x libra ? Porque se for diferença pouca, dá pra encarar nao é? Pegando uma cidade perto de Londres..
pedi pra agencia de intercambio fazer uma cotação pra inglaterra... quem sabe neh.

O custo de vida em Londres é cerca de 200 euros maior que em Dublin (mensal). Outra coisa que se deve levar em consideração é se você pretende trabalhar. Além do salário da Irlanda ser maior é permitido trabalhar 20h e 40h semanais. E como a cidade é bem menor e tranquila que Londres, dá fazer muita coisa andando ou de bike.
Tarini, eu acabei optando por Cork (Irlanda). Já que emprego está dificil em qualquer lugar, lá pelo menos é uma cidade mais tranquila e com menos estrangeiros
Voltei há menos de 2 semanas do meu intercâmbio na Irlanda.
Valeu muito a pena. Eu estudei na Abbey, mas meu curso já havia terminado em Maio, então só o problema mesmo do certificado que tinha deixado para pegar depois e não consegui.

Conselho sobre as escolas é: verifique se faz parte do FETAC. Assim terá garantias, como a Abbey tinha e os alunos foram remanejados para outras escolas (com ou sem agência, não importa).

Trabalho: está bem difícil, realmente. Conheci muita gente que voltou por falta de grana. Mas não é impossível. Eu, inclusive, trabalhei na minha área lá (TI). Neste caso, se você for da área de TI e tiver um passaporte europeu (visto de trabalho está quase impossível de conseguir) você acabará ficando por lá, já que a cidade tem carência nesta área e é o Vale do Silício na Europa (todas as empresas grandes têm seus escritórios europeus em Dublin).

Brasileiros: tem mais brasileiro em Londres do que em Dublin, mas é muito mais mesmo. Só que em Dublin é mais percebido pq todo mundo acaba frequentando a mesma área. Procura em Londres a Bayswater. Já até apelidaram de Brasilwater. hehehe Estive lá recentemente e foi como se eu estivesse no Brasil.

Se a vontade é a Inglaterra e não tem grana para ficar lá muito tempo, você pode ir para Dublin e depois ir para a Inglaterra quando tiver juntado uma grana lá. Seu visto lhe garante ficar 3 meses em qualquer país europeu. Claro, quando estiver no aeroporto já mostra seu GNIB (sua "identidade" irlandesa de imigrante).

Eu escolhi Dublin porque acho o povo irlandês mais acolhedor.
rodrigoqt escreveu:Voltei há menos de 2 semanas do meu intercâmbio na Irlanda.
Valeu muito a pena. Eu estudei na Abbey, mas meu curso já havia terminado em Maio, então só o problema mesmo do certificado que tinha deixado para pegar depois e não consegui.

Conselho sobre as escolas é: verifique se faz parte do FETAC. Assim terá garantias, como a Abbey tinha e os alunos foram remanejados para outras escolas (com ou sem agência, não importa).

Trabalho: está bem difícil, realmente. Conheci muita gente que voltou por falta de grana. Mas não é impossível. Eu, inclusive, trabalhei na minha área lá (TI). Neste caso, se você for da área de TI e tiver um passaporte europeu (visto de trabalho está quase impossível de conseguir) você acabará ficando por lá, já que a cidade tem carência nesta área e é o Vale do Silício na Europa (todas as empresas grandes têm seus escritórios europeus em Dublin).

Brasileiros: tem mais brasileiro em Londres do que em Dublin, mas é muito mais mesmo. Só que em Dublin é mais percebido pq todo mundo acaba frequentando a mesma área. Procura em Londres a Bayswater. Já até apelidaram de Brasilwater. hehehe Estive lá recentemente e foi como se eu estivesse no Brasil.

Se a vontade é a Inglaterra e não tem grana para ficar lá muito tempo, você pode ir para Dublin e depois ir para a Inglaterra quando tiver juntado uma grana lá. Seu visto lhe garante ficar 3 meses em qualquer país europeu. Claro, quando estiver no aeroporto já mostra seu GNIB (sua "identidade" irlandesa de imigrante).

Eu escolhi Dublin porque acho o povo irlandês mais acolhedor.

Ola rodrigoqt
Também sou da area de TI e estou planejando um intercambio para irlanda no inicio de 2012.
Com o que você trabalhou lá? Foi dificil e demorou para conseguir?

abraço
Thiago, acho que depende da sua experiencia. Eu nao estou em Dublin e na cidade que estou vejo vagas para quem tem experiencia em Java e C#

Nao entendi pq o Rodrigo disse que está impossivel pegar permissao de trabalho, pelo menos o que eu vejo da maioria eh permissao de trabalhar meio-periodo pra quem faz curso de 1 ano (6 meses estudo + 6 meses férias).

TI tb é a minha área mas ainda nao comecei a procurar emprego aqui.
MENSAGEM PATROCINADA Leia o e-book Aprendendo Idiomas por Conta Própria e conheça as técnicas utilizadas pelos Experts para aprender idiomas. Com ele você vai aprender a aprender inglês!

Baixar uma Amostra Grátis!
andreia_brasil escreveu:Thiago, acho que depende da sua experiencia. Eu nao estou em Dublin e na cidade que estou vejo vagas para quem tem experiencia em Java e C#

Nao entendi pq o Rodrigo disse que está impossivel pegar permissao de trabalho, pelo menos o que eu vejo da maioria eh permissao de trabalhar meio-periodo pra quem faz curso de 1 ano (6 meses estudo + 6 meses férias).

TI tb é a minha área mas ainda nao comecei a procurar emprego aqui.

Oi Andreia, o que está achanda da cidade?
Muitos brasileiros?
Esta aí a quanto tempo?

Para conseguir o visto de estudante de 1 ano, é necessário pagar a vista todo o curso antes de
solicitá-lo?