Intercâmbio no Canadá: Planejamento

Tenho 16 anos e estou juntando uma graninha para fazer um intercâmbio no Canadá. Tenho várias dúvidas sobre intercâmbio.
  1. Estou pensando em ir pela CI (Central de Intercâmbio) fazer um curso de inglês de 1 mês, mas vocês acham que este curso irá me trazer muitos benefícios (1 mês com 20 aulas por semana)?
  2. Nesse tipo de curso, geralmente o aluno ficará na casa de famílias selecionadas, mas e os gastos com outras coisas?
  3. Quanto vocês acham que eu gastaria no Canadá fora o que irei pagar para a Central de Intercâmbio?
  4. Uma professora comentou comigo sobre fazer algum ano do ensino médio no Canadá também. Mas com 16 anos, eu poderia trabalhar no Canadá?
Pois o que eu gostaria é de trabalhar e ir pagando os meus estudos lá (se eu fosse para fazer um ano inteiro).

Conto com a ajuda de vocês.

Obrigado.
Lond'San

TESTE DE VOCABULÁRIO
Faça um teste e descubra como está seus conhecimentos de vocabulário de inglês em 5 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
25 respostas
Ordenar por: Data
Não sei se eu vou conseguir te ajudar tanto, mas vou tentar. Eu embarco no dia 15/11 para Toronto no Canadá, vou estudar na ILAC, fechei um pacote (também com a CI) de 4 semanas com 30h semanais, e acomodação em casa de família com pensão completa.

Já colhi diversar informações, assim consegui achar um destino, pq até então estava em dúvida. Conversei com muita gente que me disse que pelo nível de inglês, básico, que tenho, e com esse período de aulas intensivas é possível sim que eu volte com um inglês mais fluente, mas sei que não vou aprender tudo.

Quanto ao dinheiro, dependendo do tempo que vai ficar e em que época que vaí, é bom ir pesquisando em sites e comunidades sobre o assunto. Eu por exemplo vou no Outono e volto quase que no Inverno, então terei gastos maiores com roupas de frio. Em compensação irei economizar em alguns passeios, já que nesta época está quase tudo voltado para o Esqui.

Eu optei por acomodação em casa de família para "conviver" mais tempo com o inglês, já que é a minha 1º viagem de intercâmbio. Optei por pensão completa (café, almoço e jantar) mas não sei se é vantagem (ainda!) já que fui informada que ela eles substituem o almoço pelo jantar, ou seja, lá a refeição "oficial" é o jantar. No almoço geralmente se come um lanche.

Bom, essas são algumas informações que tenho antes de ir. Depois que voltar estarei mais apta a falar, mas espero ter conseguido esclarecer pelo menos algumas de suas dúvidas.

Gleyce
Também tenho dúvidas. Pretendo estudar Inglês no Canadá, a agência que estou cotando passou 2 opções da qual restam muitas dúvidas ainda, preciso de algumas dicas.

1° 3 meses é o suficiente para aprender inglês? A agência que estou cotando, diz que posso estudar 3 e trabalhar mais 3 meses, devido as regras do Canadá, ou você só trabalha ou só estuda, só que estou achando muito caro o investimento $$$$$$ que saiu por 17 mil reais, só que na verdade só vou estudar 3 meses e trabalhar 3 meses. O que vocês acham? A agência diz que no trabalho vou praticar o que aprendi no curso, porém 3 meses não é o suficiente para aprender ao menos para me virar aqui no Brasil?

Abs. Neia
E ai Gleyce?

Como foi a viagem? Valeu a pena? Estou indo para Toronto em julho estudar na ILAc tbm e gostaria de mais informações sobre a escola. Será que vc pode me ajudar?

Obrigada!
Estou começando a pesquisar agora sobre o ir para o Canadá e não sei ao certo por onde começar a pesquisar. Alguém sabe se posso ir para o Canadá somente pra trabalhar?
Já estudei na ILAC por 1 mês, fica em Toronto, muito pouco tempo para aprender Inglês. Meu nível é intermediário, quando chega na 3ª semana é que você fica mais confiante para falar, poi sou tímida. Minha sala tinha gente de todo lugar do mundo, mas mesmo assim esta escola têm muitos brasileiros, você termina ficando amigo deles, o meu caso. Conselho, fique longe deles kkk. A escola em Vancouver tem muito menos brasileiros.

Fiquei em casa de família (U$ 800/mês). Existem passeios todos os dias se quiser, junto com os monitores da escola. Ah, foi muito legal, lamentei que foi pouco tempo, pois fui mais por conta do meu trabalho.

Neia, 3 meses é pouquíssimo tempo para aprender.

Abraços, Ester
INGLÊS PARA VIAGENS
A professora Marcela Miranda, mais conhecida como a Tia do Inglês, ensina nesta aula introdutória o vocabulário básico de inglês para viagens. Está se preparando para sua próxima viagem? A sua jornada começa aqui! ACESSAR AULA
Depois de muito tempo volto aqui pra contar a vocês como foi minha experiência.

1º AMEI a cidade de Toronto!
2º AMEI a ILAC!
3º DETESTEI a Homestay!

Então...fui a Toronto em Novembro/08 e amei cada segundo que passei naquele lugar. A cidade é maravilhosa...você anda de cabo a rabo de metro (Metropass) e não gasta quase nada...pagava CAD$32 por semana e rodava tudo (e olha que me perdi muitoooooo!). A cidade é linda, as ruas limpas, as pessoas são grossas (mas cada um com seu cada-um), tudo parece funcionar!

A escola...ai como sinto saudade de tudo, todos são ótimos, fui muito bem tratada e recebida...tive a oportunidade de cair numa sala onde só tinham Asiáticos (Coreanos, Japoneses e Chineses) e um infeliz de Israel (sem comentários...rs)...deu pra aprender sim e muito! É lógico que não falo muiiiitttooo bem e ainda me enrolo com as expressões, mas ouço muito bem e me viro bem aqui no Brasil (Consegui meu BOM emprego depois do intercâmbio!). Além de tudo a escola oferece vários passeios semanais...fui patinar no gelo, fui a vários Museus, fui a CN Tower (perfeita!) e fiquei 3 dias pela costa Francesa do CAnadá (paguei CAN$350 por 3 dias em hotéis de primeira classe!)
Só tenho o que agradecer a ILAC e a todos!

A Homestay...odiei! Calma gente...foi a minha experiência...Assim que cheguei lá, descobri que além de mim tinham mais 9 estudantes...isso mesmo 9! Mexicanos, Chineses (o povo porco!), um Turco, uma Russa e uma Japonesa...além dos 3 filhos do casal que tinham 24, 22 e 18 anos. Eles não fizeram a minima questão de me fazer sentir bem...era eu por eu mesma! Paguei por quarto individual e tive q dividir quarto com a russa por 1 semana e alguns dias (achei um absurdo!)...tinha que pagar $20 para usar a Wireless dentro de casa, pagar pelo papel higiênico (JURO!) e se quisesse lavar roupas, tinha que comprar 5Kg de sabão em pó. O pior de tudo foi a comida...eu paguei pensão completa...e não tive! Ela só fazia janta...e se quiséssemos almoço a gente tinha que fazer uma marmita com as sobras da janta, se sobrasse. Café da manhã? Se eu fosse a cozinha e pegasse algo pra comer, estava ok, senão ficava com fome! Não reclamei com a escola pq queria muito me divertir e não tava a fim de estresses, afinal tinha estudante lá há 1 ano e não reclamava, quem era eu! Mas deveria ter reclamado...conheci mas 2 brasileiros que ficaram na casa depois de mim e pediram pra trocar!

Ufa...depois de todo meu desabafo...só tenho a dizer que FUI, AMEI e VOLTO em 2011 pra ficar mais um mês!

Qualquer dúvida podem me perguntar aqui.

Bjão galera!
Flavia.lm 1 10 100
Olá Gleyce,

Nunca fiz intercâmbio, mas já ouvi umas historinhas em relação às homestays... Na verdade isso é um "mercado", forma fácil de se ganhar dinheiro, por isso eles enchem a casa de gente que vai encher o bolso deles. Lógico, há muitas exceções, mas já ouvi relatos semelhantes ao seu. Conheço gente que teve que fazer faxina no quarto pois não era possível dormir lá. Teve tb uma moça (hétero) que foi parar na casa de um casal... De lésbicas... :shock:
O segredo é: chegou, não gostou, não fique. Você tem todo direito de trocar.

Alguém já comentou que a questão da internet tem que perguntar mesmo, antes de ir, se a casa disponibiliza ou não, e se cobra à parte. É mais uma maneira que encontraram de arrancar mais uma graninha...

Com certeza esse tópico vai ser válido pros próximos colegas que o lerem e estiverem se programando para um intercâmbio.

De qualquer forma, parabéns pela experiência e tomara que 2010 passe rapidinho pra você voltar pra lá e curtir bastante (numa homestay bem melhor, of course!)
Em Junho é minha vez, vou passar um mês em Toronto também, pela ILAC *.*

Ainda faltam dias, mas já falo com a coordenadoras e elas tem me orientado, me acalmado e tirado TODAS minhas dúvidas.
A consultora disse exatamente o que falaram aqui, qualquer problema comunique a ILAC; até mesmo porque esse é um diferencial da escola, nem todas se responsabilizam pela Homestay. Eu terei uma coordenadora que fala português caso tenha qualquer dificuldade.

Espero não pegar asiáticos. Estou muito ansiosa, espero trazer boas noticias. Pena que será só um mês também :(

Quem sabe um dia terei tempo e dinheiro pra passar pelo menos um semestre. \o/
Quando estive em Toronto, ouvi muitas pessoas reclamando da homestay. Conheci um casal brasileiro que estava na casa de uma indiana que só fazia o café da manhã e mesmo assim era péssimo. Quando eles resolveram fazer a comida, encontraram tudo mofado na geladeira! Escolhi ficar no hostel e tive a sorte de dividir o quarto com 2 meninas ótimas.

Xoxo
Vi que vocês já foram e voltaram do canada, o que me dizem de Toronto? Estou querendo ir pra la ou Calgary ou Vancouver, em julho do ano que vem (2011), então preciso da ajuda aí é certeza que vou, so preciso saber uma cidade legal e bacana de se ficar 1 mes, mais vou não como intercâmbio, vou por que quero conhecer a cidade e quando terminar minha faculdade ir pra morar de vez, vlw galera!
INGLÊS PARA VIAGENS
A professora Marcela Miranda, mais conhecida como a Tia do Inglês, ensina nesta aula introdutória o vocabulário básico de inglês para viagens. Está se preparando para sua próxima viagem? A sua jornada começa aqui! ACESSAR AULA
Galera este post do EE tem ficado famoso! Minha caixa de emails fica abarrotada todos os dias, e nem sempre dou conta de responder todos!
Mas não apago email nenhum gente! Eu os separo em uma pasta e vou respondendo quando sobra tempo!

E respondendo a sua pergunta Victor.

Eu fui a Toronto e amei! Fui por se tratar de uma metrópole, que combina mais comigo e meu estilo de vida!
Mas conheci gente que passeou por Vancouver e Calgary! Todos elogiaram muito! Porém, Vancouver é uma cidade mais "natureza", claro que tem todos os atrativos e lojas, mais tem paisagens naturais que não se encontra em Toronto. Também conheci a parte francesa: Quebec, Ottawa e Montral..se gosta de cidades históricas e curte francês, vá pra lá!

Fui a Toronto pq queria ir a NY - 6horas de carro. Mas sei que de Vancouver dá pra ir pra Seatlle!

Conheci muitas (muitas mesmo) pessoas que moram lá! E te digo, nenhum deles conseguiu emprego na área de formação! Não que seja impossível, mas a quantidade de pontos que precisa acumular pra tirar a permanência definivs e, a partir daí viver como um cidadão canadense, é um pouco complicado!
Todos que EU conheci são Free-Lancers, ou trabalham em pequenos comércios!

Minha melhor amiga está tentando morar lá de vez. Como trabalha numa multinacional, vai tentar transferência para uma filial bem menor que a do Brasil. Mas ainda sim, vai ter que esperar acumular tais pontos para adquirir a permanência e poder exercer sua profissão de formação!

Espero ter te ajudado! Bjão
Qual é o preço? Como eu faço pra da entrada num curso desse tipo? Quem eu procuro? Como fica a questão do meu tempo de estadia lá?
Flavia.lm 1 10 100
Claudemir

Infelizmente o fórum não é o melhor lugar para te orientar qto ao preço de um intercâmbio. Eu nunca estudei fora, mas escuto boas referências das agências Central de Intercâmbio - CI, Experimento, STB e EF Language Travel (pelo menos são as mais famosas). Recomendo visita-las, consultar tudo o que precisa (o custo é apenas um dos pontos), e então explorar os tópicos dos colegas que já tiveram experiência internacional para servir de parâmetro das dúvidas que você possa vir a ter.
Pra ter uma base, eu olhei o STB e daí tive mais ou menos uma noção minima de quanto e do que eu vou precisar.

Valeu!
Quero fazer um intercâmbio de 1 mês e tenho pesquisado muito aqui e obtido dicas valiosas! Mas tem uma coisa que ainda tá me torturando: só tenho as férias do meu trabalho para realizar o intercâmbio e meu inglês é bem básico, eu sei que o meu nível de aprendizado depende só de mim mas fico com medo de sair do país e em vez de aprender bastante terminar somente fazendo uma viagem bacana, entendem?

Procurei duas agências e vi bons preços para cursos de 4 ou mais meses, mas para isso eu teria de deixar meu trabalho.

O que vocês acham, o curso de 1 mês realmente ajuda, compensa? É loucura sair do trabalho para fazer 6 meses de intercâmbio? Seria mais difícil tirar o visto sem vinculo empregatício?

Help me, please! I only have one shot.
INGLÊS PARA VIAGENS
A professora Marcela Miranda, mais conhecida como a Tia do Inglês, ensina nesta aula introdutória o vocabulário básico de inglês para viagens. Está se preparando para sua próxima viagem? A sua jornada começa aqui! ACESSAR AULA
Tamos no mesmo barco irmão. Eu quero fazer esta viajem de intercâmbio só daquí a dois anos. Até lá eu vou melhorar o meu inglês e tirar documentos pra isso. Se no seu caso, você consegue se comunicar pelos menos mal, acho que não tem problema. Um mês de intercâmbio dá pra aprender bastante coisa na minha opinião.
Acabei de voltar do Canadá. Fiquei 1 mês em Vancouver. Antes fiz inglês por 1 ano e 6 meses, não tenho o inglês bom mas consegui me virar bem em Vancouver. Na primeira semana você fica meio perdido mas depois você vai melhorando.

No meu ponto de vista com 3 meses você consegue se comunicar de forma mais tranquila, enroscando menos nas palavras. Se eu ficasse uns 3 meses voltaria conseguindo conversar com um pouco mais de vocabulário isso porque me considero uma pessoa dedidaca que estudaria muito e não falaria português com ninguém.

Infelizmente, agora isso não é possível, então vou estudar aqui, focar na conversação e continuar de forma autodidata estudando gramática.

Espero ter ajudado, qualquer coisa é só perguntar!

Heloisa
Pretendo fazer um intercâmbio para ter mais chance de concorrer nos processo de trainee e iniciar minha carreira profissional. Queria fazer um em que eu pudesse estudar e trabalhar por um tempo. Alguém sabe de alguma empresa que proporcione intercâmbio desse tipo para pessoas que não tem fluência na língua?
Aguardo resposta. Grande abraço?
Na CI existem programas onde você estuda e trabalha. Existem outras agências de intercâmbio que oferecem programas similares.

Espero ter ajudado!
Oi helosilvareis!

Obrigado pela dica. Deixa eu te perguntar mais uma coisa: Você sabe se para ficar os 3 meses lá eu teria de comprovar vínculos aqui no Brasil mesmo com visto só de estudante? É q no meu caso só conseguiria ficar 3 meses caso saísse do trabalho, isso não dificultaria na hora de tirar o visto?

Obrigado pela atenção,

Abraço!
INGLÊS PARA VIAGENS
A professora Marcela Miranda, mais conhecida como a Tia do Inglês, ensina nesta aula introdutória o vocabulário básico de inglês para viagens. Está se preparando para sua próxima viagem? A sua jornada começa aqui! ACESSAR AULA
Eu gostaria também de viajar para o Canada para estudar. Porém, quero também fazer estágio. Gostaria de saber quanto custaria se eu sair do meu emprego e estar fazendo estagio para viajar?

I´d like to travel abroad from Canada. But I will need to stop of to work. Can You help me with this?
Gleyce, tenho uma amiga que fez intercâmbio no Canadá só que em Vancouver, até aconselho, já que é menor e menos populosa que Toronto é tudo mais fácil, até mesmo o homestay, é bem menos lotado!! haha, pra falar a verdade não é lotado, vc paga e é (paga por um quarto individual e é)! Estou trabalhando pra fazer um intercâmbio de 5 meses lá, é 20.000,00 3 refeições diárias, 20h semanais... Vale a pena? Ah, farei pela Cultura Global, conhece?
Pessoal que vai pro intercâmbio,

Fui pro Canadá já em Vancouver e fiquei em homestay alguns meses. Não recomendo pegar pensão completa de modo algum! Em geral você vai querer fazer atividades depois da aula e terá que voltar pra casa pro jantar, almoço, etc, sendo que você poderia gastar o tempo explorando a cidade. Outra coisa é que as homestays geralmente não ligam muito pro tipo de comida que dão pra você não, é mais pra cumprir o contrato do que qualquer coisa. Uma amiga minha lá tinha pão de forma com banana pra comer todo dia do almoço. Sugiro então que você faça suas refeições por conta própria, mesmo porque tem muita coisa gostosa pra experimentar por lá.

Sobre o curso de inglês, aproveite tudo que eles oferecem. Em geral eles têm uma ótima estrutura pros alunos, com atividades extras e também atividades culturais, tudo vale pra treinar o inglês. No começo enrosca um pouco, mas vi árabes e japoneses que chegaram lá com nível 0 de Inglês e ficaram fluentes. Então é só ter força de vontade!
Flavia Cagnin escreveu:Pessoal que vai pro intercâmbio,
(...)No começo enrosca um pouco, mas vi árabes e japoneses que chegaram lá com nível 0 de Inglês e ficaram fluentes. Então é só ter força de vontade!
Flavia, esses árabes e japoneses ficaram quanto tempo? Minha ideia é ficar de 1 a 4 meses em Vancouver ou Toronto. Mas o problema é a grana né =/

Dá pra trabalhar lá? Tem que tirar um visto especial pra isso?? Quanto pagam semanalmente por exemplo para trabalhar numa coffeeshop?

Abraços!
Eu estou indo para Vancouver com minha namorada em junho. Meu inglês é praticamente zero, já minha namorada é fluente. Vou ter que ralar para aprender haha. Mas acho que será divertido. Acho que o importante é não ter vergonha de tentar falar.

Gruggio,

Para trabalhar teria que pegar um visto de trabalho e estudo, no meu caso estou indo estudar 3 meses e trabalhar 3 meses. Não posso trabalhar enquanto estudo, e minhas horas de trabalho não podem ser maiores do que as de estudo. Há varias modalidades para se ir trabalhar, pesquise em algumas agencias as possibilidades.

Considere o salário mínimo CAD 1600, se for trabalhar meio período ainda da pra ganhar um bom troco ai hehe. Acho que todos se contentam em pegar um "sub emprego", mas se tu já for formado em algo ou souber fazer algo, chega batendo nas portas e mostrando o que sabe fazer, lá é bem diferente do Brasil que precisa de diploma e experiência e blablabla. Lá eles querem alguém que saiba fazer o que se precisa, então a possibilidade de achar um trabalho bem legal é boa.