Intercâmbio no Canadá: Visto Negado

Avatar do usuário Lucas PAYNE 260 7
Comprovar renda não é simplesmente dizer que esta trabalhando galera.
Comprovar renda é ter $$ o suficiente na conta para o tempo de estadia.

Um amigo teve o visto negado por este motivo, levou holerite, mas quando apresento o extrato bancário.....NEGADO.
MENSAGEM PATROCINADA Para aprender mais sobre os Tempos Verbais baixe agora o: Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola.

Clique aqui e saiba como baixar!
Pesquisando outros países aqui no fórum e noutros blogs de intercambistas notei que grande parte do pessoal se bandiou para Nova Zelândia. Cheguei hoje aqui e na imigração, logo após o desembarque, foram só 3 ou 4 perguntas e pronto: approved. No caso tirei o visto de visitante/turista e posso ficar até 3 meses aqui, os demais vistos como de estudo além desse período tem ser se solicitado previamente no Brasil.
Que nem diz o Adriano Japan, os honestos pagam pelos desonestos. Infelizmente, nos relatórios de imigrantes ilegais de países como EUA e Canadá, os brasileiros estão entre os "top 10". Por isso, às vezes, temos essa dificuldade na obtenção de visto.
Eu gostaria de compartilhar minha situacao e as minhas consideracoes quando fui fazer intercambio que foi em Janeiro de 2010.
Eu tinha acabado de completar 21 anos, estava trabalhando na mesma empresa ha 2 anos e estava toda preocupada com essa que foi minha primeira viagem ao exterior.
Pelo que eu ouvi falar eh ainda mais dificil para quem tem o passaporte em branco, ja que os consulados nao tem como ver que voce esteve fora e voltou com certeza (creio que isso ajuda, se claro, vc foi e voltou nos conformes).
Desde entao eu decidi que eu nao ia querer ir a nenhum pais que pedisse visto, entao ja descartei EUA e Canada (mesmo doida pra visitar o Havai...) nem tentei pq quis evitar stress. Entao minhas opcoes eram Africa do Sul, Europa, Australia e N Zelandia.
Devido a motivos financeiros e valor da passagem eu escolhi um pequeno pais que muita gente nao conhece e eh chamado Malta. Fica por volta de 96km ao Sul da Sicilia. Eles tem duas linguas oficiais, Maltes e Ingles. Na Europa eh o lugar mais barato que vc vai encontrar com relacao ao preco da escola. Apesar de eu ter ido no inverno eu recomendo ir na primavera ou verao pois voces podem aproveitar mais as praias e tal. Apesar do sotaque diferente, para mim que estava no nivel intermediario foi uma ajuda em tanto, incrivel pois nao havia tantos brasileiros e eu tambem evitava falar com qualquer pessoa nativa de lingua portuguesa. Como eh parte da Uniao Europeia e eu cheguei no pais pela Italia, eu so tive que passar pela imigracao em Roma e o cara nem me pediu nada, saiu carimbando. Eu tava toda com medo, tudo preparado, carta da escola, passagem pra mostrar, dinheiro, cartao etc. Mas cuidado, pois eu vi duas garotas indo para uma sala (creio que para uma entrevista). Entao sempre tenha toda a documentacao certa e SEMPRE a sua passagem de volta.
Nao sei, ainda nao fui aos EUA mas creio que tendo no carimbo que vc esteve na Europa e voltou no periodo certo possa te ajudar...
Nas ferias seguintes eu fui para Londres (a turismo) e eu fui toda cuidadosa tb pq nunca se sabe. E eu fiz certo porque eles me pediram pra mostrar tudo. As primeiras coisas que eles pediram para mostrar foram a passagem de volta e o endereco onde eu iria ficar. Depois perguntaram sobre coisas que eu escrevi num papelzinho que vc tem que preencher para imigracao e eles coletam la na hora (acho que eles fazem isso para confirmar pq tem gente que mente e se confunde...), depois pediram pra ver dinheiro e cartoes.
Bom, o que eu quero dizer eh que tanto indo a intercambio ou turismo voce tem que ter tudo preparado aliado a sorte porque mesmo em paises onde vc nao precisa pegar visto, eles tem todo o direito de nao deixar vc entrar, nao importa a razao :(
Creio ate que algumas agencias oferecem um seguro caso vc tenha que cancelar. Talvez algo assim seja uma boa.
Apenas um lembrete: a Austrália pede visto sim

Morando no Canadá conheci vários brasileiros e estudantes que conseguiram o visto sem problema nenhum. Acredito que o maior problema seja falta de documentos pra informar ao máximo sobre o estudante e grana no banco.

Por isso, sempre recomendo preparar a papelada de acordo com o site oficial do governo do Canadá. Aí vai um link que talvez ajude:

http://intercambiomontreal.com/vistos.htm

Boa sorte! :)
camilolopes,

Realmente você comprou que tem vínculos com o Brasil, mas faltou um que considero que seja tão importante ou mais que os outros, a família. Pela muita pesquisa que fiz, me parece que mostrar de alguma forma a família é um forte vinculo com o seu pais. E outra coisa que reparei, você tem um bom emprego, já tem um bom dinheiro guardado, tem imóveis em seu nome, isso da vínculos com o Brasil, mas também da uma possibilidade de se manter lá fora caso seu desejo fosse ficar por lá e seus trabalhos que citou acho que o consulado entende que pode ser facilmente abandonado caso seu desejo seja ficar. Bom, acho que isso pode ser uma interpretação deles, quem sabe. Uma coisa que acredito que conte muito também é a forma como é apresentada toda documentação, a organização de tudo, se ele coçar a cabeça por um instante já é um ponto negativo, o quanto melhor organizado, claro e objetivo melhor.

Se caso eu não conseguir meu visto, vou pra Nova Zelândia, considero uma boa opção. :)
Entreguei minha solicitação de visto no dia 10/01 para o despachante e recebi a resposta via telefone no dia 06/01 com o visto múltiplas entradas turismo foi aprovado.
No momento estou empregado e basicamente os documentos que enviei foram diplomas (graduação e pós), meu IR, contracheque, extrato de minhas poupanças, minha carta de intenção, IR da minha mãe, carta da minha mãe informando que será responsável pelos custos e contracheque dela. Tentei deixar minha carta de intenção da forma mais clara possível, mostrando que o inglês hoje é fundamental para o desenvolvimento da minha carreira.

Agora me organizar, estou indo para Victoria estudar por 3 meses.