Intercâmbio por conta própria ou por agência

Olá pessoal!
Estou com uma dúvida que também deve ser a dúvida de muitas pessoas que pretendem viajar para outro país. Fazer um curso de inglês nos Estados Unidos por conta própria ou através de uma agência?

Vou descrever o meu perfil:
Tenho 28 anos, sou engenheiro e possuo inglês fluente. Nunca viajei para fora do país. No meu dia a dia de trabalho costumo fazer viagens para outras cidades e estados. Já passei por diversas situações, como ter de viajar para uma cidade distante sem ao menos ter tempo para procurar algum lugar para ficar. Tive que procurar na hora que cheguei (mas se eu tiver tempo para ver, eu planejo tudo com antecedência, procuro hotel, restaurantes, lugares para sair, tudo antes de viajar).

Nas minhas férias gostaria de fazer um curso de inglês de até 4 semanas, com os seguintes objetivos: melhorar o conhecimento do idioma, interagir com os nativos, conhecer os Estados Unidos.
Com a experiência que eu tenho, embora só dentro do país, eu poderia me inscrever em um curso e procurar um lugar para ficar por conta própria, ou seria melhor eu fazer o curso com o auxílio de uma agência?
MENSAGEM PATROCINADA Você sabe como está o seu nível de inglês? Teste agora GRÁTIS em apenas alguns minutos.

Clique aqui para iniciar o Teste Online!
Avatar do usuário Flavia.lm 3885 1 9 86
Danilo,

Eu fiz intercâmbio no ano passado e tive a mesma dúvida; já falo inglês e pensei q poderia me virar sozinha, mas, pelo menos no meu caso, saiu mais barato fazer pela agência! Eles tinham algumas parcerias, e poderia ser também uma garantia a mais caso eu tivesse algum problema lá (que graças à Deus não tive). Read about my experience below (and links in the end of the article) - and welcome to the forum!

https://www.englishexperts.com.br/0 ... mpressoes/
Danilo,

Pelo seu depoimento, por ter experiência com viagens, e por ter um bom conhecimento da língua, eu te aconselharia a ir por contra própria, pois você não ficaria "preso" a uma agência. Você pode procurar o curso que supra melhor suas necessidades, e você não terá que pagar a mais, pagar a parte da agência, para fazer algo que você pode fazer por conta própria. Fora que você estará lidando diretamente com a escola.

Eu aconselharia a realizar o intercâmbio através de uma agê, caso você fosse mais novo, não tivesse conhecimento da língua, e sem experiência com viagens por conta própria. O que não é seu caso

Espero que tenha lhe ajudado.
Olá Danilo,

Embora você disse que saiba se virar muito bem sozinho, afinal muitas pessoas acaba aprendendo com a faculdade, trabalho, acho que não seria uma boa ideia, pois conheço pessoas que foram para a Europa sem inscrição em curso nenhum, e foram deportadas ao desembarcarem, pois o governo não aceitou que fizessem matriculas lá. Mas nos EUA não sei como funciona as coisas relacionadas a intercâmbio, verifique em agências de intercâmbio os pacotes, as vezes acaba saindo bem mais barato do que se arricar quando chegar lá.

Hugs and good travel.
Luis, Eu estou num intercambio e vim por agencia, mas tenho uma amiga que veio por conta própria e não teve grandes trabalhos para isso, além de ter pago bem menos.

Sinceramente, eu iria por conta própria se eu já falasse a língua.
Danilo;

Eu acho que a única coisa que você poderia fechar antes de sair do Brasil seria o curso em si, do resto vai por conta própria.
Vai pagar menos com certeza e ainda vai pegar mais experiência de correr atrás de coisas como hospedagem, passeios, tickets de metrô etc e ainda tem o fato de poder fazer seu roteiro.
Nunca fiz intercâmbio, tenho vontade, mas já ouvi muito se falar de que as escolas oferecem passeios para vários locais e que se você fizer os mesmos passeios gasta muito menos, e se diverte muito mais :-)
Acho que vale a pena correr por fora !
Danilo,

Esqueci de dizer, mesmo que você venha por conta própria, pesquise os preços e opiniões em agencias diferentes. Entre em comunidades de Brasileiros do País que vc pensa em fazer o intercâmbio. Entre em site, pesquisando pelo Google local sobre acomodações, alugueis e media de custo de vida.
Sem duvidas, feche a escola antes, na própria escola eles dão dicas de acomodação para estudantes e manda a carta para imigração. Importante vc ver se sobre trabalho, pois é muito diferente das pessoas quem vem para o intercambio com dinheiro sobrando ou o pai pagando e com o dinheiro certo contando com trabalho no local (as que querem trabalhar, mas não precisam e as que querem trabalhar porque precisam). E é isso que vc tem que botar bem direitinho na ponta do lápis, deixando a mais uma margem de 5% a 8% do valor calculado.
Cada lugar tem suas peculiaridades, muitas coisas vão te falar numa agencia e nem tudo vc vai saber por quem (pessoas) vem para um intercambio, pois tem todo um glamour, mas tem a realidade do que um intercambio e a diferença também no quesito situação financeira.
Então, pesquise bastante independente de vc vir ou não com agencia. O esquema da pesquisa do Google é só mudar o final. Ex: Brasil: google.com.br e Australia google.com.au
Pesquise, pergunte, calcule, busque dentro de vc que tipo de clima, lugar e cultura vc gostaria de conhecer, pois isso tudo é um ponto muito importante para o inicio de uma adaptação.

Mas não deixe de ir.... pois vale muito, mais muita a pena! Se joga para um intercambio e vá vivenciar o contato com outras culturas e outra linga.

"Viajar é trocar a roupa da alma". (Mario Quitana) ... E só depois, quando já estiver em meio ao seu intercambio vc intenderá qual o real sentido dessa frase....

Vai com tudo e boa sorte!!!
Avatar do usuário TheBigSpire 1075 1 6 25
A comparar, vim por conta própria pra Irlanda e alguns amigos vieram por agência.

Paguei bem menos que todos eles!

Dá um pouquinho a mais de trabalho planejar vôo, curso e acomodação, mas economizei MUITO!
Danilo, com certeza por conta própria é melhor($$$)!

Pelo menos aqui no Canadá eu encontrei toda a informação que precisava.

Se você estiver vindo pra cá posso te ajudar a falar com a escola.

Boa sorte! :)
MENSAGEM PATROCINADA Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido? Em 6 meses você pode elevar o seu inglês a um novo patamar.

Clique aqui para conhecer o curso!
E aí pessoal,

Primeiramente quero agradecer pelas respostas postadas aqui.
Demorei pra responder porque neste meio de tempo eu estava realizando algumas cotações de intercâmbio. E nada mais justo do que postar aqui a minha experiência durante essa fase.

Para começar, eu já tinha definido a cidade e o tipo de acomodação. O tempo de permanência eu ainda estava em dúvida, mas eu defini também durante a minha pesquisa. Como eu verifiquei que diversas agências de intercâmbio trabalhavam com a mesma escola, eu entrei no site direto da escola e consegui um contato. A escola passou para mim um orçamento com acomodação inclusa. Mas para pagar eu teria que fazer um depósito internacional ou então pagar pelo cartão de crédito internacional. Eu adicionei no orçamento as taxas que eu teria que pagar.

Depois eu cotei as agências de intercâmbio, basicamente as mais conhecidas. Algumas realmente cobravam um valor muito acima da 1ª cotação. Mas uma agência realmente me chamou a atenção. O curso é realizado na mesma escola que eu fiz a 1ª cotação e, para a minha surpresa, ficava praticamente o mesmo preço, já incluindo as taxas da agência.

Eu deduzi que a escola deve oferecer um valor mais barato para a agência (é apenas uma suposição, não sei realmente a negociação entre eles). Então eu pensei, se for para pagar o mesmo valor, prefiro pagar para a agência, que me dará mais suporte para realizar o intercâmbio.

Embora a agência tenha me oferecido uma opção interessante eu não decidi ainda. Vou continuar pesquisando e lendo as opiniões de vocês, pois ainda estou dentro do meu prazo, que é de fechar o intercâmbio com 6 meses de antecedência.