IRC pode ser uma boa alternativa para o aprendizado

Olá pessoal! Neste meu 2º Post eu gostaria de falar sobre algo interessante. Trata-se de uma antiga rede de bate-papo chamada IRC. Não preciso entrar em muitos detalhes sobre isto, vou me conter no que diz respeito ao aprendizado.

O IRC é constituído de Redes e de seus Canais. Entre dezenas de Redes existem a FreeNode, e entre seus milheres de canais há 2 que nos são interessantes. São eles ##english e #linguistics. Dois canais que adoro e freqüentemente utilizo. Só para que você entenda melhor: O IRC seria seu navegaro, o protocolo utilizado, o servidor seria o UOL, Terra, iG e os canais seriam as salas de bate-papo desses provedores.

##english é um canal voltado para conversar sobre inglês e praticar. Há todos os tipos de pessoas lá, de vários lugares diferentes e muitos nativos. É perfeito para quem quer praticar inglês e conhecer novas pessoas. Há alguns brazileiros lá, mas não muitos.

#linguistics é meu preferido! Amo este canal. Há dezenas de pessoas lá. Numa média de 70. E as conversas nunca param! Este canal é voltado para a linguistica. E prodominantemente o idioma falado é o inglês. Contudo não é um canal para qualquer um. Aconselharia para pessoas do nível intermediário, ou seja pessoas que conseguem conversar em inglês, mesmo que seja o básico, nada muito profundo. Para quem ainda está aprendendo a gramática básica eu indico o ##english. O motivo é simples: O linguistics é uma canal onde há muitos linguistas, pessoas que sabem muito sobre uma determinada lingua, ou mais, em muitos casos mais. Mas não fique com medo! É sofrendo que se aprende.

Para quem ficou curioso e quer entrar neste mundo animal, vão aqui alguma dicas:
1 - Remuso de como acessar os canais: Baixe um programa de IRC, use o CyberScript ou o Xchat, por exemplo > Instale-o e abra > entre com /server irc.freenode.net (para entrar no servidor Freenode) > Depois de conectado entre com /join #linguistcs, ou /join ##english, dependendo do canal que você deseja conversar, pode ser os dois > Pronto!
2 - O endereço da FreeNode é: irc.freenode.net
3 - Para conversar em particular com alguem digite /query NICK on de NICK é o apelido da pessoal em questão.
4 - Seja educaco e calmo, trate todos bem, siga todas as normas de ética. E procure conhecer as regras da rede.

Se você tiver alguma dúvida deixa sua resposta e responderei.
Boa sorte! :mrgreen:

INGLÊS PARA VIAGENS
A professora Marcela Miranda, mais conhecida como a Tia do Inglês, ensina nesta aula introdutória o vocabulário básico de inglês para viagens. Está se preparando para sua próxima viagem? A sua jornada começa aqui! ACESSAR AULA
1 resposta
Interessante, Julio! Eu usava muito o IRC há uns 6, 7 anos... mas o pessoal foi abandonando, e agora meio que caiu no esquecimento. Mas pelo que vc disse, parece que tem muita gente que ainda usa! Vou ver se qualquer dia apareço por la, pra matar a saudade hehe! Valeu a dica!