It doesn't matter x No matter: Qual usar?

Qual usar e em qual situação?

MELHORE SUA PRONÚNCIA EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Adir Ferreira, autor do livro "A Chave do Aprendizado da Língua Inglesa", nos conta como se tornou um Expert em pronúncia e dá várias dicas para você se comunicar melhor em inglês. ACESSAR AULA
3 respostas
Ordenar por: Data
  Resposta mais votada
19 293
Os dois podem ser traduzidos como "nao importa", porem tem diferenças. Quando voce usa "no matter", a frase precisa de um complemento, seja antes da parte que voce usa "no matter" ou depois, ex:

No matter how tough things seem, he'll always find a way to push through it.

He'll always find a way to push through it, no matter how tough things seem.

Percebeu o contexto em que "no matter" deve ser usado?

Ja "it doesn't matter" nao necessariamente precisa de um complemento da mesma forma, ex:

-This apple tastes kind of weird, doesn't it?
- It doesn't matter.

I'm a little short on cash, but it doesn't matter. I'll still find a way to go to that concert. (Aqui voce pode estar pensando que teve um complemento depois que o "doesn't matter" foi usado, mas o ponto final antes da frase ser continuada adicionou um contexto diferente e o que veio depois é como se fosse outra frase, aqui "no matter" nao seria correto).

Resumindo: Se usa "no matter" pra dizer que algo nao importa independente das circunstâncias, de um modo que a frase precisa de um complemento, voce nao pode dizer algo com "no matter" do nada e nao completar a frase. E "doesn't matter" pra qualquer coisa que nao tem importancia/nao importa sem necessariamente precisar de um complemento na mesma frase.
ENTENDENDO AS HORAS EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina vários macetes para você nunca mais se confundir na hora de dizer as horas em inglês. ACESSAR AULA
Posso usar "it doesn't matter how...what...etc?
19 293
Sim, pode.