Listening de difícil aprendizado

Olá, eu estou em uma época da minha vida que finalmente cai na real de que eu não entendo nada do que falam comigo em Inglês, já fiz curso há dois anos e quando o professor falava comigo aquelas bobeiras de cursos eu até que entendia, mas na hora do vamos ver, em uma conversa por exemplo, em um filme, ou vídeo no youtube talvez, eu não entendo nada... Eu consigo ler e entender muito bem qualquer texto, com minimas duvidas, talvez em um texto eu não conheça umas 3 palavras apenas, de um texto grande... Mas se eu ouvir alguém falando esse mesmo texto, eu já não entendo nada, é como se eu nunca tivesse estudado inglês. O que será isso? O que posso fazer pra mudar isso?

MELHORE SUA PRONÚNCIA EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Adir Ferreira, autor do livro "A Chave do Aprendizado da Língua Inglesa", nos conta como se tornou um Expert em pronúncia e dá várias dicas para você se comunicar melhor em inglês. ACESSAR AULA
5 respostas
Ordenar por: Data
Diego Pikulski 2 5 42
Bom dia.
Bom, irei relatar alguns casos que me ocorreram.

No meu ponto de vista, é comum bloquearmos uma língua nova, por motivos de ansiedade, por se concentrar em excesso para captar o sentido das coisas.

Já me ocorreram vários casos assim.

Certa vez conversei com um americano, o rapaz tinha um tom excelente, falava calmamente, mas por eu estar tão preocupado em entendê-lo, me concentrei tanto, que eu perdia tudo praticamente. A primeira conversa foi um fiasco, na hora de eu tentar falar então, não saia nada e nem vinha nada na mente.

Já me ocorreu com leitura também, quando comecei, e eu tinha boa compreensão das palavras, mas a ansiedade de conversar em outra língua, acabava me travando, barrando qualquer conhecimento que eu tivesse.

Não digo que sou um expert no momento, mas sim que nossas emoções acabam interferindo no aprendizado, tudo depende do seu estado de espírito.

No seu caso, que quer entender, sugiro achar áudios onde o interlocutor fale calmamente, onde cada palavra saia reconhecível (claramente).

Depois que pegar o jeito, pule para áudios de interlocutores que sejam um pouco mais rápidos.

Já tive a oportunidade de falar com 2 americanos, o primeiro como mencionei falava claramente o que ajudava muito, a segunda falava tão rápido que me confundia (eu me perdia no meio da conversa, pois minha mente não acompanhava).

Bom, esse é meu ponto de vista. Aguardemos mais opiniões.
Abraços.
Hey! Procure assistir filmes com as legendas em inglês, "listening" é uma questão de tempo, a prática leva a perfeição. Por ser uma língua bem diferente algumas pessoas tem mais dificuldade e como todos sabem isso é totalmente normal. Dê mais atenção as músicas internacionais, busque as letras e foque em alguma até entendê-la. Música foi um fator que me ajudou muito.
Henry Army 3 10 50
Ótimas sugestões e comentários nas duas mensagens anteriores. Interessante notar como alguns estudantes da língua Inglesa sofrem uma inversão no que poderia se chamar de ordem natural de aprendizado, listening, speaking, reading e writing, que seria o mais natural, acredito. É desta maneira que aprendemos nossa língua materna, por isso sempre foquei meus estudos no LISTENING, é através desta habilidade que podemos aprender a gramática e o vocabulário necessários as outras três habilidades.

Acho que devemos usar todo tempo possível para praticar o listening, no carro enquanto dirige, na academia ou na rua enquanto esta fazendo exercício e até mesmo na cama antes de dormir. Quanto ao que ouvir, as opções são infinitas, mas desde que comecei tenho dado preferência a áudios que foram feitos para falantes nativos (americanos, ingleses) e não para estudantes de Inglês.

Assim sendo, acho que é uma boa ideia começar com vídeo ou áudio, feitos para crianças de até dez anos de idade, sei que pode parecer estranho, mas nestes programas vc vai aprender como um falante nativo aprende. Com o passar do tempo vá aumentando a "faixa etária" do material que escuta até chegar a BBC ou CNN. :D

Com relação a música, preciso ser honesto, nunca tinha dado valor a este recurso, mas mudei minha visão quanto a isso, ouvir música em Inglês tem ajudado muito a melhorar minha pronuncia e gramática, no entanto é preciso escolher bem o que se ouve. Prefiro ouvir as versões "cover" das músicas, não sei o porque, mas uma pessoa comum, falante nativo, cantando em Inglês, soa bem mais natural.

Tente ouvir os sons na ordem abaixo:

"Lemon Tree" song by FOOL'S GARDEN
"Tom's Diner" song by SUZANNE VEGA
"Skater boy" song by AVRIL LAVIGN
Obrigada a todos, me ajudaram muito, vou começar a praticar mais meu listening e manter mais a calma, sou realmente muito apressada e isso me deixa nervosa, talvez acabe interferindo no meu aprendizado.
PPAULO 6 49 1.3k
Aposto que sim. Dizem que a pressa é inimiga da perfeição (no estudos também não é excessão), pronto rimei!