Listening melhorado da noite pro dia sem explicação

Olá pessoal, tenho 13 anos e estudo inglês há muito pouco tempo, no começo do ano, decidi estudar um pouco mais de inglês para tentar fechar as notas, pois sou bastante estudioso, mas mesmo assim não fechava sempre tirava 23, 24.5... Parecia que era algo preso dentro de mim, então desisti logo na primeira semana, então isso conta como quase nada, então meses depois (agosto desse ano para ser específico) comecei realmente estudar inglês em casa porque realmente queria ficar fluente (pois aqui onde moro não há cursos de inglês), eu estava progredindo até q em outubro e novembro dei uma parada por nunca conseguir entender quase nada, as 3-4 horas que estudava em agosto e setembro não chegava a uma em outubro em novembro, então no finalzinho de novembro, decidi que ia voltar a estudar mais, mesmo não conseguindo entender a fala inglesa, então em menos de uma semana teve um dia que comecei a ouvir umas músicas em inglês que sempre ouvia mas não sabia a letra nem a tradução, e MAGICAMENTE estava ENTENDENDO MAIS DA METADE DAS PALAVRAS, então de repente resolvi assistir algumas séries na televisão como (The tundermans, iCarly etc...), e logo vi que o que não conseguia entender nada de um dia pro outro comecei a entender bastante, algo que começou a me entusiasmar estudar inglês, mas uma coisa queria perguntar: é normal o que aconteceu comigo? Melhorar o listening com um salto gigante de um dia pro outro sem ter feito nada?

Ah, e acho que agora, deveria estudar mais o inglês informal, mas não deixando o formal de lado, porque estou realmente com todas minhas forças para ficar fluente, mas o problema é o meu vocabulário, que só tem conhecimento de coisas simples e não coisas muito avançadas sobre um tema e outro, agora sinto que o que preciso é decorar as palavras, e treinar minha pronúncia, mas vocês têm um método para isso? Desde já muito obrigado. <3 :)

MELHORE SUA PRONÚNCIA EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Adir Ferreira, autor do livro "A Chave do Aprendizado da Língua Inglesa", nos conta como se tornou um Expert em pronúncia e dá várias dicas para você se comunicar melhor em inglês. ACESSAR AULA
1 resposta
PPAULO 6 49 1.3k
It happens that overnight we grasp the meaning of something, or the method or even the sound of a word or expression. You stated that you are a devoted student, and perhaps the "all work and no fun make a man a dull and stressed out" effect played a part there.

I mean, sometimes we study something for hours, months, years, and somehow the pause makes wonders!

The second thesis of my own is, variety! Sometimes we don´t learn something with a method, teacher, whatever you have...only to learn from another source, or another way.

Sometimes the learner/memory style is a visual and/or auditory ones, rather than logical, and the list goes on forever. Doing something that have to do with having fun while learning perhaps trigger the process as well.

The vocab bit, it´s advisable to vary it as well, reading several kinds of (writing) genres certainly will build up your English repertoire of words. Doing some quizzes, for example the ones from BBC, anyway try the better sites you can find, please.

So, you can see that things don´t come in such ramdom way, you did something to achive something back, it´s just that you didn´t even felt it happening!
Keep up the good work! See you around.