Lost plane x Plane lost: Qual a diferença

Qual a diferenca entre LOST PLANE X PLANE LOST?
o verbo no past partiple ele vem antes do substantivo? ou o substantivo vem antes do verbo? nesse caso.
existe alguma regra?

CENTENAS DE EXPRESSÕES DO INGLÊS
Preparamos um plano de estudos para ajudar você a dominar centenas de palavras e expressões do inglês em tempo recorde. EXPERIMENTE AGORA
2 respostas
Ordenar por: Data
  Resposta mais votada
11 221
Flávio, se você quiser dizer "avião perdido", "lost" virá antes do substantivo, pois, nesse caso, trata-se de um adjetivo. Entretanto, se você tiver a intenção de dizer "o avião perdeu", deverá inverter a posição das palavras, porque "lost" assume a classificação gramatical de verbo.

Dozens of angry relatives of passengers of the lost plane clashed with police in Beijing, according to an update from Reuters.
The Guardian

Ten hours after the plane lost contact, Indonesian Vice President Jusuf Kalla said, "It is most possible that it has experienced an accident."
USA Today

OBS.: A língua inglesa apresenta mais exceções do que regras, mas para facilitar a compreensão da formação de frases siga a seguinte sequência, que não é inflexível:

ADJETIVO + SUJEITO/ SUBSTANTIVO + VERBO + COMPLEMENTO
TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. Você ainda ganha o eBook sobre o Verbo Get em seu e-mail. INICIAR TESTE
nossa,muito obrigado...
vc nao sabe o quanto importante isso e pra mim.
Deus o abencoe amigo.
mais uma vez,obrigado.