Lots of x Very: ''There’s lots of very unique buildings.''

Hello everyone.

Please, I need help =)

This phrase why are "lots of and "very" together?

There’s lots of very unique buildings.

Is this typicall?

Thank you.

Mais Votada Mais Votada

Avatar do usuário Cinnamon 14985 14 41 335
Hi Patricia!

Sua frase:

There’s lots of very unique buildings.
Há muitos edifícios únicos.

Minhas considerações:
Possível já que "lots" refere a quantidade de prédios, ao passo que very dá intensidade á palavra "unique". São duas palavras com funções diferentes na estrutura apresentada, right.

O problema é que tal construção, embora possa ser comum causa controvérsia, veja:

Unique
Many authors of usage guides, editors, teachers, and others feel strongly that such “absolute” words as complete, equal, perfect, and especially unique cannot be compared because of their “meaning”: a word that denotes an absolute condition cannot be described as denoting more or less than that absolute condition. [...] The earliest meanings of unique when it entered English around the beginning of the 17th century were “single, sole” and “having no equal.” By the mid-19th century unique had developed a wider meaning, “not typical, unusual,”
From dictionary.com

Pois é, Unique pode ser traduzido como "singular, ímpar, sem igual (ou quase sem igual kkkk... Kidding OK!), logo você vai encontrar pessoas totalmente contra o uso do intensifier "very" com essa palavra, e eu sou uma dessas pessoas. No entanto, como a língua é dinâmica, se modifica conforme tendências e reflete o que é falado por "todos", podemos dizer que é bastante provável encontrarmos essa estrutura e quem a defenda como perfeitamente correta.

Cheers!
MENSAGEM PATROCINADA Para aprender mais sobre os Tempos Verbais baixe agora o: Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola.

Clique aqui e saiba como baixar!
Uouuuu, ok, rsrs.. Eu encontrei em um texto do site que estudo.. Muito obrigada pela informação.. Vcs desse site são 10... Deus abençoe cada um, tem ajudado muitas pessoas, assim como eu, autoditadas. Obrigada mesmo, muita gratidão.
Avatar do usuário Ricardo F. Bernardi 9120 15 167
It's perfectly common!
It will depend on what you want to emphasize: the number of the buildings or the description of them.
The adverbs are used to modify something in a sentence.

The word very can be an adverb or an adjective.
In the following examples, "very" is an adverb.

There are lots of very unique buildings.
>> Há muitos edifícios muito peculiares. [incomum na língua portuguesa, devido a um tipo de cacofonia conhecida como assonância].
>> Há diversos edifícios bem únicos.
>> Existem diversos prédios muito peculiares.

There are very unique buildings.
>> Há muitos prédios peculiares.
>> Existem muitos prédios únicos.
>> Há prédios muito peculiares.
>> Existem edifícios bem únicos.

Grammar note:

lots of = [noun phrase] (locução substantiva). You should study: QUANTIFIERS
very = [adverb] (advérbio). You should read: ADVERBS