Mais dicas para aprender inglês

Jogo divertido: Cartões de aprendizagem

Fazer quantos cartões quiser ou puder. Ex.: 20, 50, 100 ou mais (todos os dias).
Começando com as 1000 palavras mais comuns (Ex: 50 cartões ou mais por dia até chegar a 1000. Depois continuar com outras palavras ou frases). Procurem descobrir quais são elas.
Também com os padrões de regras gramaticais (criar cartões com padrões, que servirão para formar outras frases no mesmo padrão). Ex. Em português conhecemos um padrão como: "Zé, não coma presunto". Pode ser usado para criar outra frase: "João, não coma banana". É um padrão onde vamos criando outras frases. Porque não falamos assim: João, comer não banana" ou "Banana, não João coma". Esses não são padrões. Com os padrões temos as bases para construir novas frases.
Criamos cartões também com os verbos irregulares.
Da mesma forma com frases, expressões idiomáticas, gírias, proposições, etc.

Ouvir música clássica (instrumental) juntamente com o jogo -> a música clássica ajuda-nos a chegar ao estado alfa que, segundo os especialistas, é o melhor para a aprendizagem.

Criar cartões (Ex: 2cmX5cm ou maior dependendo) - pode ser com folha sulfite.
De um lado a palavra (frase, expressão,etc) em inglês. Embaixo entre parênteses a pronúncia: sem cor (preto) e pequeno. Do outro lado do cartão a tradução.
Variar as cores das palavras em inglês e o tamanho das letras. Variar também o tipo de letra (cursiva e de fôrma). Sublinhar a sílaba tônica da pronúncia. E a tradução será com uma só cor escrita com caneta. Pode ser azul. Tudo isso ajuda a memorizar.
Ex: Um lado
PAIN
(in)
Outro lado
dor

Ex2: Um lado
blood
(blád)
Outro lado
sangue

Ex3: Um lado
Why should he be angry
(Uái shud hi bi engri)
Outro lado
Por que ele deve ficar zangado


Fazer então, por exemplo, 50 cartões.
Pegar um a um, ler em voz alta (palavra em inglês e a tradução).
Até chegar a 10 cartões.
Repetir isso 6X (para buscar a memorização e automatização).
Pegar mais 10 cartões e ler em voz alta um a um.
Repetir isso por mais 6X.
Fazer isso até chegar aos 50 ou mais cartões.
Depois fazer uma revisão geral uma única vez com os 50 cartões.

Começar o jogo.
Misturar os cartões em cima da mesa.
Pegar um a um e ler em voz alta e tentar dizer o que significa.
Se acertar ganha 1 ponto. Se errar ou não souber perde 1 ponto.

Obs: Pode jogar com outra pessoa. Cada um testa o outro, dividindo-se os cartões.

Depois virar todos os cartões na tradução e sem olhar como se escreve em inglês, abrir um editor de textos do computador e ir lendo as palavras em português e escrevê-las em inglês no editor, com um detalhe: aumente bastante o tamanho da letra e varie a cor... Isso torna mais divertido e ajuda na memorização.

Também com o microfone do computador e um programa de gravação de voz baixado da internet, pode ser no baixaki, com uma música clássica ao fundo, grave sua voz falando essas palavras ou frases do cartão e ouça elas várias vezes depois (em várias ocasiões).
Grave em um ritmo constante. Ex: 4 segundos de informação e 4 segundos de silêncio. Ou 6 de informação e 2 de silêncio. Mas seja contante 4X4 ou 6X2 ou outro.
Exemplificando:
Lip (pronúncia), pular (4s de informação) .... (4s de silêncio). Esse silêncio ajuda a engrenar na memória. Nesse silêncio tente imaginar.
Lip, pular (4s de informação) .... (4s de silêncio)
Ái, olho (4s de informação) .... (4s de silêncio) Imagine um olho
Ái, olho (4s) .... (4s)
Ái kén si perféctli uél, eu posso enxergar perfeitamente bem (4s de informação)... (4s) Silêncio e Imaginação
Etc.
Varie o tom de voz. A música e o tom de voz ajuda o aprendizado e a não ficar algo monótono.

No próximo dia, revisar rapidamente esses cartões e fazer cartões novos. Sempre buscando revisar e criar novos. Repetir até atingir o nível inconsciente (automático). O trabalho compensa.

Dicas para superar os obstáculos que aparecem (desinteresse, cansaço, confusão, preguiça, desmotivação, etc...):

1) variar a aprendizagem - bibliotecas, livros, filmes (decorar o papel de um ator e interpretar), TV, documentários, cantar músicas, entrevistas, tecla SAP em alguns filmes, discussões em fóruns, criar histórias em quadrinhos, fazer um diário, escrever poemas, pensar em inglês, pesquisar temas na internet, chat, skype, youtube, escrever e-mail, podcast, revistas, jornais, rádios, copiar textos, buscar imagens na internet, conversar com um nativo, games, traduzir músicas, ensinar, inventar algo, resolver problemas, conversar no trabalho, traduzir uma brochura, etc.
2) Como dizia o psicólogo norte-americano William James: "Até agora se pensava que, para agir, era preciso sentir. Hoje se sabe que, se começamos a agir, o sentimento aparece. Essa foi para mim a mais importante descoberta do século para o desenvolvimento humano". Ou seja, nós esperamos ter motivação antes para fazer algo... Mas o passarinho não canta porque está feliz, ele está feliz porque canta. Se agimos buscando fazer com um bom humor, logo o sentimento aparece. Assim, devemos fazer, que a vontade aparece. Se concluimos algo, a mente libera mais energia para fazer outra coisa. Como alguém que não se sente motivado para arrumar a gaveta do guarda-roupa. Mas se faz e termina a gaveta, consegue arrumar até o quarto todo. Então para resumir: "Intenção sem ação é ilusão. Ouse a fazer e o poder lhe será dado".
3) Pensar: vou continuar nadando até chegar à praia (fluência) ou vou morrer afogado (fracasso).
4)Quais benefícios terei quando for fluente? Imaginar as cenas: pessoas admiradas por eu falar inglês, é bom para minha profissão, mercado de trabalho, para ganhar mais dinheiro, ter uma profissão internacional, estudar pela internet vários assuntos em inglês, turismo e viagens, conhecer pessoas de outras culturas, fazer compras, ouvir músicas e entender, assim como filmes, poder ensinar inglês, se familiarizar com a cultura inglesa, etc.
5) Ter uma alimentação energética, exercícios, dormir bem, etc, ajuda o corpo a ter mais disposição.
6) Confusão faz parte do aprendizado. É um bom sinal, pois indica que estamos prestes a aprender uma coisa nova. Ex: dirigir. Antes de saber dirigir ou como dirigir, uma pessoa é ignorante nisso (não sabe o quanto não sabe). Logo vê 3 pedais, câmbio, ter que olhar o espelho, dar sinal, etc, etc. Observaram que a confusão veio porque começou a aprender? Esse é o processo da aprendizagem. Todos passam por isso, pois até que o corpo adquira a habilidade, ele vai estar combinando conexões cerebrais, movimentos, etc. A pessoa vai praticando, praticando, até que começa a juntar o que está aprendendo, recombinar, automatizar e a confusão começa a desaparecer até a pessoa chegar ao nível inconsciente (automático), onde adquiri a habilidade.
7) Ter um ambiente propício para a aprendizagem: boa iluminação, conforto, temperatura agradável, silêncio, ter fotos ou imagens dos EUA ou outro que motive, sentar adequadamente para evitar dores, etc.

Aqui estão algumas dicas. Não sei se está bem explicado, mas escrevi com o tempo que tenho agora.
São métodos eficazes, fáceis, divertidos e rápidos de aprender. Vejam que a pessoa aprender a ler, escrever, falar e entender.
Espero poder ter ajudado.
Um abraço a todos.

CENTENAS DE EXPRESSÕES DO INGLÊS
Preparamos um plano de estudos para ajudar você a dominar centenas de palavras e expressões do inglês em tempo recorde. EXPERIMENTE AGORA
3 respostas
Ordenar por: Data
Obrigado, oportuno o q vc escreveu no final!
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Very well done!


;)
Bom demais. Me deu mais vontade de aprender.
Obrigada pelo interesse em ajudar.