Making e Doing substituindo verbo

Hi guys

De antemão digo-lhes que sou iniciante, não sei se este é o local correto para tal dúvida mas...
Tentando fazer uma interpretação contextual de um texto, deparei-me com a frase: "Almost, I'm doing de dishes"...
Perguntei a um professor o porque do uso do verbo doing substituindo o washing. Segundo o mesmo tal substituição pode ser feita em acordo com a ação, pois junto ao texto havia uma figura de uma pessoa lavando os pratos. Como era fim da aula, não deu para sanar todas as dúvidas.
Pergunta: Caso o verbo seja outro (olhando, vigiando, limpando...) tal substituição também pode ser realizada? Ou existe algum critério para tal? No meu caso havia a figura, que dava o sentido de lavando, e caso não haja a mesma?(conversation)

thanks

TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. Você ainda ganha o eBook sobre o Verbo Get em seu e-mail. INICIAR TESTE
2 respostas
Ordenar por: Data
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Rondinele,

As "substituições"(collocations) são palavras que se combinam com outras como "dishes","home","job",etc na linguagem usada por nativos.Não há como estabelecer uma regra geral e segura de quais usar,mas sim "aprender" estas collocations dia após dia,no convívio com o idioma.Existem inúmeras...

Tomar uma decisão:Make a decision,take a decision
Tomar banho:Have a shower(BrE),take a shower
Fazer uma festa:Have a party,give a party,throw a party
Lavar louças:Wash the dishes,do the dishes
Fazer um teste:Take a test,do a test,sit a test
Ganhar dinheiro:Make money,get money

Bons estudos!
Sir Donay Mendonça,

Obrigado pela dica do aprender, pois pelo que parece não existe regra geral para tal abordagem (collocations), e obrigado pelos exemplos e resposta imediata...