Melhor Forma de Adquirir Fluência na Língua Inglesa

É isso ai cassio...eu faço mesmo a coisa só que com podcasts, e também as vezes com filmes/seriados, só que ai eu separo uma cena de no maximo 5 minutos.
Depois que tiver entendendo mais de 80% do audio eu passo pra proxima cena/podcast. Meu listening vem melhorando muito com isso. As vezes também deixo sintonizado em rádios americanas.
MENSAGEM PATROCINADA Para aprender mais sobre os Tempos Verbais baixe agora o: Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola.

Clique aqui e saiba como baixar!
Alguém já usou o metodo Pimsleur? Ele diz pra estudar 30 min por dia um audio...cada dia é um audio diferente. Me pareceu interessante pelo tempo dedicado, mas nao sei nao, só 30 min por dia será suficiente?
http://www.pimsleurapproach.com/
Avatar do usuário jackmorais 140 2
Contar minha experiência pessoal. No MAI English, meu professor contou isso em 1990:

Um brasileiro aos 4 anos já falava um português, mas limitado. Aos 7 anos falava um português razoável. Adquiriu a fala porque cresceu ouvindo o idioma.

Aí, ele entrou na escola e, provavelmente, lá pelos 17 anos, falava e escrevia um português muito melhor. Para passar num vestibular, por exemplo. Adquiriu a língua porque ele tinha um objetivo.

10 anos ouvindo e estudando as estruturas de português e ele aprendeu. O mesmo acontece com outros idiomas. Então, ele finalizou, se levar de 5 a 7 anos para saber bem o inglês não parece tão fora da realidade assim.

Daí, em 1999, li sobre essa pesquisa feita por Wayne Thomas e Virginia Collier.: http://www.everythingesl.net/inservices ... _55843.php

Resumo: algumas variáveis influenciam a aquisição de uma nova língua. Jovens têm uma performance melhor do que adultos. Mas indiferente a fatores como idade ou escolaridade, analisando todas as varíaveis possíveis, crianças com boa escolaridade tinham de 2 a 3 horas de Inglês POR DIA e adquiriram a idioma depois de 5 a 7 anos.

Então:

1) Tenha um objetivo claro. Quantas horas por dia você pode e deseja praticar?

2) Se aos 4 anos de idade, ouvindo e praticando o português, seu nível era razoável, você deve considerar que talvez levará uns 4 a 5 anos, ouvindo e praticando o inglês, para ter um nível razoável.

Se você tinha facilidade com o português na escola, provavelmente, terá mais facilidade em aprender inglês, que não difere tanto do português quanto, digamos, mandarim. Então você precisa tentar repetir o mais próximo possível o ambiente no qual adquiriu o português.

Então, durante 4 anos, após fazer 2 anos de MAI, eu fiz 2 anos de conversação, que foi excelente. E estudei sozinho por mais 3 anos, seguindo a técnica do meu curso de conversação e atingi um nível satisfatório. Falar e passar em testes de inglês. Após 4 anos, meu inglês estava muito bom. Estudei até chegar aos 7 anos de estudo e até hoje faço só manutenção;

Meu objetivo era claro: imersão o máximo possível e praticar o idioma 6 dias da semana, 1 hora focado na prática e 2 horas assistindo filmes e séries, com a legenda atrasada, e ouvindo músicas cujas letras eu havia lido antes.

Essa 1 hora era assim: áudio com transcrição. Lia a transcrição, traduzia o mínimo possível. Depois de entendida, eu ouvia o áudio, e relia, diversas vezes. E mais algumas vezes, eu falava junto com o áudio para treinar pronúncia e ritmo. Eu li e ouvi cerca de 1500 áudios por 5 anos.

Hoje, aplico essa técnica com meus alunos de conversação e eles conseguem ser bem sucedidos. Eles levam de 4 a 5 anos para adquirir o idioma num nível satisfatório, saem do "não sei nada" até chegar em um bom inglês.

Desculpe o texto longo. Espero ter contribuído.

Boa sorte em seus estudos!

Um grande abraço!