Melhor Forma de Adquirir Fluência na Língua Inglesa

Eu tenho bastante facilidade em ler e escrever em inglês. Meu vocabulário é relativamente bom.
Minha grande dificuldade é adquirir fluência em fala e escuta.

Eu ainda me perco no meio da conversa, ou do filme, com a velocidade da fala e não consigo raciocinar na mesma velocidade.

Eu também não tenho contato com o idioma regularmente, o que torna minha prática mais lenta.

Acham q a solução seria simplesmente ir pra fora do país, ou seria melhor tentar cursos focados só em conversação? Esses cursos de sites como EnglishTown, dentre outros, realmente ajuda quem está querendo, como eu, adquirir fluência?

INGLÊS PARA VIAGENS
A professora Marcela Miranda, mais conhecida como a Tia do Inglês, ensina nesta aula introdutória o vocabulário básico de inglês para viagens. Está se preparando para sua próxima viagem? A sua jornada começa aqui! ACESSAR AULA
12 respostas
Ordenar por: Data
Bom dia,

Estudo inglês há anos e pratico todos os dias pois trabalho com TI e dou suporte para países do mundo inteiro, usando o inglês para me comunicar com a maioria deles. Mesmo assim, também tenho dificuldades para entender todos os diálogos de um filme e principalmente de uma música. Não se preocupe, isso é muito comum.

Creio que somente pessoas nativas estão aptas a entender 100% do que é dito. Tenho vários amigos que aprenderam inglês fazendo cursos e todos os honestos (Porque está cheio de "garganta" por aí dizendo que sabe tudo de inglês, mas na verdade não sabe nada) relatam a mesma dificuldade.

Estes cursos voltados a conversação podem ajudar e muito nesse caso, mas se você quer chegar a um nível elevado de compreensão/conversação, eu recomendo um intercâmbio 100% focado em aprendizado (Nada de festas, como a maioria dos estudantes fazem) por no mínimo 2 meses.

E sobre o EnglishTown, já fui aluno da escola e ela é muito boa, porém exige dedicação da sua parte, e é aí que mora o problema. No começo você se dedica, porém com o tempo, é difícil manter a regularidade.

Espero ter ajudado.

Abraço.
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Complemento:
Eu ainda me perco no meio da conversa, ou do filme, com a velocidade da fala e não consigo raciocinar na mesma velocidade.

Eu também não tenho contato com o idioma regularmente, o que torna minha prática mais lenta.

Acham q a solução seria simplesmente ir pra fora do país, ou seria melhor tentar cursos focados só em conversação?

A solução é simplesmente continuar praticando - o tempo e a frequência vão te dar o domínio necessário - um curso de conversação pode ajudar bastante, dando os atalhos. Na verdade, não é tarefa fácil entender tudo o que vem pela frente, ainda mais "ouvindo" - isso nem mesmo falantes nativos o fazem. Veja o que disse o Thomas(americano) em outro post:
Pode ser que entenda melhor a segunda vez porque não está tentando entender cada palavra, e por estar menos preocupado, não faz tanto forço e tem menos problemas. Não acontece o mesmo nos esportes? Você acha que entendo tudo que dizem em um diálogo no meu idoma nativo? Pergunte para meu filho. rsrsrs Nem um falante nativo sempre entende tudo. Mas pelo contexto ele sabe aonde vai a conversa. Numa conversa na rua, a gente pode perguntar se não entende uma palavra ou expressão. Num diálogo, não se pode. Siga praticando. Tudo vai dar certo.
Marcio_Farias 1 24 214
Imhotep e maciotas, primeiramente bem-vindos ao fórum!

Imhotep, pegue uma cadeira, sente-se e sinta-se à vontade para perguntar o que quiser!

Maciotas, por que você achou difícil manter a regularidade no EnglishTown?
Não tem segredo nenhum, se você tiver mais contato com o idioma vai alcançar com mais facilidade seus objetivos, pelo contrario daqui a alguns meses estará se perguntando novamente, como melhorar nisso, ou aquilo.

Se exponha mais, se arrisque mais, estude mais, tente um pouco mais.
Obrigado pelas respostas, pessoal!

E cursos de conversação? Indicam algum? Ou professor particular é melhor?
AMPLIANDO O VOCABULÁRIO
Isa Mara Lando é uma referência entre os profissionais de tradução. Ela já traduziu mais de 100 livros, entre eles estão obras de autores aclamados, como: George Orwell, Salman Rushdie e Walter Isaacson (a biografia de Einstein). Nesta aula gratuita, Isa dá várias dicas de vocabulário. ACESSAR AULA
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Depende do curso e depende do professor particular.

Analise os pontos:

Valor pago
O quanto está aprendendo - eficácia
Flexibilidade de horários

Há cursos e há professores que oferecem tudo isso. Seria bom pesquisar aí na sua cidade e ver qual vale mais a pena.
Na minha opinião a melhor forma é escutando,escutando,escutando muito Inglês,por que:

-Escutando você aprende gramática sem perceber,de tanto ouvir no filme o cara falando "Look at you",você vai está aprendendo um pouco de gramática "at,in,on" sem precisar estudar aquelas regras chatas.

-Você vai falar gramática corretamente e vai falar rápido,de tanto ouvir o cara falando "Look at you",você vai falar "Look at you rápido quando for usar e vai falar a gramática correta,muitos alunos estudam por anos gramática e ainda falam errado e devagar,por que antes de falar eles param para pensar,agora uso at,in,on.

-Vai melhorar seu Speaking e vocabulário,pois,você vai aprender gírias,expressões,palavras que nativos mais usam que você pode usar também no seu vocabulário.

-Vai melhorar seu listening,isso demora,mas,não pode desistir,todo dia escutar Inglês.O único jeito de melhorar o listening,é escutando Inglês,treinando seu cérebro com esses novos sons.
Jerry Dorien 4 48
A maioria dos estudantes Brasileiros, só praticam o inglês na escola enquanto o português é falado praticamente 16 horas por dia.

Aqui em Manaus, a maioria dos cursos de inglês são de carga horária de no máximo 5 horas semanais sendo que dividido em 3 dias e isso não é suficiente para se adquirir fluência, Eu penso que a carga horária ideal seria 1 hora e meia na escola por dia e pelo menos mais 1 hora em casa sendo ouvindo, lendo e escrevendo, só assim o estudante pode ter uma boa evolução para alcançar a fluência.

A forma mais rápida de se adquirir a fluência é estudar com outra pessoa, pratica "no gogó" é o segredo, a maioria das vezes as pessoas mais caladas são as que menos sabem se expressar.

Abraços à todos
Estou testando um método de estudo que é o seguinte:

Pego uma música e ouço ela; ouço novamente acompanhando a letra umas 3 vezes; copio a letra (a punho); escuto ela e acompanho a letra que acabei de copiar; faço a tradução; escuto mais algumas vezes...e durmo a noite escutando essa música.

Se realmente funciona não sei, comecei faz pouco tempo... ;)

Fora os filmes, seriados e vídeos do youtube que tento acompanhar com e sem tradução...

Não é nada fácil...mas creio que acabamos nos acostumando com a língua e chegamos num ponto de fluência (é o que eu espero :roll: ).
É isso ai cassio...eu faço mesmo a coisa só que com podcasts, e também as vezes com filmes/seriados, só que ai eu separo uma cena de no maximo 5 minutos.
Depois que tiver entendendo mais de 80% do audio eu passo pra proxima cena/podcast. Meu listening vem melhorando muito com isso. As vezes também deixo sintonizado em rádios americanas.
AMPLIANDO O VOCABULÁRIO
Isa Mara Lando é uma referência entre os profissionais de tradução. Ela já traduziu mais de 100 livros, entre eles estão obras de autores aclamados, como: George Orwell, Salman Rushdie e Walter Isaacson (a biografia de Einstein). Nesta aula gratuita, Isa dá várias dicas de vocabulário. ACESSAR AULA
Alguém já usou o metodo Pimsleur? Ele diz pra estudar 30 min por dia um audio...cada dia é um audio diferente. Me pareceu interessante pelo tempo dedicado, mas nao sei nao, só 30 min por dia será suficiente?
http://www.pimsleurapproach.com/
Contar minha experiência pessoal. No MAI English, meu professor contou isso em 1990:

Um brasileiro aos 4 anos já falava um português, mas limitado. Aos 7 anos falava um português razoável. Adquiriu a fala porque cresceu ouvindo o idioma.

Aí, ele entrou na escola e, provavelmente, lá pelos 17 anos, falava e escrevia um português muito melhor. Para passar num vestibular, por exemplo. Adquiriu a língua porque ele tinha um objetivo.

10 anos ouvindo e estudando as estruturas de português e ele aprendeu. O mesmo acontece com outros idiomas. Então, ele finalizou, se levar de 5 a 7 anos para saber bem o inglês não parece tão fora da realidade assim.

Daí, em 1999, li sobre essa pesquisa feita por Wayne Thomas e Virginia Collier.: http://www.everythingesl.net/inservices ... _55843.php

Resumo: algumas variáveis influenciam a aquisição de uma nova língua. Jovens têm uma performance melhor do que adultos. Mas indiferente a fatores como idade ou escolaridade, analisando todas as varíaveis possíveis, crianças com boa escolaridade tinham de 2 a 3 horas de Inglês POR DIA e adquiriram a idioma depois de 5 a 7 anos.

Então:

1) Tenha um objetivo claro. Quantas horas por dia você pode e deseja praticar?

2) Se aos 4 anos de idade, ouvindo e praticando o português, seu nível era razoável, você deve considerar que talvez levará uns 4 a 5 anos, ouvindo e praticando o inglês, para ter um nível razoável.

Se você tinha facilidade com o português na escola, provavelmente, terá mais facilidade em aprender inglês, que não difere tanto do português quanto, digamos, mandarim. Então você precisa tentar repetir o mais próximo possível o ambiente no qual adquiriu o português.

Então, durante 4 anos, após fazer 2 anos de MAI, eu fiz 2 anos de conversação, que foi excelente. E estudei sozinho por mais 3 anos, seguindo a técnica do meu curso de conversação e atingi um nível satisfatório. Falar e passar em testes de inglês. Após 4 anos, meu inglês estava muito bom. Estudei até chegar aos 7 anos de estudo e até hoje faço só manutenção;

Meu objetivo era claro: imersão o máximo possível e praticar o idioma 6 dias da semana, 1 hora focado na prática e 2 horas assistindo filmes e séries, com a legenda atrasada, e ouvindo músicas cujas letras eu havia lido antes.

Essa 1 hora era assim: áudio com transcrição. Lia a transcrição, traduzia o mínimo possível. Depois de entendida, eu ouvia o áudio, e relia, diversas vezes. E mais algumas vezes, eu falava junto com o áudio para treinar pronúncia e ritmo. Eu li e ouvi cerca de 1500 áudios por 5 anos.

Hoje, aplico essa técnica com meus alunos de conversação e eles conseguem ser bem sucedidos. Eles levam de 4 a 5 anos para adquirir o idioma num nível satisfatório, saem do "não sei nada" até chegar em um bom inglês.

Desculpe o texto longo. Espero ter contribuído.

Boa sorte em seus estudos!

Um grande abraço!