Meu caderno de Vocabulário - Opinião

Olá pessoal!

Bem, eu passei um bom tempo procurando uma maneira bacana de criar um caderno de vocabulário, pois no modo "tradicional" de se fazer, ou seja, criando listas de vocabulários específicos, estava ficando chato e cansativo. Foi ai que tive uma ideia meia maluco de fazer um caderno de vocabulário misturado com anotações, é o seguinte:

- Primeiro, eu escolho o que quero aprender: animais, móveis, profissões etc
- Segundo, eu penso em verbos e adjetivos que posso usar nesse determinado grupo. Por ex: Se eu estiver aprendendo sobre animais, eu posso aprender os verbos: passear, lavar, alimentar, pescar etc..E qualidades : carinhoso, bravo, grande, pequeno etc
- Terceiro, poderia escrever o uso de alguns advérbios e preposições por meio de frases, utilizando esse vocabulário, ao invés de aprendê-las soltas.

Bem, basicamente foi isso que eu pensei, mas tenho alguns pontos que quero que vcs me ajudem:

1) Esse esquema de anotações pode trazer confusões na hora de revisar?
2) Vale a pena investir um tempo significativo (por ex. 40 min ou 1h por dia) fazendo um caderno nesse esquema?
3) Quantas palavras por grupo devo começar? 10,15, 20? Pq tem muito vocabulário em um grupo. Tem muitos animais, muitas profissões, muitos objetos. Tenho medo de ficar uma coisa enorme e maçante.

É isso, agradeço desde já!

AMPLIANDO O VOCABULÁRIO
Isa Mara Lando é uma referência entre os profissionais de tradução. Ela já traduziu mais de 100 livros, entre eles estão obras de autores aclamados, como: George Orwell, Salman Rushdie e Walter Isaacson (a biografia de Einstein). Nesta aula gratuita, Isa dá várias dicas de vocabulário. ACESSAR AULA
2 respostas
Ordenar por: Data
Ancrispa 9 55
Moisés

Vou te dar um exemplo que talvez possa te ajudar. Você vai estudar sobre animais. Então escolhe os bichos mais comuns e faz uma lista no caderno começando por animais domésticos, animais selvagens, animais que vivem em fazenda. Você não precisa aprender todos os animais porque seria um desperdício de tempo. Por exemplo, pássaros: pardal, pombo, águia, cegonha, corvo, gavião, andorinha, beija-flor. O que um pássaro tem? Penas, bico, garras... Um pássaro faz um ninho. Este tipo de vocabulário é essencial. Estude também algumas expressões idiomáticas relacionadas com animais comuns no dia a dia da língua inglesa.

Aqui tem um link para te dar uma ideia:
http://hubpages.com/hub/25-Bird-Idioms- ... e-Learners

Escolha 5 ou 6 expressões idiomáticas para estudar durante toda a semana já que a lista tem 25.

Acho que se você estudar 10 palavras de um tópico por dia é um bom começo. Se estudar um substantivo e quiser agrupar adjetivos, advérbios e verbos que são usados junto com ele, será válido se revisar constantemente, mas se for só para escrever e depois não usar não faça, pois estará perdendo seu tempo.

Aqui tem um exemplo de collocations usadas com o substantivo idea:
http://prowritingaid.com/collocations-d ... -idea.aspx

Não tem como você assimilar toda essa informação de uma vez só. Escolha quatro palavras de cada grupo e anote no caderno.

O que eu quero dizer é que você tem que ser seletivo. Seja objetivo. Não se prolongue com listas enormes que não serão uteis. Você deve concentrar seus estudos em expressões, palavras mais usadas no dia a dia.

Em relação ao tempo, não sei qual o seu tempo disponível para estudar inglês. Supondo que você tenha 2 horas livres por dia: faça meia hora de vocabulário. 4 horas livres: 1 hora de vocabulário. Acho que escutar podcasts, assistir filmes é uma excelente forma de aprender vocabulário. E com a vantagem de fazer listening ao mesmo tempo. Tenha o caderno contigo quando assistir ou escutar algo. Anote tudo que for novo e interessante.

Acho que é isso. Espero ter ajudado.
Bom dia Moisés Gonçalves

Li o novo método que você desenvolveu para o estudo do vocabulário e achei muito interessante, o importante é usar a criatividade como fez para não se tornar maçante e com isso não ficar cansativo e sem motivação.

Com relação as dicas de Ancrispa, achei super interessantes, são todas perfeitas, adorei, vou até utilizar algumas no meu planejamento de estudo.

Segue abaixo minhas sugestões como resposta as suas perguntas:
1) Esse esquema de anotações pode trazer confusões na hora de revisar?
Acho que não, desde que você esquematize de uma forma que fique fácil de entender e que dê sentido ao aprendizado. Geralmente não utilizamos palavras isoladas sempre nas frases precisamos dos verbos, adjetivos, substantivos, advérbios, preposições, artigos, etc. Por isso acho de suma importância que você sempre no final de cada tópico investa mais em frases cotidianas, não precisa de ser muito extensas ou muito formais para o início.

2) Vale a pena investir um tempo significativo (por ex. 40 min ou 1h por dia) fazendo um caderno nesse esquema?
Sim amigo com certeza vale, até mais se for o caso de sua disponibilidade de tempo, mas tem que cuidar para não ficar muito cansativo e procure sempre utilizar intervalos de 10 a 15 minutos a cada 50 minutos de estudo. Não esqueça de dividir seu tempo disponível como bem disse Ancrispa em gramática, collocations, expressões idiomáticas e não se esquecendo de séries, músicas, filmes, etc, pois são atividades mais prazerosas que vão despertar o seu interesse no estudo.

3) Quantas palavras por grupo devo começar? 10,15, 20? Pq tem muito vocabulário em um grupo. Tem muitos animais, muitas profissões, muitos objetos. Tenho medo de ficar uma coisa enorme e maçante.
Ai está um ponto importante, recomendo na minha opinião que selecione as principais palavras de cada grupo de 10 a 15 acho que já é suficiente e com o tempo quando perceber que já está dominando o assunto pode aumentar a quantidade. Uma dica super importante é não não esquecer de ficar sempre revisando, e só passe para outro grupo quando estiver sem dúvidas no grupo atual.

Seguem algumas outras dicas que costumo utilizar:

1) Normalmente utilizo alguns jogos com os vocabulários, por exemplo: dentro de cada grupo seleciono as palavras principais e monto caça-palavras ou jogo da forca, se tiver outra pessoa estudando junto pode também utilizar também o jogo conhecido como adedanha, existem diversos exemplos na internet. Outra sugestão é utilizar jogo da memória com cartõezinhos ao invés de forma par com imagens utilize um cartão que será a figura e outro escreva a palavra em inglês ou se preferir cole um pedaço de papel em uma imagem escrito em inglês e no outro cartão escrito em português e vai tentando formar os pares.

2) Ao revisar as listas caso a possua procure sempre que possível mudar a ordem, digo a sequência, para não ficar um coisa decorada, pois o cérebro já vai acostumando e saberá qual a próxima palavra da lista, dai quando ela aparecer isolada provavelmente não vai se lembrar, isso é normal.

3) Estudar vocabulário não é simplesmente ler (reading) e escrever (writing), é muito importante o ouvir (listening) e falar (speaking), quanto mais ouvir melhor e falar melhor, precisa ser um costume diário. Por isso acho muito importante os filmes, séries e músicas.
Segue abaixo links para treinar o speaking e o listening de seu vocabulário:

http://www.speakenglish.co.uk/vocab/?lang=pt
http://www.talkenglish.com/Speaking/Bas ... ics_I.aspx
Começe com o vocabulário palavra por palavra e depois siga para as frases, o importante é ouvir e depois repetir o máximo de vezes que achar necessário.

4) Existem alguns tópicos aqui no site com relação ao uso do vocabulário que são sensacionais. Veja:
https://www.englishexperts.com.br/como- ... cabulario/
https://www.englishexperts.com.br/categ ... cabulario/
https://www.englishexperts.com.br/categ ... cabulario/
https://www.englishexperts.com.br/categ ... cabulario/

5) Não se preocupe em saber o significado de todas as palavras, e sim as mais comuns e do dia a dia, com o tempo é que vai aumentando sua bagagem. Informação tem aos montes, o importante é não ter pressa e dar um passo a cada dia.

Acho que você está no caminho certo, prossiga e nunca desista!

Espero ter ajudado.

Bons estudos. :ugeek:

See you soon.