Meu cronograma de estudos

Hi, meu nome é Lucas e tenho 14 anos e moro em Blumenau-SC.
Eu decidi me empenhar ao máximo o estudo de Inglês sozinho, porem, dentro de uns 3 ou 4 meses irei fazer curso na Cultura Inglesa (Eu acho, porem é um tanto caro pra mim pagar - Já que sou eu que irei pagar, meus pais vão ajudar só um pouco - ), porem, quero entrar na Cultura sabendo pelo menos o básico pra intermediário ( Se eu não entrar na Cultura, uma outra escola do mesmo Nível). Eu queria montar um cronograma para meus estudos, porem, não sei com o montar, eu estou perdido... Eu já vi gente indicando esses livros e acho que vou ler:

1.Como dizer tudo em inglês ( Submarino / Livraria Cultura )
2.Como Dizer Tudo / Como Escrever Tudo em Inglês – 2 em 1 ( Submarino )
3.Fale tudo em inglês ( Submarino / Livraria Cultura )
4.Inglês na ponta da língua ( Livraria Cultura )
5.Sorria, Você Está Praticando Inglês! ( Livraria Cultura )
6.Read in English ( Submarino / Livraria Cultura )

Porem, junto com eles eu leio quais livros? eu não irei ter o livro físico, eu irei comprar/baixar livros em formato digital (SE TIVER).... Eu não sei mais o que incluir junto, em qual ordem eu leio os livros, faço quais exercícios ?

Eu assisto muitos filmes e series, porem, com a legenda em PT.

Meu Horário:

Dias de Semana

08:30 até 12:00 - Até essa hora fico em casa, ou seja, estou livre para exercitar o meu Inglês.
13:00 até 17:30 - Eu irei para a escola
17:30 até 19:00 - Estou relaxando um pouco, pra não ficar numa rotina muito pesada para mim
19:30 até 21:00 - Livre pra estudar
21:45 até 23:00 - Leio livros ( Estorias em geral, porem ao avançar um pouco, irei começar a ler livros em ingles )
23:30 - Irei dormir

OBS: Dentro de 1 ou 2 meses NO MAXIMO, meu tempo livre irá DIMINUIR , pois irei começar a trabalhar

Iria ficar muito pesado ? Acho que sim né ?

Eu também não sei com qual material irei trabalhar, com qual material irei estudar....

Eu queria que vocês me ajudassem.
Muitooo Obrigadoo desde já!

COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA
4 respostas
Ordenar por: Data
  Resposta mais votada
16 60 498
Hi there Luquinhas!

I just loved your plans to study English.
Estudei até o intermediário numa pequena escola e depois disso por quase quatro anos estive na Cultura Inglesa. Não posso me queixar de nenhuma das duas porque o básico que considero mais importante eu aprendi numa pequena escola "family business". Na cultura conheci muita gente, muitas formas de se falar e fiz muitos amigos.

Quanto aos livros creio que o Grammar in Use seja dos melhores.
Foque nos tempos verbais e estrutura da língua. Principalmente auxiliares, os quais aprendi por famílias:
- do, does, did, will and would;
- to be e seus "derivados" going to, continuous...
- modals: can, could, should, ...
- perfect tenses.

Para listening/speaking sugiro além de filmes e séries os "podcasts" aqui no EE existem vários. Na net você tambêm acha muita coisa, para pronúncia dê uma olhada na Amy Walker no youtube, algo que descobri aqui, great material.

Procure estudar por menos tempo e todos os dias, por exemplo uma hora. Aprendi isso com um e-book do Alessandro aqui do EE. Depois de algum tempo perdemos a atenção. Como vc é bem jovem aproveite sua capacidade de memorizar com tudo que lhe agrada: musica, jogos, livros....

O mais importante, pra finalizar, é tentar fazer um cotidiano com a língua. Coloque em inglês seu celular, tablet, computador, e-mail.... Faça anotações, listas, post it ... Tudo em inglês. Aprendeu uma palavra, ponha num contexto (frases, pequenos textos)...
Lembre-se que "most of time it's up to you" pra qualquer tipo de aprendizado.
Cabe a você.

See you around!
MELHORE SUA PRONÚNCIA EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Adir Ferreira, autor do livro "A Chave do Aprendizado da Língua Inglesa", nos conta como se tornou um Expert em pronúncia e dá várias dicas para você se comunicar melhor em inglês. ACESSAR AULA
Esqueci de acrescentar esses livros:

Pronúncia
1.Como entender o inglês falado ( Livraria Cultura )

Gramática
1.Grammar in use – Intermediate ( Livraria Cultura )
2.Essential Grammar in Use ( Livraria Cultura )
3.Gramática de Uso ( Submarino / Livraria Cultura )

Como eu utilizo esses livros? qual o plano de estudo? segunda estudo o que?terça,quarta...

Esqueci de mencionar que quero aprender a habilidade de ouvir,falar,escrever e todas as outras.
Obrigado
Obrigado pela resposta

Porem, eu estou muito perdido.
Eu queria montar um plano de estudo para mim, mas nao sei como faze-lo...
EX: Segunda estudo tal coisa,Terça tal coisa... Eu preciso acompanhar alguma aula em si no youtube?
Obrigadoo
16 60 498
Hi again!

Don't be so hard to yourself. Take it easy men!

Você não parece tão perdido, já que tem em mente um objetivo: estudar inglês...
Como você pretende entrar na Cultura Inglesa tem que se dedicar à gramática que é ponto muito forte nessa escola. Se estudar pelo Grammar in Use deve usá-lo todos os dias, que seja meia hora por dia. Siga o livro do começo, ele já é estruturado da mais básica até a gramática mais complexa.
Você tambem jà pode ir treinando filmes com legenda em inglês, filmes já conhecidos por você seriam mais fáceis para entender, o legal de filme/série é que você tem linguagem do dia a dia.
Tudo o que puder ver no youtube ou outros recursos faça-o. Mas procure "short videos", aos poucos aumente o tempo. Pra você ter idéia 30 segundos de vídeo jà tem material para muito treino. Um listening de 2.00min parece interminàvel para o estudo de línguas. Se tiver fones para a prática do listening melhor.

Tente praticar por jogos em inglês. Muita gente não sabe mas até palavras cruzadas e quizzes você acha facilmente em bancas de jornal, com inglês de qualidade. Sei que parece meu velho, e é pois já sou um tiozinho LOL. Contudo, puzzles, quizzes e crosswords são muito comuns em inglês, uma língua com tantas palavras (muitas mesmo) e ortografia (spelling) é muito praticada pela língua inglesa, por ser difícil nessa língua.

Até comic books servem pra aprender. Tudo com inglês de qualidade, mesmo que simples.

O tempo que você tem é suficiente. Você já tem sua meta, ...so go for it.

Seguem algumas sugestões de sites:

Música - http://www.lyricstraining.com. Para treinar letra de música "lyrics"
Grammar - http://www.englishpage.com. Pra treinar tudo em exercícios on line, leitura, etc
Listening - http://www.esl-lab.com esl é para estudantes que não falam inglês como primeira língua

Como não aprender inglês, sugiro que compre, é um clássico do estudo para brasileiros.
Espero ter ajudado.

Cheers!