Duolingo: Como Aprender Inglês no Celular

  Verificado por especialistas
André Lima 3 22
Entre os aplicativos que mais uso e gosto está o Duolingo. Para quem gosta de aprender inglês como eu, é um caso de paixão à primeira vista. Você aprende inglês de graça e de forma super intuitiva. Todos que eu conheço que usam esse App gostam muito e por isso, além de recomendá-lo, também quero ajudar você a usá-lo.

Na minha visão de engenheiro de computação que adora tecnologia da informação, acredito que os fundadores do Duolingo fizeram um trabalho brilhante ao desenvolver uma forma fácil e divertida das pessoas começarem a aprender um novo idioma. Eles produziram o software de aprendizado de inglês mais impressionante que conheço. Na minha opinião, é uma das melhores implementações do conceito de gamification na educação de massa. Inspirador para mim.

O Duolingo é atualmente a plataforma de ensino de idiomas mais popular do mundo, dezenas de milhões de usuários. Depois da Rosetta Stone fechar o Livemocha toda a comunidade, que aprendia diversos idiomas gratuitamente, migrou em massa para o Duolingo.

Atualmente no Duolingo, quem fala português, pode escolher aprender inglês, espanhol, francês e alemão. Você pode aprender mais de um idioma ao mesmo tempo. Aqui vou me limitar a falar sobre a aprendizagem do inglês, mas se aplica a todos os outros. Então confira abaixo como usar o aplicativo:

Como baixar o Duolingo?

A forma mais comum de uso do Duolingo é no celular. Mas você também pode usar pelo site duolingo.com em conjunto com o aplicativo. Então coloquei essa opção abaixo para te lembrar dessa possibilidade. Escolha a versão do seu celular e faça o download do aplicativo:
Como entrar no Duolingo?

Depois de baixar o aplicativo do Duolingo no seu celular, ao abrí-lo você vai começar o processo de entrada. O processo é bem simples e em poucos cliques você já estará fazendo as lições. Aqui considero que você ainda não tem um login. A criação do perfil e do login você verá mais à frente.

Depois de escolher o idioma, no nosso caso o inglês, o próximo passo é um dos mais importantes de toda a metodologia do Duolingo: a escolha do tempo que você vai se dedicar diariamente.

Lembre-se que o tempo de dedicação é diário, ou seja, requer além da disciplina, que você escolha algo em sua vida que deixará de fazer para se dedicar ao estudo de um novo idioma. Te garanto que essa tarefa não é nada fácil, então por isso e por experiência própria, prefira começar com 5 minutos por dia.

Continuando, você irá indicar o seu nível de inglês. Aqui uma outra dica importante: a não ser que você realmente tenha nível intermediário-avançado ou superior, escolha começar com o básico, por dois motivos:

Primeiro: é natural nós acharmos que sabemos mais inglês do que realmente sabemos. Isso só se percebe quando você compara sua evolução no aprendizado. Vai por mim, se você continuar estudando vai entender o que estou falando.

Segundo: começando do básico, mesmo que já saiba alguma coisa, vai fazer você relembrar vários conceitos e mais importante: vai te dar confiança ao passar mais rápido pelas lições iniciais. A confiança é irmã da dedicação e uma ajuda a outra a você não parar de estudar.

Configuração inicial prontinha! Agora é mãos à obra e começar seus estudos. Se você seguiu meu conselho vai ver a tela abaixo da Lição 1 do módulo Básico 1.

A interface dos exercícios é bem intuitiva e você provavelmente não terá dificuldade em responder. Não se preocupe em errar. São apenas exercícios e o Duolingo irá automaticamente repetir as palavras que você não sabe, até você aprendê-las.

Ao concluir os exercícios você será convidado a criar o seu perfil, se ainda não tiver feito. Também tenho uma dica aqui: use o Facebook para entrar no Duolingo. Ao fazer isso o Duolingo irá te informar quais dos seus amigos também estão usando o aplicativo.

Seguindo seus amigos no Duolingo, você irá acompanhar a evolução deles e eles a sua, gerando uma concorrência e uma motivação a mais para estudar diariamente. Esse é um dos elementos do gamification que faz com que nós fiquemos viciados em jogos. Aqui o gamification é usado para você ficar viciado em estudar inglês.

Duolingo: como funciona?

O funcionamento do Duolingo é bem simples e fácil de entender. Você é exposto de diversas formas durante as lições a palavras para formar o seu vocabulário. Quanto mais fizer as lições mais você vai aumentar o seu vocabulário e consequentemente seu entendimento da língua.

A tela inicial do aplicativo, na aba Aprender, você verá todo o caminho que irá percorrer enquanto estiver estudando no Duolingo. O caminho é longo mas não se preocupe, o aplicativo foi feito para, no dia a dia, parecer bem leve.

Os módulos coloridos são os que estão disponíveis para você estudar. Cada módulo é composto por várias lições. Ao completar todas as lições de um módulo, o próximo módulo é liberado para você.

Na aba Amigos você poderá acompanhar o desempenho dos seus amigos e comparar com o seu. Por várias vezes que não estava tão motivado, foi isso que me fez entrar no App todo dia. É viciante.

Tem também à aba Loja onde você poderá comprar ou trocar seus pontos por atalhos no aprendizado. Eu não uso muito então não vou entrar em detalhes.

Acessando o Duolingo pelo navegador do seu computador, você poderá ver também uma outra aba chama Palavras. Nela estão listadas todas as palavras que você foi exposto durante as lições e qual é o seu grau de confiança em cada uma. Aconselho dar uma olhada.

Por fim, ao concluir a sua meta diária de exercícios, aqueles 5 minutos que definimos anteriormente.

Observe que tem uma métrica nessa tela: 1 dia de ofensiva. As ofensivas são um jeito de marcar por quantos dias você usa o aplicativo consecutivamente. Por exemplo, se você usar o Duolingo por três dias, terá marcado em seu perfil "3 dias de ofensiva". Mas se deixar de usar um dia, volta ao zero.

Essa métrica é baseada no sistema de aprendizado por repetição, que necessita da prática diária. Isso deixa muita gente chateada quando tem muitos dias de ofensiva e por um descuido esquece de fazer por um dia, mas é importantíssima para a metodologia. Há uma maneira de "driblar" isso que é comprando o item "Bloqueio de ofensivas" na Loja.

Duolingo emite certificado?

Para você estudar no Duolingo não se paga nada. Todos os módulos e lições são gratuitas. Você estuda sozinho, somente com a ajuda do próprio aplicativo que como vimos é intuitivo e também com a comunidade gigante do Duolingo, onde você poderá tirar dúvidas com outros usuários.

Recentemente o Duolingo criou sua própria certificação de proficiência em inglês: Duolingo English Test. Eu sou muito crítico com relação a certificados de conclusão de curso de inglês, mas isso que o Duolingo está oferecendo vai muito além disso. A visão dos fundadores do Duolingo é grandiosa. Eles estão construindo uma certificação, que já é aceita por diversas grandes universidades, assim como certificações mais tradicionais como TOEFL e IELTS. É uma ousadia que só quem é bancado por grandes investidores, como eles, conseguem executar.

A certificação é paga e a avaliação é muito séria e sofisticada. Por acaso uma brasileira, a Gina Gotthilf, é vice-presidente do Duolingo e ela deu uma entrevista super divertida e interessante para o podcast do JovemNerd falando sobre essa certificação.

Duolingo é bom?

Para concluir, o Duolingo não é um curso completo para ser usado sozinho. Você não tem, por exemplo, um professor ou alguém com quem possa tirar dúvidas ou praticar. Mas ele é um ótimo complemento a outro curso de inglês e recursos online para qualquer estudante. É fácil de usar, divertido e realmente funciona.

Se você deseja alcançar a fluência, lembre-se de ler, escutar, escrever e realmente viver a língua que você está aprendendo.

Se eu tiver escrito aqui algo incorreto, por favor comente abaixo. E se você tiver outras dicas de uso do Duolingo, mande também!
APRESENTAÇÃO PESSOAL EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina como você deve se preparar para fazer uma apresentação pessoal profissional em inglês. O conteúdo dessa aula ajudará você a aproveitar melhor as oportunidades no ambiente corporativo. ACESSAR AULA
Colabore