Na frase "Não pergunte se ela bebeu" eu uso If ou Whether?

Na frase: "Não pergunte se ela bebeu." eu uso if ou whether em inglês?

Mais informações caso seja necessário para o contexto: é uma frase feminista, dizendo que se ela foi estuprada não foi culpa dela e nem do fato dela ter bebido.

TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. Você ainda ganha o eBook sobre o Verbo Get em seu e-mail. INICIAR TESTE
1 resposta
  Resposta mais votada
6 14 102
.
O uso de if ou whether é uma dúvida bastante comum entre estudantes de inglês.
Primeiramente, se empregado como condicional, deve-se usar necessariamente if. Exemplos:

1. If I call her, she'll tell me everything that happened.
2. She might not have believed anything if she hadn't witnessed the crime herself.

Em segundo lugar, para indicar incerteza acerca de um fato, qualquer uma das duas pode ser usada:

3. I did not know whether she had been invited to the meeting.
4. I don't know if she is going to call me.

Em terceiro lugar, para tratar de opções entre duas escolhas possíveis use wether:

5. I didn't know whether she was arriving on Monday or Tuesday.
6. I wasn't sure whether she had bought the chocolate or the ice cream.

Finalmente, após os verbos ask, know, wonder, a gramática sugere o uso de whether, mas informalmente pode ser qualquer dos dois. Antes de preposições, use whether:

7. I didn't ask her whether she was guilty or not.
8. My choice may depend on whether they pay me or not.

No seu caso, gramaticalmente ficaria melhor utilizar whether:
Don't ask her whether she's drunk.
Informalmente, poderia ser usado o if também:
Don't ask her if she's drunk.
Para uma campanha oficial, eu escolheria o primeiro.

Cheers!
COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA