Não conte seus objetivos para ninguém!

Alessandro 3 13 98
Eu sempre incentivei as pessoas a contarem seus objetivos para os amigos e parentes. Eu mesmo fazia isso, pois acreditava que ao compartilhar meus sonhos com outras pessoas a responsabilidade aumentava e isso me forçava a executar o que foi prometido.

Eu assisti a uma palestra do TED que ensina que devemos fazer exatamente o contrário. Confira:
Você acha que isso faz sentido? Aguardo seu comentário aqui no tópico.

Happy New Year!

AMPLIANDO O VOCABULÁRIO
Isa Mara Lando é uma referência entre os profissionais de tradução. Ela já traduziu mais de 100 livros, entre eles estão obras de autores aclamados, como: George Orwell, Salman Rushdie e Walter Isaacson (a biografia de Einstein). Nesta aula gratuita, Isa dá várias dicas de vocabulário. ACESSAR AULA
21 respostas
Ordenar por: Data
Adoro evidências de testes, mas nem sempre isso vale pra todo mundo, né. É uma média.
De qualquer forma, acho que não cumprimos nossas metas simplesmente porque não definimos os passos pra alcançá-las direito, e vamos desistindo com as dificuldades que vão chegando. Criar novos hábitos é sempre difícil.
Minha meta é desistir menos esse ano hahaha
Exatamente, estou contigo.
"todas as metas que dependem exclusivamente de mim, eu prefiro não contar para outras pessoas".

Colocando em pratica isso, meus objetivos e metas ficam exclusivamente armazenadas em minha mente, pois se você contar aos parantes, principalmente, terá inúmeras opiniões. "Não faça isso, você é doido, a mais você deve fazer assim e assim".

Prefiro não mais fazer isso, tem objetivo, coloca em pratica você mesmo, se der errado, pelo menos tentou e não se arrependeu de ter ficado apenas no "Será que vai dar certo."

Thanks so much for this video. I use TED website to practice my English and other channels like #EnglishExperts
felipeh6 7 58
Hello there!

I agree! And another good thing to do is to write a "letter" with your goals and targets and then keep that "letter" with you; but don't type it, you must write it. After some time, you can read and check it again.

Excellent topic! Congrats!

Best regards.
Muito interessante, vai servir de aprendizado pra mim.
Thank you!
I Agree, it's verry interested, I cant's do it again, like I say, the silence is gold...
ATIVE O ENGLISH PLUS
Além de aprender sem anúncios, você terá acesso: aos Cursos do English Experts, a respostas verificadas por especialistas (ilimitado) e ao aplicativo Meu Vocabulário. ATUALIZAR AGORA
Gostei, vou tentar falar menos (ou nada) e fazer mais! Pode funcionar!
I really don't know. Part of me belives in it. Part of don't. Like my ancestors used to say - Silence is gold!
Oi, Alessandro! Feliz 2017!! Eu achei este video excelente! Alias, cresci com a minha Mae me dizendo 'Quando você deseja algo de verdade, deve guardar o tal desejo para você e contar o mérito para os outros.' Sempre considerei estas palavras sabias, embora so tenha entendido o que realmente significavam com o passar dos anos. Parabéns pelo seu maravilhoso trabalho.
I've notice I haven't talked my own goals to anybody in the last years, and I've reached some of them as easy as I could in the past. I've done it automatically, probably because when I couldn't get a goal that I was talked about, I was embarrassed, disappointed and sometimes angry with myself.
I didn't know about the reserch that was talked for in TED Talks' video, but it makes sense, at least to me.
PPAULO 6 49 1.3k
Pode até ser, a teoria foi muito bem elaborada e aprensentada com as palavras cuidadosamente medidas para levar nesse sentido.
Mas não estou totalmente convencido.
Há mais variáveis debaixo do sol do que supõe as nossas vãs filosofias. Para ilustrar um pouco, os pesquisados que anunciaram seus objetivos, seriam objevitos realistas? Seriam objetivos que podem ser "quebrados" em tarefas menores? Em pequenas metas?
Quanto à outra metade do grupo que não anunciou as suas metas: o pesquisador não sabendo nada sobre a meta não será capaz de estabelecer ou checar se foi a meta revelado pelos mesmos. Nada impede que alguns pesquisados possa dizer que pensou na meta X e a alcançou, de repente ele tentou fazer uma, duas coisas, no meio do caminho não deu certo e ele mudou. Isso acontece com chefs de cozinha, ou talvez com um desenhista, só pra efeito de exemplo aqui.
Num exemplo mais radical, um motorista de ônibus/táxi poderia entrar numa rua errada e mesmo assim voltar ao itinerário e dizer todo tempo que quiz entrar naquela rua, que foi tudo calculado!
O fato é que o segundo grupo alguém poderia querer mostrar algum "achievement", seu "achievement", e assim revelar o que interessa, deixando de fora o que pensa que não é o que o pesquisador quer.

Também, ao invéz da conotação do palestrante, alguém de fora poderia muito bem deduzir que o que acontece é que as pessoas que "falam muito" (portanto ao falar também fazem promessas, anúncios etc.) não são bons em realizar projetos.
Ao passo que, aqueles que são bons em planejamento na execução de projetos, em geral não são de proclamá-los aos quatro ventos. Eles são mais ação!

Talvez o fator acima seja mais importante e instrumental que o fato de anunciar uma meta ou não.

E mais, coloque várias pessoas numa sala, as extrovertidas geralmente serão as mais comunicativas (com maiores chances de serem as que vão anunciar seus projetos).
Coloque essas mesmas pessoas extrovertidas dessa sala num ambiente em que não podem se comunicar entre si, e sim fazer uma tarefa que requer muito foco (e tire a música da sala), o que acontece? O tédio vem, elas cairão no marasmo, e algumas vão até cochilar.
Sabendo que há várias outras pessoas com a mesma característica na sala, mas que de repente não poderão conversar entre si!
Os menos extrovertidos poderiam ser os que iriam "focar" mais em tal situação e realizar o que pretendem (e o que foi dado pra fazer).
ATIVE O ENGLISH PLUS
Além de aprender sem anúncios, você terá acesso: aos Cursos do English Experts, a respostas verificadas por especialistas (ilimitado) e ao aplicativo Meu Vocabulário. ATUALIZAR AGORA
PPAULO 6 49 1.3k
Agora, há casos e casos...
Por exemplo, se alguém diz que vai emagrecer e ficar dentro de casa, "chances are" de que essa pessoa não consiga emagrecer e até engordar mais depois do tal anúncio. Ainda que ela compre uma bicicleta ergométrica...mas que deixe pegando pó!
Essa mesma pessoa pagando uma academia irá todo dia, por que ninguém suporta perder!
E se a pessoa pagar a academia e não for, sentirá que está perdendo o dinheiro sem ter nenhuma utilidade prática advinda disso.

Há casos e casos...
Se eu pretendo amanhã ir em algum ponto turístico que não conheço, se eu falar para um amigo de repente pode ser que ele me dê informações sobre o endereço, preços, descontos etc.
Mas se eu disser que estou estudando para um concurso para alguém que poderá ser meu concorrente, adivinha? Poderá haver uma série de coincidências que me façam não estudar, e eu vou culpar o olho grande dele. Então, pelo sim pelo não, é melhor deixar quieto! Quando passar, for chamado, ele vai saber de qualquer jeito.
E por aí vai, depende da importância, do que está em jogo, de percalços do caminho (anuncio que vou fazer faculdade, mas por algum motivo não dá, não é culpa de eu ter revelado meu plano.)
PPAULO 6 49 1.3k
Assim como há o tempo de colher e o de plantar, assim também há as coisas que se contam e a quem contam, há as pessoas há quem se pede ajuda ou informação. Há aquelas que vão torcer por você, e haverá aquelas que até lhe sabotarão (até mesmo só com palavras).
Muitos ditados e saberes populares podem parecer contraditórios, tipo "silêncio é ouro" vs "se você não fizer marketing de si, ninguém fará por você."
Ou "o bom cabrito não berra" vs "quem não chora não mama. (se você não pedir, ninguém vai te dar nada."
O segredo está no equilíbrio, em fazer as coisas certas na hora certa.

Um problema de fazer anúncios de que vai fazer algo, é que a pessoa pode estar tentando "convencer" outros, assim ganharia algo (financeiramente ou em termos de "gratificação", ego). Quando um anúncio é feito só "pro forma", só "pra inglês ver", sem estar com o coração naquilo que diz, aí não vai funcionar.
Acho que faz sentido sim. Além destes fatores apresentados no vídeo, tem aquelas pessoas invejosas que ficam lhe secando o tempo todo e muitas vezes dizendo que você não vai conseguir,que é coisa de louco,que é muito difícil,que não vale a pena. ETC...
Quando na verdade estão é morrendo de inveja,raiva,pois não tem coragem de fazer.
Não tem coragem de pagar o preço para conseguir seus objetivos.
Ótima reflexão para o começo de um novo ano, ou até mesmo para o início de novos projetos pessoais. Thank you for share!
PPAULO 6 49 1.3k
Yes, thank you for sharing! As always, Alessandro you bring insightful topics like this. And this year you hasn´t failed to amaze us!
And this is just the beggining! ;-)
ATIVE O ENGLISH PLUS
Além de aprender sem anúncios, você terá acesso: aos Cursos do English Experts, a respostas verificadas por especialistas (ilimitado) e ao aplicativo Meu Vocabulário. ATUALIZAR AGORA
Adriano Japan 1 2 21
"Felicidade sem platéia dura mais".
PPAULO 6 49 1.3k
But..."ninguém é feliz sozinho" and "nenhum homem é uma ilha". Of course, there´s not to say that one might be a braggart or something like that.
In my opinion, there are cases and cases, it depends on the circumstances and to whom we choose to make some announcement.
For example, a mother would most of the time, wish well to their offsprings, and try to help them. Okay, one out of a thousand will perhaps be envious, but a child will know better!
On the matter of "evil eye" (olho gordo, etc), we are a country with European and African influences and this reflects on our day-to-day habits, then it doesn´t wonder that some time or the other we are caught in this line of thought.
But in developed countries they believe in "work hard, play hard" (and study hard), so one lives so intensely that the universe conspires to the general welness.
In fact, a person green with envy and that finds that green grass is always on the other side is putting a great deal of energy in doing that, it could be better directed towards achieving their goals. What´s more, there´s a feeling that people like that only row in the reverse direction!
It doens´t hurt not to show one´s plans to such people, though! Indeed being close to them will suck you down with him/her as well, like a sinking ship ;-)
It´s better to be close to those people that thinks otherwise, the ones with the thought that if the tide goes up all boats will be lifted togheter. ;-)
Yes, couldn't agree more! I truly believe that it's better to keep goals secret indeed. I love to surprise others with my achievements instead of saying my plans.
PPAULO 6 49 1.3k
Don´t tell anyone you can´t trust, even if they are family. The heading of the topic is about "don´t tell anyone!"
Granted, "anyone" is a way of speaking...
There are some stuff that one wouldn´t tell anyone, not even to their significant other. One way not to get crazy or paranoid (whe someone has lots of friends and acquaintances) is to choose what to tell and to whom. And, of course, to weight what is at stake.
OEstudantedeIngles 2 16 113
It's better to show the results, rather than just saying you're gonna do something.
ATIVE O ENGLISH PLUS
Além de aprender sem anúncios, você terá acesso: aos Cursos do English Experts, a respostas verificadas por especialistas (ilimitado) e ao aplicativo Meu Vocabulário. ATUALIZAR AGORA
I think like that, just my parents knows, no one more needs to know what I want for my future.