Não entendo (ouvindo) o inglês falado: O que Fazer?

Digo...

Você coloca na Discovery Channel, e não entende nada.

Você coloca o filme no áudio original, desliga a legenda, e só pega algumas frases soltas no meio de tanta conversa.

Você vê um vídeo amador no Youtube, e também só pega algumas frases soltas...

Afinal...

Como fazer que seu ouvido consiga captar, se não da maneira ideal, que seja de uma maneira aceitável?

Não apenas escutar música, escutar podcast e ver no que vai dar...

Você escuta audios em inglês, você lê em voz alta, repete e repete...

O que vocês fazem ou fizeram quando perceberam que havia um grave problema no seu inglês? O tal "ouvido treinado".

Quem já passou por isso, como conseguiu superar o que eu chamo de "principal barreira"?

MELHORE SUA PRONÚNCIA EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Adir Ferreira, autor do livro "A Chave do Aprendizado da Língua Inglesa", nos conta como se tornou um Expert em pronúncia e dá várias dicas para você se comunicar melhor em inglês. ACESSAR AULA
7 respostas
Ordenar por: Data
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Bruno,

Bom, realmente não é fácil entender outro idioma na TV, Rádio ou vídeos em geral. Na grande maioria das situações, se as mesmas coisas da TV ou vídeo fossem ditas pessoalmente(frente a frente) a você, você entenderia muito mais - às vezes 100% - se tiver a prática adequada. Isso aconteceu comigo, no começo, as conversas cara a cara com alguém em inglês eram muito mais fáceis do que ouvir músicas, filmes, etc.

A grande dica é continuar estudando, se dedicando, ouvindo bons materiais(vídeos Youtube, filmes, músicas, etc) para ir treinando. E, é claro, não se esquecer de praticar com algúem(fazer conversação) com frequencia.

Aqui no fórum há um exemplo clássico: o Thomas, que é americano, disse que muitas vezes tem dificuldades em entender músicas em inglês, e até mesmo sotaques de outras regiões que não está acostumado. Então, imagina quem está ainda aprendendo o idioma? essa dificuldade é mais do que natural. Se um nativo a tem, por que um estudante não nativo não poderia ter, não é mesmo? Você sempre vai entender aquilo que tem treino/prática para entender - caso do Thomas (americano), ele entende aquilo que vivenciou, mas pode ser que não consiga se o sotaque ou vocabulário não fez parte da vida dele - australiano, britânico, ou alguma coisa de uma região dos EUA que ele não vivenciou.

Siga firme e não desista. Você vai chegar lá.

Abs,
Uma coisa é verdade...

Muitas vezes, até mesmo músicas em português eu não entendo 100% do que é dito.

Ainda mais se for esses sertanejos universitários(eca!).

Eu queria poder praticar mais com um nativo...

Alguem ae tem algumas dicas de onde eu posso arranjar um nativo?

De preferência, algum que queira/esteja aprendendo o português tambem, we can help each other.
Há quanto tempo você estuda inglês? Se em vez de ouvir os filmes você os tivesse lido, você acha que conseguiria entender o mesmo texto?

Se sim, é só uma questão de ir tentando. O meu maior conselho neste aspecto, é usar fones de ouvidos quando for assistir os filmes. Ainda hoje, se o áudio não tiver muito bom numa tv, posso ter dificuldade em entender certas coisas. Com os fones, a porcentagem de entendimento é muito mais alta.
Vish... Envie o post antigo sem querer...

Se algum moderador puder mesclar, agradeço.

Rodzilla, você perguntou sobre filmes, certo?

Eu estou pegando mais filmes de desenho tipo Megamente, Meu malvado favorito, entre outros.

Consigo mesmo sem legendas entender algumas coisas, mas com a legenda em inglês, só fica um pouco complicado os phrasel verbs(nem precisa comentar neh? Kkk)

Eu comecei a escutar uns podcast no trabalho, mas é meio complicado pq mesmo eu bombardeando o ouvido com o inglês, eu tenho que trabalhar em portugues(ó céus), então se escrevo um e-mail, tem que ser em português. Se vou tirar dúvida com alguem, português novamente.

Eu fiz algumas mudanças para tentar diminuir ao máximo possível o portugues na minha vida.

Como passo pelo menos 80% do meu tempo diário em frente ao computador, já mudei o meu google para o inglês. Evito ao máximo links brasileiros(Só ta difícil ver as noticias em ingles. XD)

Se alguem souber como acessar Globo, UOL e talz em inglês, I'll be glad.
brunoverissimo escreveu:
Rodzilla, vc perguntou sobre filmes, certo???

Eu estou pegando mais filmes de desenho tipo Megamente, Meu malvado favorito, entre outros.

Consigo mesmo sem legendas entender algumas coisas, mas com a legenda em inglês, só fica um pouco complicado os phrasel verbs(nem precisa comentar neh??? kkk)

máximo links brasileiros(Só ta difícil ver as noticias em ingles. xD)

Há quanto tempo você estuda o Inglês?

Qual é o seu a vontade com a leitura da língua? Você é capaz de estar pensando em inglês com coerência e facilidades similares à do português? Consegue manter uma conversação com um mínimo de conforto com um nativo?

No meu caso, esta série de questões veio antes de eu ser capaz de assistir séries/filmes/televisão em inglês sem legendas. E estudei vários anos, também, antes de me sentir assim confortável. Até, durante esses anos que estudava, jogava sempre vários jogos online, e costumava sempre conversar, por escrito e por áudio, com gente estrangeira, sobretudo americanos e canadenses...

se você não costuma conversar regularmente com ninguém, talvez outra boa opção seja procurar pessoas para falar pela internet em inglês (nativos, de preferência).
POWER QUESTIONS
O professor das celebridades Daniel Bonatti ensina várias técnicas para você ter conversas melhores mesmo com conhecimentos básicos de inglês. Com as power questions você vai aprender a direcionar a conversa para onde quiser e com isso alcançar seus objetivos na comunicação. ACESSAR AULA
então Rodzilla....

Eu estudei por um tempo ingles, em escola de idiomas mesmos... Mas sempre tive um vocabulário fraco.

Tipo.. o único contato que eu tive na vida real com conversação, foi com um italiano quando eu tirei férias no nordeste. Como ele não estava conseguindo se manter no portugues, pediu para eu falar em ingles, e nessa fomos indo de boa!!!

Eu queria mesmo conversar com nativos pra pegar fluência mesmo, mas pagar um absurdo como o tem no englishonline e talz, fica dificil.

Ah... já conversei por chat, tb, e foi de boa... mas escrita é bem mais fácil.

O negócio é ir por áudio mesmo.

Eu to procurando na net algum jeito de conversar com nativos em ingles, mas ta complicado achar for free... =/
brunoverissimo escreveu:então Rodzilla....

Eu estudei por um tempo ingles, em escola de idiomas mesmos... Mas sempre tive um vocabulário fraco.

Tipo.. o único contato que eu tive na vida real com conversação, foi com um italiano quando eu tirei férias no nordeste. Como ele não estava conseguindo se manter no portugues, pediu para eu falar em ingles, e nessa fomos indo de boa!!!

Eu queria mesmo conversar com nativos pra pegar fluência mesmo, mas pagar um absurdo como o tem no englishonline e talz, fica dificil.

Ah... já conversei por chat, tb, e foi de boa... mas escrita é bem mais fácil.

O negócio é ir por áudio mesmo.

Eu to procurando na net algum jeito de conversar com nativos em ingles, mas ta complicado achar for free... =/
O yahoo tem um chat com varias salas com pessoas do mundo todo, vale a pena baixar o CHAT e adicionar alguns nativos no Skype. Detalhe, nestas salas é possível conversar por voz também. Qualquer dúvida me mande um MP