Níveis diferentes em cada habilidade

2 16 113
Olá pessoal! Hoje fiz um teste de nível desses que há pela internet que disse que meu nível seria avançado(o teste não continha listening) mas eu não vejo meu nível como avançado, principalmente na hora de ouvir, acho que meu reading e writing são bem melhores. Eu poderia ter um writing avançado e um listening intermediário por exemplo, não? Acho esses testes de nível bem relativos, queria um modo mais concreto de avaliar meu nível.

And if you want to share, what level do you think you're in?

Regards x

POWER QUESTIONS
O professor das celebridades Daniel Bonatti ensina várias técnicas para você ter conversas melhores mesmo com conhecimentos básicos de inglês. Com as power questions você vai aprender a direcionar a conversa para onde quiser e com isso alcançar seus objetivos na comunicação. ACESSAR AULA
5 respostas
Ordenar por: Data
  Resposta mais votada
4 19 70
Hey guys,

Exato! Apesar das quatro habilidades se complementarem, é algo bem comum ser mais proeficiente em uma que em outra. Meu irmão por exemplo, eu consideraria seu listening no nível avançado, pois ele assiste séries de TV, videos no YouTube e filmes em inglês sem legenda, e também me entende quando eu resolvo só falar inglês com ele (haha). Contudo, sua escrita e fala são praticamante básicas ou no máximo intermediárias.

Por que será?

E eu digo, por quê listening é a habilidade que ele pratica todos os dias, mesmo sem perceber, pois ele não estuda inglês, apenas mantêm contato com a língua diáriamente. Eu diria que ele aprendeu quase que "naturalmente", ou seja, ele é um 'learner' passivo.

Já no meu caso, apesar que ter começado à aprender passivamente como ele, após ter decidido me tornar professor, passei a estudar a língua e entender suas estruturas e peculiaridades. Me tornei um estudante "ativo". Passei a tentar equilibrar minhas habilidades, mas confesso que não é uma tarefa fácil. Hoje, como professor, diria que minhas habidades estão equilibradas; o suficiênte para eu me virar em praticamente qualquer situação.

Mas se fosse para enumerá-las, diria que em primeiro lugar está meu listenning, que como meu irmão, foi a habilidade que mais pratiquei. Em segundo meu reading e writing e por último meu speaking. Como você pôde ver, meu speaking está na última posição, mas não está tão para traz assim em comparação com as outras habilidades. O que eu tenho feito para tentar alavancar-la, é tentar focar um pouco mais na mesma, ou seja, tenho tentado conversar em inglês todos os dias o máximo possível, mesmo que sozinho! (Doido, eu? Sim, doido por aprimorar minhas habilidades no inglês!)

Para finalizar, aconselho vocês sempre a tentar balancear as quatro habilidades e focar naquela que você considere mais fraca em relação às outras. Ou, como meu irmão, foque no que você realmente precisa para suprir suas necessidades como usuário desta língua tão interessante!

(O mesmo vale para nossa língua materna, que é algo que tenho negligenciado últimamente, aposto que devo ter cometido alguma gafe acima, haha)

Take care, guys!
TESTE DE VOCABULÁRIO
Faça um teste e descubra como está seus conhecimentos de vocabulário de inglês em 5 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
2 16
Olá,

Já estive numa situação parecida, com 8 meses de estudos comecei a fazer tudo que é teste pela internet(sem listening e sem textos gigantes para interpretação) e sempre conseguia um nível intermediário ou avançado, mas quando fiz um teste de verdade(presencial) que continha listening e speaking, advinha ? quase cai de costas pois diferente de você, eu achava que o meu inglês era aquilo lá mesmo, intermediário ou avançado e esse foi o meu erro, neste tal teste consegui um pre-intermediário e desde então não faço mais testes, o foco tem sido listening, reading e speaking quando tenho oportunidade. De certa forma esse ''tombo'' foi bom pois agora me encontrei. Fora isso, esses testes online(a maioria) não dizem nem de longe qual é o seu nível, a melhor coisa é continuar estudando duro e se possível se colocar a prova num teste presencial, onde somente inglês é permitido, nada de português.

Valeus
Qual teste você fez? Fala que eu ponho o resultado aqui também.

Minha melhor habilidade é ouvir, seguida de leitura, fala e por último a escrita.

Cada habilidade têm seu nível, ouvir, o mais difícil, seriam os tele jornais. Leitura, um livro adulto. Fala, dizer sem grandes pausas. E a escrita se expressar com um bom vocabulário. Na minha opinião. CNN é bastante difícil de entender.

A fluência, eu avalio, que seria poder realizar atividades comuns de um adulto: Tele jornais, ler livros adultos (ganhadores do pulitzer prize, por exemplo) e conversar e escrever para outras pessoas, adultas.

Até então, se é intermediário.
1 3 96
Olá, pessoal. Peço desculpas pelo que vou dizer: estes testes de internet são de pouca serventia - alguns nenhuma serventia.

Fui professor de curso de inglês por 9 anos (larguei tem 2 anos porque troquei de emprego) e meus alunos sempre me perguntavam se eles refletiam a realidade. Eles são de baixo nível, bem baixo mesmo - a grande maioria. E os cursos de inglês, a propósito, quando dizem que você terminou o avançado, na verdade, querem dizer que você está no intermediário e olhe lá.

Mas, vamos ao que interessa: avaliar alguém é sempre difícil, porque você transforma a performance das pessoas em números e conceitos que, por muitas vezes, não se refletem no dia-a-dia em situações reais, em oposição às situações formulaicas das provas. Ainda assim, acho essas provas a melhor forma de avaliar seu inglês. Elas são limitadas, têm formato específico que, com treino, você pontua mais. Enfim ...

Há provas aceitas internacionalmente. Recomendo o TOEFL, os exames de Cambridge e o IELTS. São as 3 mais usadas como requisito de entrada em universidades internacionais. A primeira não tem nota de corte, você faz a prova e, pelo seu resultado, te nivelam. Eu fiz essa prova pela 2ª vez em 2013. A segunda é pesada! Dura dois dias, testando todos as habilidades e você escolhe o nível que quer prestar. Os mais comuns são FCE, CAE e CPE. São bem puxadas, mas aceitas mundo afora. E o IELTS, que segue sistema parecido com os de Cambridge, mas com questões em formatos um pouco diferente. Fiz estas últimas duas em 2011 e 2012, respectivamente.

Caso queiram medir seu nível, façam uma delas. Mas adianto, com o dólar matando como está, elas giram entre 600 e 1000 reais. :(

Vou postar aqui (escaneada) o certificado de uma delas que fiz, cobrindo meus dados, mas com minha foto ridícula, rsrsrs. Se puderem arcar, tentem. Ou esperem baixar e tentem depois. E sobre mim, estou em um nível muito semelhante em todos os quesitos. Mas se tivesse que pôr em ordem do mais forte pro mais fraco, seria: Reading, Listening, Writing e Speaking.

P.S. Postarei em breve, estou colocando ela num servidor que a apagará em pouco tempo. (y)
Você só saberá se está indo bem no Inglês, quando você interagir com alguma coisa que esteja em Inglês mas que não seja dedicada a estudantes de Inglês, essa é a sacada. Coisas que são para estudantes de Inglês na maioria das vezes não "funcionam" na vida real, por exemplo, em livros sempre aprendemos isso:

How are you?
I'm fine, and you?

Como eles realmente falam:

How's it going?
I'm ok, how about you?

Então é assim, coisas que são dedicadas a estudantes de Inglês é muito limitada, se for ver um vídeo em Inglês, não prefira um vídeo que diz Advanced English Conversation, prefira ver uma entrevista de um ator americano que você gosta.

That's it.