Boa tarde.
Concordo com o Marcos.
Atualmente estou aprendendo inglês por conta própria.
E por incrível (e absurdo) que possa parecer, estou aprendendo inglês jogando.
Estou em um server americano (que entrei por acaso) e comecei a conviver com a língua.
Antes eu sabia somente o básico na parte de escrita, apesar de ter uma boa compreensão do que era dito.
Comecei em novembro do ano passado e fiquei longe da língua inglesa durante a metade do mes de dezembro e durante o mes de janeiro.
Ou seja, se formos ver em tempo de estudo tenho cerca de 3 meses.
E já consigo me comunicar com o pessoal no jogo sem usar o google translator, apesar de precisar melhorar bastante minha gramática.
Já conversei (e ainda converso) pelo RaidCall com um dos membros e consigo compreendê-lo perfeitamente e consigo conversar com ele (e olha que nunca treinei [e nem treino] meu listening e nem speaking).
Perceba que meu método de aprendizado é de forma descontraída e com algo que eu gosto. Comprei alguns livros e pretendo treinar com eles ainda (falta tempo).
E estou lendo a série Harry Potter em inglês. Vejo que tem muitas palavras ou expressões que desconheço, mas consigo compreender a história perfeitamente.
E também participo ativamente no fórum, lendo os tópicos e respostas dos nossos amigos, e quando eu posso participo também, pois ao pesquisar eu leio a matéria ou assunto, acrescentando vocabulário ao meu dicionário interno

Você pode aprender sozinho e sem "se matar" muito, crie seu próprio método ou siga algum que te agrade, há vários aqui presentes.
Aproveite que você tem um bom tempo livre para estudar.
Tudo de bom.
Abraços.