O mercado brasileiro valoriza potencialmente um certificado?

Olá galera, qual sua opinião, o mercado brasileiro valoriza potencialmente quem se certifica no idioma inglês?

ENTENDENDO AS HORAS EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina vários macetes para você nunca mais se confundir na hora de dizer as horas em inglês. ACESSAR AULA
3 respostas
Ordenar por: Data
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Sim, acredito que valoriza sim. Porém, o que mais conta é o seu desempenho. Não adianta ter um certificado e não conseguir fazer aquilo que se espera no trabalho. Com isso, o mais importante é se preparar bastante e se dedicar ao máximo.
Flavia.lm 1 10 100
Copiando daquilo que eu mesma escrevi ali em outro tópico:
Flavia.lm escreveu:a seqüência mais lógica para os exames de Cambridge são FCE->CAE->CPE. Eu só passei a me interessar mais sobre o assunto depois que entrei na Cultura Inglesa, no ano passado. Lá, eles colocam esses exames "acima de tudo", como se fosse a coisa mais importante na língua. Sendo bem sincera, não acho que seja. Pelo menos, não para algumas pessoas. Meu inglês já me abriu muitas portas na minha carreira, e eu nunca precisei mostrar nem sequer meu diplominha da escola de inglês, quem dirá um certificado de Cambridge. O que contou foi "dar a cara a tapa" e mostrar o inglês que sei - isso sim fez diferença.

À propósito, de época de faculdade até hj, já fiz muita entrevista em inglês. Me lembro que, logo que me formei, em 2004, me inscrevi em diversos programas de trainee --> haja entrevista! Era tudo em empresa grande, e nunca, nunca mesmo, me pediram certificado, acredite.

MAS o inglês serve para mais coisas além do trabalho. Por isso (e também pela influência da Cultura, lógico), eu decidi que vou fazer o exame sim. É uma forma de me auto-avaliar, me comparar com outras pessoas. O preparatório pro CPE tem sido incrível principalmente por relembrar muita coisa que eu estudei há muuuuuitos anos atrás. Mas não tenho pressa nenhuma, por isso, até eu terminar o curso vou fazer todos os mock tests que a Cultura disponibiliza!
Certificação é importante para professores e em profissões que exigem comprovação de estudo. O nível propriamente dito será analisado por intermédio de entrevistas e provas escritas. Meu objetivo é obter o CPE e estou certo de que o inglês abrirá outras portas na minha carreira. Abçs