O que aprender após o verbo to be?

Boa tarde. Tenho um nível de inglês até que bom, mas aprendi tudo "na prática", digamos assim. Consigo ler, escrever e falar até que bem, porém não sei exatamente o porquê de cada coisa. Um paralelo bom seria o do s, ss e ç no português. Faz uns cinco anos que não erro uma palavra que use essas letras, porém se me perguntarem qual a regra pra utilizar cada uma, não saberia responder.
Agora que consegui um emprego na área, estou buscando aprender o idioma "by the book". Assim chego a minha pergunta inicial, o que aprender depois do verbo to be? Sei que ele é basicamente o início pra aprender inglês, e sinto que já o domino bastante. O que vem depois? A grosso modo, o que estou perguntando seria mais ou menos uma "grade curricular" do inglês.

COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA
1 resposta
Você tem que aprender os costumes, não adianta saber inglês se você não sabe quando ou não deve usar as palavras, a diferença entre palavras formais e informais por exemplo.. "Arrive" "I arrived at the restaurant" ninguém falaria assim, eles falariam, "I got to the restaurant" no informal, em geral em tudo eles usam "I got" sem "Arrived" sem "Became" outra é que eles não falariam "Did you understand?" no sentido de intender algo que você falou e sim falariam "Get it?"

Outra e um costume de falar "You know?" por exemplo, "I was in the bakery and I bought some breads, you know? Doing it was boring as hell." Se você já domina o inglês o próximo passo é aprender os costumes e informalidades.

Eu por exemplo não sou nenhum expert em inglês mas sei como ser formal e como falar como alguém comum.