O que significa ''Jamboard''?

Um aluno me perguntou o significado de "Jamboard" a lousa virtual do Google.
Alguém sabe o que significa?
Cambly Brasil - Mensagem Patrocinada Precisa melhorar a conversação do inglês? Cadastre-se agora na Cambly e faça 15 minutos de aula grátis com um professor nativo. É rápido e fácil!

Começar agora!
3 respostas
Ordenar por: Data

Resposta aceita Resposta aceita
20 1
Assim como @Redseahorse disse: Jamboard é um nome próprio, assim sendo, não tem uma tradução precisa.

Porém complementando a resposta dele, podemos separar esse nome em duas partes: jam e board.

O termo jam quando aplicado ao meio musical, pode ser visto como um tipo de "improvisação colaborativa" (algo feito na hora por todo mundo). Assim como na definição de jam session no Wikipedia
[...] jam significa tocar sem saber o que vem à frente, de improvisação.
[...] os músicos presentes sejam convidados para subir ao palco e tocar junto com a banda sem nenhum ensaio prévio.
[...] muitas bandas costumam utilizar jam sessions como forma de estimular a criatividade.
E board (assim como também disse o @Redseahorse) pode ser traduzido como quadro.

Então juntando as duas definições, podemos considerar que o nome Jamboard tem origem na definção de "quadro de construção colaborativa".

13790 2 20 285
Veja,
Este é o nome "próprio' em Ingles de um aplicativo, criado por uma empresa e de uso global. Tal como tantos outros estrangeirismos da era digital adicionados à língua Portuguesa, este certamente deverá ser mais um, mesmo porque uma tradução equivalente, simples e precisa, talvez não seja possível.
Trata-se de uma palavra criada a partir da junção de duas palavras do Inglês - JAM (que neste caso deve ter sido emprestada do ATO DOS MÚSICOS DE SE JUNTAREM PARA TOCAR DESCOMPROMISSADAMENTE), e BOARD (LOUSA); deste modo, algo aproximado em Português talvez fosse "LOUSA DE REUNIÃO", "LOUSA DE AJUNTAMENTO".

57815 6 43 1029
Yes, "a jam (session)" would be a 'show improvisado" (no sentido de não ser uma Live profissional com alguma 'mainstream media' organizando (ou sendo a 'dona' do show). What in old times it was a gig with a pout-pourri of songs (a mix of songs and perhaps of rhytms) in (an almost amateur) live.

The 'Board' part reminds me of the 'diretoria' fad that happens in Rio (a cerveja da diretoria, a diretoria do grupo do Zap) the ones that seek to stand out from the others, the others being equals. Most of the time it´s said in jest, though, jusf for fun. If so it could be "show da diretoria" (improvisado e amador, sem ser bancado pela grande mídia - não signficando que não seja um bom show).