O significado do O' de alguns sobrenomes Ingleses

Bom, tive esta dúvida ao ver o sobrenome O'Riordan, mas há inúmeros outros que podem ser usados como exemplo pois, pelo que vi esta "contração" é bem comum para se formar nomes.

Aqui mesmo no English Experts vi algumas pessoas comentando que poderia ser a contração de 'of' ou 'old'.

Não achei muita explicação sobre isso, mas estava pensando um dia destes e me passou pela cabeça a ideia de que seria realmente a contração de 'of' pois, em outras nacionalidades já vi muitos sobrenomes compostos por 'de' + nome, por exemplo, em português (da Silva), françes (du Gard) e espanhol (del Toro).

Agora fica a questão: estou certo ou completamente errado?

Obrigado,
Rodrigo.

TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. Você ainda ganha o eBook sobre o Verbo Get em seu e-mail. INICIAR TESTE
2 respostas
Ordenar por: Data
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Rodrigo,

Veja um trecho que explica sobre o assunto:
  • ''The prefixes of names have great significance: "Mc" or "Fitz" means " son of," and "O" before a name means "grandson of" or "from the family of.'' - Georgia.com
Obrigado, era exatamente isso que eu queria saber. É parecido com a composição de alguns nomes Poloneses e Russos.