O uso de "That that" = "Que aquele"?

TheBigSpire 1 11 33
Hey people!

Eu estou escrevendo um texto, e redigi a seguinte frase:

But when I stared the third box I knew that that pair of shoes would change my life for the rest of my days.

(Mas quando eu olhei para a terceira caixa eu sabia que aquele par de calçados mudaria minha vida.)

1) É correto usar "that that" como tradução para "que aquele" ou há alguma regra específica?
2) Aproveitando o tópico, o verbo "to stare" nesse caso está bem empregado? Queria usar algo para dizer que olhei fixamente.

Thanks in advance!

COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA
9 respostas
Ordenar por: Votos
Henry Cunha 3 18 190
Dependendo da estrutura da frase, "that that" pode se tornar indispensável:

That that was not the answer, he knew very well. (necessário)
He knew very well that was not the answer. (omissão válida)

Com a vírgula, esta se torna uma frase gramaticalmente inadequada:
That was not the answer, he knew very well.
Precisamos de uma conjunção para unir duas cláusulas independentes:
That was not the answer, as he very well knew.
E sem a vírgula, acabamos com outro entendimento do significado:
That was not the answer he knew very well. = There was another answer well known to him, which was not the one he was observing in this case.

So "that that" has its uses.
Marcio_Farias 1 24 214
Telma Regina escreveu:Para evitar esse tipo de construção (that that):
"...I knew those shoes would change my life for good".
Great simplification! Making things simple makes for good writing.
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Complemento:

"That that" é correto. Este uso, inclusive, ocorre no Longman Escolar.
Marcio_Farias 1 24 214
Pelo que Henry Cunha disse, sim.
Flavia.lm 1 10 100
Corretíssimo!
CENTENAS DE EXPRESSÕES DO INGLÊS
Preparamos um plano de estudos para ajudar você a dominar centenas de palavras e expressões do inglês em tempo recorde. EXPERIMENTE AGORA
Henry Cunha escreveu:O uso de "that that" pode parecer estranho, mas é igual ao uso de "that this", "that those", etc. A omissão do "that" (como sugerido acima) justifica-se quando não causa nenhuma perda de sentido.

I know that man. ("that" é necessário; falamos de um homem especificamente)
I know that man is fallible. = I now man is fallible. (para que "that" possa ser omitido, precisamos estar falando da humanidade em geral)
I know that that man is fallible. (quando não queremos dúvida alguma de que falamos de uma única pessoa)

Semelhantemente, sem parecer estranho:

I know that this works. = I know this works.
I know that these match. = I know these match.
Então é correto usar "that that" ?
Henry Cunha 3 18 190
O uso de "that that" pode parecer estranho, mas é igual ao uso de "that this", "that those", etc. A omissão do "that" (como sugerido acima) justifica-se quando não causa nenhuma perda de sentido.

I know that man. ("that" é necessário; falamos de um homem especificamente)
I know that man is fallible. = I now man is fallible. (para que "that" possa ser omitido, precisamos estar falando da humanidade em geral)
I know that that man is fallible. (quando não queremos dúvida alguma de que falamos de uma única pessoa)

Semelhantemente, sem parecer estranho:

I know that this works. = I know this works.
I know that these match. = I know these match.
Telma Regina 9 65 608
Para evitar esse tipo de construção (that that):
"...I knew those shoes would change my life for good".
adriano78 1 19
Com relação ao verbo to stare, tem de usar at. No caso da sua frase: but when I stared at the third box...
Quanto ao that that, acho que só um that é o suficiente.