O uso do "it": was it you? Por que esse "it"?

A frase "Aliás, foi você que me chamou ontem?" em inglês, segundo o livro que estou estudando fica: "By the way, was it you who called me yesteday?"..Nao entendi o porquê do "IT" nesta frase.. Fica incorreto dizer: ...."Were you who called me yesterday" ???

TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
2 respostas
Ordenar por: Data
Marlon X19 5 16
Primeiro de tudo tenha em mente que inglês é uma lingua diferente do português, nem da mesma família é, portanto, não fique se perguntando ''por que em inglês se diz isso e no português se diz isso?'' Não faça isso, não há utilidade em ficar comparando uma língua com a outra, pois línguas se desenvolvem de uma forma natural e diferentemente.
Pense que se fosse na forma afirmativa você diria ''It was you who called me yesterday'' (Foi você que me ligou ontem!), portanto, como sabemos quando se faz e pergunta o was fica antes do it.
Aliás, tem outra forma de falar essa mesma frase, mas dessa vez usando o one (o que também é diferente do português). Ex: You are the one who called me yesterday! (Seria como dizer: Você é aquele que me ligou ontem), e para perguntar ficaria ''Are you the one who called me yesterday?''.
Marlon..muito obrigada..nao tinha pensado na afirmativa..faz todo o sentido. ..