Orações Finais - Purpose Clauses (So that) - Como usá-las?

Pessoal, eu vi o post que o donay mendonça criou no fórum (Uso do "so that" para indicar finalidade), link https://www.englishexperts.com.br/uso-do-so-that-para-indicar-finalidade/, mas mesmo assim continuou uma dúvida: Quais os tempos verbais que eu posso utilizar com as orações no presente e quais são os tempos verbais que posso utilizar com as orações no futuro?

Exemplo: "Eu comprarei uma gramática para que ela leia.", poderia ser "I will buy her a grammar so that she reads it." em vez "I will buy her a grammar so that she can/will/may read it." ? Pode-se usar o "Simple Present" na oração subordinada em vez do "Simple Future com Will" ou os modais (Can, May, Shall, etc) ? Pois eu tenho essa dúvida porque não estou achando na internet se se pode usar o Simple Present nesse tipo de oração, pois no google diz que a oração só pode estar no Simple Future com Will ou então com os modais Can, May, Shall e eu vi que o donay mendonça usou o Simple Present em umas orações nesse tópico, por isso continuo com minha dúvida.

E quanto às orações no passado? Pode-se usar o "Simple Past" nas orações subordinadas em vez de "Would/Could/Should/Might + Verbo na forma Base" ? Tipo "Eu comprei um computador para que ele o usasse." poderia ser "I bought him a computer so that he used it." em vez de "I bought him a computer so that he would/could/might use it." ? Poderia usar o Simple Past? Esta é outra dúvida que eu tenho, mas que não acho a resposta para a mesma na internet.

Por isso peço para que vocês me ajudem. Grato desde já.
MENSAGEM PATROCINADA Aprenda dicas sobre os tempos verbais em inglês! Baixe agora o seu Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um ótimo resumo para revisar todos os conceitos.

Clique aqui e saiba como baixar!