Orações Finais - Purpose Clauses (So that) - Como usá-las?

Pessoal, eu vi o post que o donay mendonça criou no fórum (Uso do "so that" para indicar finalidade), link https://www.englishexperts.com.br/uso-d ... inalidade/, mas mesmo assim continuou uma dúvida: Quais os tempos verbais que eu posso utilizar com as orações no presente e quais são os tempos verbais que posso utilizar com as orações no futuro?


Exemplo: "Eu comprarei uma gramática para que ela leia.", poderia ser "I will buy her a grammar so that she reads it." em vez "I will buy her a grammar so that she can/will/may read it." ? Pode-se usar o "Simple Present" na oração subordinada em vez do "Simple Future com Will" ou os modais (Can, May, Shall, etc) ? Pois eu tenho essa dúvida porque não estou achando na internet se se pode usar o Simple Present nesse tipo de oração, pois no google diz que a oração só pode estar no Simple Future com Will ou então com os modais Can, May, Shall e eu vi que o donay mendonça usou o Simple Present em umas orações nesse tópico, por isso continuo com minha dúvida.

E quanto às orações no passado? Pode-se usar o "Simple Past" nas orações subordinadas em vez de "Would/Could/Should/Might + Verbo na forma Base" ? Tipo "Eu comprei um computador para que ele o usasse." poderia ser "I bought him a computer so that he used it." em vez de "I bought him a computer so that he would/could/might use it." ? Poderia usar o Simple Past? Esta é outra dúvida que eu tenho, mas que não acho a resposta para a mesma na internet.

Por isso peço para que vocês me ajudem. Grato desde já.

Sabe a resposta? Seja um colaborador(a)! Ao responder questões no English Experts você ganha pontos de Reputação. Se você atua na área de idiomas, suas participações na comunidade podem ser uma ótima vitrine para o seu trabalho.

Registre-se agora e faça parte!
Colabore