Organizando Materiais Para as Aulas

Olá Gente,

Estudo inglês por conta própria e com o tempo vim percebendo que eu poderia está me atrapalhando com a quantidade de materiais disponíveis como: Livros, apostilas, cd's, textos na web, contatos nativos, entre outros, pois, percebi que não é só necessário ter esses materiais e sim uma rigorosa programação, para que não comprometa o entendimento e o interesse em aprender o idioma.

Exemplos:

Apostilas; muitas vezes acabava me enrolando e me confundindo porque cada tipo de material tem uma linguagem diferente e por diversas vezes eu também acabava estudando a mesma coisa, fazendo-me perder tempo.

Contatos Com Nativos e outros estudantes; praticar o "speak" é uma necessidade, mas por diversas vezes chegava em níveis de não ter mais assunto, ou até mesmo não falar por faltar o que dizer, não saber palavras e regras.

Horário; havia dias em que eu estava empolgado e passava 3, 4, 5, 6 horas estudando o que acabava acontecendo o "tudo o que é demais é sobra" e não tinha pique pra estudar no outro dia ou o resto da semana, o que acabava se tornando uma chatice e atrasava meu estudo, pois, eu sempre tinha que fazer uma revisãozinha básica.

Textos e Sites interessantes; sempre separei na minha barra de favoritos, sites em que eu poderia praticar um "read", mas raramente eu visitava; resumindo eu tinha diversas ferramentas, mas não sabia como usá-las ao meu favor.

Então houve um dia em que resolvi reorganizar tudo, coloquei tudo no papel o que eu tenho pra estudar e acertei uma quantidade de horas por dia e quantidade do que que eu poderia estudar nesses dias, fazendo horários. [ texto moderado ] Colocarei a imagem de um cronograma que criei pra mim de domingo a domingo, separando uma semana de apostila e uma semana de prática daquilo que aprendi para uma melhor fixação, e normas que criei para o meu sistema de ensino, espero que possa ter ajudado algumas pessoas, se vocês quiserem praticar speak no Skype ou tirar dúvidas podem me adicionar é só dizer que é do English Experts.

ID petterpmd

Seguem as imagens:
english-course-schedule.png
Abraços,

AMPLIANDO O VOCABULÁRIO
Isa Mara Lando é uma referência entre os profissionais de tradução. Ela já traduziu mais de 100 livros, entre eles estão obras de autores aclamados, como: George Orwell, Salman Rushdie e Walter Isaacson (a biografia de Einstein). Nesta aula gratuita, Isa dá várias dicas de vocabulário. ACESSAR AULA
4 respostas
Ordenar por: Data
Brother,

Achei legal sua organização. Realmente, no decorrer do tempo, nos perdemos demais.

Eu também andei assim e, do mesmo modo que você, desenvolvi um plano de estudos, que inclui, dentre outras coisas:

- Estudo em escola de idiomas online
- Assistir seriados (inglês com legenda em inglês)
- Aula particular (somente speaking)
- Leitura de livros e materiais em inglês e etc.

E uma coisa que tem me ajudado bastante: eu transferi boa parte da minha vida para inglês, por exemplo, leio livros em inglês, estou fazendo muitos amigos que falam inglês e só converso com eles nessa língua. Assisto boa parte dos seriados que gosto em inglês com legenda em inglês e procuro ouvir podcasts e etc.

Acho que mais do que um plano de estudos, devemos nos infiltrar na lingua, ou seja, desenvolver a habilidade de "se virar" em inglês, e isso inclui começar a fazer coisas em inglês, de forma que isso se torne mais natural a cada dia.

Eu mesmo, no começo, assistia seriados e não entendia quase nada, hoje, com estudo, já entendo uns 80 ou 90%. Uns 3 professores particulares, com os quais tive aula, me avaliaram em uns 80%. Os livros então, antigamente entendia muito pouco e hoje só preciso procurar uma ou duas palavras no dicionário. Ou seja, vejo que estou indo pelo caminho certo.

Voltando ao assunto do tópico, curti sua organização, mas gostaria de dar uma dica: estabeleça alguns prazos para aprendizado, isso vai te ajudar a se manter focado e determinado a atingir a meta proposta.

Metas e objetivos, precisam de prazos.

Te adicionei no skype,

Abração e boa sorte.
Claytonnog, obrigado pelas dicas, eu também gosto muito de seriados, musicas, filmes e etc... só não citei acima, porque, eu separo em lazer; mas é como você disse prazos para serem cumpridas e a ideia de transferir tudo para o inglês é excelente, eu prático em algumas coisas, mas agora vou procurar mais ainda! Te aceitei no skype! abraço
A organização é, sim, muito importante. E deve-se dar prioridade a qualidade dos materiais em detrimento da quantidade. Melhor usar um livro excelente do que três ruins. Só que devemos ter em mente que um livro/podcast/método que é excelente para mim pode ser horrível para outra pessoa. O importante é sentir-se bem com o método/material e observar se está havendo progresso com o uso do mesmo.
Quanto a seguir um cronograma, acho que esse é um dos trunfos do aprendizado. Semana passada fiz o meu cronograma mensal e vi que estou muito mais segura para estudar. =]

Take care, guys!
Very good, petterson patrick, add me there... Estou tentando me organizar tb. Meu inglês é intermediário, mas acho que preciso muito ainda praticar.

Abç.