Ouvir muito Inglês ajuda a aprender a falar Inglês

Queria saber se isso é verdade, pois eu escuto Inglês todo dia, e não vejo melhora na fala, será que eu estou ouvindo do jeito errado ou coisa do tipo, sei que Inglês não se aprende de um dia para outro, demora, leva tempo, mas mesmo assim.

APRESENTAÇÃO PESSOAL EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina como você deve se preparar para fazer uma apresentação pessoal profissional em inglês. O conteúdo dessa aula ajudará você a aproveitar melhor as oportunidades no ambiente corporativo. ACESSAR AULA
17 respostas
Ordenar por: Data
É um variante, ajuda se você praticar...por exemplo eu gosto de assistir séries e filmes com audio original em Inglês, e colocar a legenda em Português, e procuro acompanhar, aprender novas palavras e termos.
Se você só ouvir e esperar a aprender, não vai conseguir, você deve treinar e procurar descobrir as pronúncias certas, e filmes séries e outros ajudam, mas você deve praticar, estudar. Ouvir e não entender o que está sendo dito, não trará nenhum benefício.
Bem, eu acho que se você já tiver um nivel pelo menos intermediário, uma boa é assistir filmes/séries em ingles e com legendas em ingles também. Melhorei bastante meu ingles nos ultimos 2 meses fazendo isso. Ah, e procure, quando estiver estudando, só ouvir coisas em ingles, e pensar em ingles, não apenas ler "traduzindo", tentar realmente entender na lingua em questão.
Ajuda sim! Imagine quando aprendemos a falar, nós primeiro ouvimos para depois aprendemos todas as regras e tudo mais, não é? :3 Você pode não ter percebido a melhora, mas algo houve sim. Agora não é só sentar e ouvir as coisas sem buscar entender o que está sendo transmitido e esperar que brotem na sua cabeça. Como disseram, assistir com o áudio em inglês e as legendas em inglês/português ajuda bastante! Uma hora você vai acabar acostumando, e vai chegar em momentos que até vai perceber que em algumas legendas "faltam palavra"s que você entendeu só de ouvir (é tãããão gratificante quando a gente chega num momento assim! YEY!). Só não pense que elas vão chegar e se instalar na sua mente... pratique! Busque pelo que você não sabe! E se acha que esse método não está funcionando, encontre outros!
Bons estudos! n_n
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Ouvir é a base de tudo. É o princípio mais fundamental do aprendizado de línguas. Sem ouvir, você fica muito sem referências e não vivencia o idioma como DEVE.

Porém, é preciso ter cuidado. Não se pode achar que só ouvir vai resolver. É preciso treinar outras habilidades também: falar, ler e escrever. Só ouvir não resolve, não ouvir atrapalha o aprendizado.

Então: a dica é equilibrar as quatro habilidades sempre que possível - ouça, fale, leia e escreva; de preferência sobre assuntos do cotidiano nos estágios iniciais.
A princípio sim. Mas tem que fazer do jeito certo, só ouvir sem entender o que está ouvindo não adianta nada, na minha opinião estará desperdiçando seu tempo. Eu acredito, pois está funcionando comigo (podcasts), que você tem que ter pelo menos a transcrição em inglês do que vai ouvir, se tem palavras que não conhece, use um dicionário para saber o que sigificam. Comece ouvindo e acompanhando a transcrição, depois não precisará mais dela pois já saberá o que estão falando.
Mas tem um detalhe que para mim é importantíssimo: não ouça poucas vezes como se fosse um simples exercício e depois abandone o podcast. Ouça 10, 20, 30 vezes ou mais, ouça quantas vezes for necessário para seu cérebro assimilar as frases, gírias e expressões em inglês. Varie, ouça todo dia podcasts de tudo o que é assunto, principalmente os atuais. Muito já se falou sobre isso, mas vou citar mais uma vez: todo mundo aprende a falar antes de aprender a ler ou escrever é o modo natural de aprendizado do nosso cérebro, então para quê ficar "inventando moda"?
Tem muito material aqui mesmo no EE. Experimente e depois de um ou dois meses sentirá a diferença (parece propaganda de suplemento alimentar, mas falo sério) e é de graça.
Agora chega de blá blá blá e vai estudar listening.
COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA
Mas você tem que ver o seguinte também: A pessoa no seu podcast fala rápido demais? Há quanto tempo você está ouvindo?

Tem que ver essas coisas também.
Nightcrawler escreveu:Mas você tem que ver o seguinte também: A pessoa no seu podcast fala rápido demais? Há quanto tempo você está ouvindo?

Tem que ver essas coisas também.
Hey Nightcrawler, what's up?

Tem podcasts de muitos tipos. Sugiro o seguinte: se você for iniciante faça o óbvio, procure ouvir os que são falados mais devagar, assim irá se acostumando com pronúncia, ritmo etc. Vá aumentando a dificuldade aos poucos (isso se dará em poucas semanas, você verá). Eu já possuía uma boa base em inglês, mesmo assim comecei com podcasts básicos por uns dias e logo em seguida comecei a ouvir outros mais longos e com velocidade de fala praticamente normal. Percebi a dificuldade aumentar mas em algumas semanas já me acostumei. Fiquei surpreso com os resultados, em aproximadamente dois meses tive um sensível progresso em compreender o que estava sendo falado em músicas, filmes, noticiários em inglês etc. Outra coisa que percebi é que o aprendizado, a compreensão, ficam cada vez mais rápidos. Isto motiva, é quase viciante :)
Mas cada um tem seu ritmo, encontre o seu. Não subestime seu cérebro, ele tem "fome" de aprender, alimente-o com muito material e o deixe fazer o resto.

See ya.
Todo mundo falando que não funciona ouvir Inglês sem entender,comigo é diferente meu vocabulário em inglês é muito pequeno, mais desde do dia que comecei a ouvir podcast a uns 3 meses, pensava que eles falavam sempre a mesma coisa, hoje é diferente consigo identificar uma grande quantidade de palavras que eles falam. Estudo inglês sozinho, pode ter certeza que ajuda mesmo não entendendo nada, uma hora você perceber do que se trata o assunto na conversa.

Boa sorte!
Hello

Ouvir uma rádio sem enteder muito o que está se falando é eficaz para melhorar sua fala? , pois estou escutando e entendo algumas expressões, portanto gostaria de saber se ouvir desse modo pode trazer resultado no aprendizado.
De fato, se aprende melhor quando entendemos o que esta acontecendo.
Mas também acredito que ouvir sem entender ajuda muito a identificar os sons.
COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA
Concordo.
Falo por mim, ouvir sem entender acostuma nossos ouvidos com a pronúncia, entonação, ritmo etc... mas se souber o que está sendo falado, o aproveitamento será máximo.
HELLO!

Well, I'm a flesh and bone proof of it. I definitely wouldn't be able to speak English right now, if I hadn't dedicated a huge part of my learning process to simply listen to English. And this is something I still keep on doing everyday. But sadly, some people underestimate the power it has on our fluency in any language we want to speak. Which is ridiculous, because... you know: How did we learn to speak Portuguese?

A propósito: Eu marquei 01 de Janeiro, como a data em que eu iria começar a aprender um terceiro idioma. Escolhi o Alemão. A primeira coisa que fiz foi me cercar por esse idioma. Baixei 10 podcasts curtos (aprox. 04min) e coloquei no Mp3, junto com as músicas. Então volta e meia, entre uma música e outra, eu acabo sendo "obrigado" a ouvir os podcasts. Resultado, já "decorei" todos. E após algumas horas no Youtube, achei um seriado Alemão no estilo Friends, com legendas em Alemão. Estou gostando muito. :D
No meu caso, eu estou no nível intermediário então consigo entender algumas coisas. Adoro ouvir música em inglês, principalmente Flash Back, e bandas de rock. Pois as músicas são mais simples, pois repetem várias vezes os versos. Tem palavras que aprendi mesmo sem saber o significado, mas sempre que lembro da música vem a palavra na minha cabeça, de tanto ouvir a música descobri o que era. Então garanto que ouvir English ajuda, e muito.
A Ana Luiza Bergamini, do site www.inglesonline.com.br, em sua série de dicas, diz o seguinte:

"Aquilo que você não entende passa batido: áudio incompreensível é que nem um ruído de fundo. A primeira coisa que a gente faz quando uma coisa não faz sentido é tune out (a gente “desliga” daquilo), e com razão. É como você ligar pra um russo e pedir pra ele ficar falando por uma hora no telefone. Faça isso todo dia por um mês, e você até vai memorizar alguns sons. Mas vai usá-los como, se não sabe o que significam?
Eu disse isso em uma lição anterior: aquisição é um processo inconsciente e por isso quase sempre acontece sem você se dar conta. Quando você entende a mensagem de uma estória ou diálogo, as palavras ou expressões novas não vão ser tão difíceis assim de pegar. É como a gíria nova que seu amigo começou a usar e que você acabou pegando, porque entendeu o que ele estava dizendo apesar de nunca ter ouvido antes."
Eu acredito que ouvir sem entender pode sim trazer resultados positivos ao nosso aprendizado, por exemplo se ouvirmos uma frase várias vezes sem ter a compreenssão do seu significado, os sons ficarão no nosso subconsciente.

Então posteriormente ao termos a oportunidade de ouvir e compreender essa frase, será muito mais fácil fixá-la na memória.

Eu digo por experiência. Eu tenho hábito de ouvir no meu mp3 vários áudios sem compreender. E quando nem espero, ao assistir séries com legendas em português me deparo com as tais palavras que eu tanto ouvia e não sabia o significado.
COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA
Wolves. sou iniciante e procuro estar o máximo de tempo em contato com o inglês, o importante seria ver filmes com áudio e legendas em inglês, pois como todos falam, traduzir português pro inglês acaba complicando as coisas no futuro, creio que no início do aprendizado você deve procurar algo mais simples, de vocabulário fácil, seriados de tv como, the office, friends são uma boa pedida, faço isso e não tenho dúvidas quantoa evolução do meu inglês, tanto no vocabulário quanto no listening.

capi.adm, Se você tiver sempre em contato com o listening e praticando seu inglês, tenha certeza que sua pronúncia e entendimento vai aumentar a cada dia, eu também não entendo tudo mas consigo entender um contexto, procuro treinar na tv ou na internet no canal/site BBC ou CNN pelo menos ouvindo/lendo uma matéria por dia.
Sypher 1 1 24
Vou te contar a minha experiência com essa coisa de falar. Eu falo direitinho mas sou bem devagar e pausado. Porém, eu leio e ouço inglês sem nenhum problema. Então pq eu falo devagar e pausado e não naturalmente como um nativo?

Porque eu não pratíco. Se vc não tem um nativo pra falar com vc, dificilmente vc aprenderá a falar. Pra falar vc precisa falar. Porém, antes de falar vc precisa saber ouvir. Só depois que vc ouvir bem é que vc deve tentar falar. Antes tenha certeza que vc está entendendo, depois tente ser entendido :)