Ouvir... uma questão de tempo.

  Verificado por especialistas
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Olá pessoal,

Para quem está começando a aprender inglês pode parecer um tanto complicado ouvir e entender o que outra pessoa fala da mesma forma que fazemos na nossa língua materna. Primeiro de tudo, isso acontece com qualquer um que está começando a aprender um segundo idioma. Aquele seu amigo que entende bem e fala bem provavelmente nunca te disse isto simplesmente para não dar o braço a torcer.

Aprender idiomas é um processo que requer repetição, prática, carga horária suficiente (essa varia de pessoa para pessoa), e, também, uma boa orientação. Tudo que fazemos instintivamente requer treino, e com o inglês não é diferente. Existem atletas consagrados que passam muitas vezes várias horas treinando a cobrança de uma falta (no futebol, por exemplo). O segredo para se ter um inglês bom está na quantidade e na qualidade do que se estuda e, acima de tudo, na nossa força de vontade.

Leia também:

Cf. Como usar o termo SLANG: (gíria em inglês)
Cf. Como dizer "conhecer" em inglês

Bons estudos.
MELHORE SUA PRONÚNCIA EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Adir Ferreira, autor do livro "A Chave do Aprendizado da Língua Inglesa", nos conta como se tornou um Expert em pronúncia e dá várias dicas para você se comunicar melhor em inglês. ACESSAR AULA
45 respostas
Ordenar por: Data
I couldn't agree more with you, Donay!
I've been studying English seriously since 2005 and my great difficult is the listening. It's quite challenging, isn't it? Just this year (2008) I feel more confident about my progress on listening.
You must be persistent.
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Hello,Jeane
Being able to understand what other people say in a second language is not easy at all.But it can be most pleasurable when you get to a point where it´s no longer a problem,in other words,when you are becoming fluent.By the way,your English is awesome.You´re on the right track.Where there´s a will there´s a way.
Thanks...see you....,...Good luck....
Obrigado Donay, você me incentivou muito. Muito mesmo.. e eu preciso aprender esse outro idioma com urgência.

Abração
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Hi Gentil,
Do it right now! You can count on us!
Donay, vc tem toda raZao, muito bacana o que vc escreveu e também serve de incentivo pra nós que estamos começando.Muito legal!
Abraço!
CENTENAS DE EXPRESSÕES DO INGLÊS
Preparamos um plano de estudos para ajudar você a dominar centenas de palavras e expressões do inglês em tempo recorde. EXPERIMENTE AGORA
Donay,O que fazer quando se sabe muito vocabulario,(palavras isoladas), mas nao se tem uma ordem e nem método e sem saber como se usar numa frase ou numa conversa? O que fazer pra treinar a fala quando se estuda sozinho?
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Hello Bruna,
O que eu sempre diz foi contextualizar tudo que aprendia,nunca deixava um termo isolado,sempre tentava coloca-lo em uma situação prática.Quando se estuda sozinho pode ser meio complicado,mas hoje temos muitos recursos como dicionarios e bons materiais online.Por exemplo,voce aprende o verbo "Jeopardize" num filme ou livro.A primeira coisa que tem que fazer é tentar aprender a usa-lo em mais contextos,ver se é comum,formal,ofensivo e assim por diante.Você pode consultar algum material que traga os termos mostrando como usá-los de modo prático.
Ex:I don´t wanna jeopardize our plans.(Não quero por nossos planos em risco.)
Ex:You might jeopardize your career.(Você pode vir a por em risco sua carreira.)
Você pode a cada dia escolher um assunto cotidiano e criar idéias relacionadas com esses assuntos.Sempre tendo o cuidado de verificar se aquilo que está criando é natural,comum,e aceitável do ponto de vista de um nativo da língua.Uma boa idéia é usar o google.com pra isso.

Espero ter ajudado....
Muito boa idéia donay!!Excelente, mas quanto a conversaçao...como se faz no caso de uma pessoa que estuda sozinha? Existe uma saida?
Um grande abraço e muito obrigada!!Excelente trabalhO!!
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Hello Bruna,
Quanto a conversação a melhor saída é mesmo tentar encontrar alguém pra praticar com você,nesse caso você pode até "soltar' algumas frases sozinha,mas o ideal é ter alguém pra trocar idéia.Com o tempo acaba aparecendo.

I hope I´ve helped....
Donay, com certeza me ajudou bastante, e que todo conhecimento que vc tem passado pra pessoas nesse forum possa voltar em dobro pra vc.Muito obrigada e um grande abraço!
CENTENAS DE EXPRESSÕES DO INGLÊS
Preparamos um plano de estudos para ajudar você a dominar centenas de palavras e expressões do inglês em tempo recorde. EXPERIMENTE AGORA
Bruna, não sei se isso pode te animar.
Mas exista uma corrente entre os estudiosos na área de idiomas que defende que mesmo que você não tenha com quem conversar, se você tiver muito input, muita exposição ao idioma, sempre ouvindo e lendo, o máximo possível, na primeira oportunidade que você ter a necessidade de falar em inglês ele vai sair de forma completamente natural.

Praticar com alguém sem dúvidas ajuda muito, mas eu sou como você, estudo sozinho e não tenho com quem ficar conversando, então meio que tento acreditar nessa idéia e melhor ao máximo o meu input (isso já se mostrou válida em um outro idioma que eu estudo).
Eu falo sozinha :D

Outra coisa boa é, se você tem um microfone/headset (compra-se um por menos de 10 reais), pode gravar a si mesmo falando algum texto pequeno (como uma noticia), e depois ouvir. Preste atenção no que você fala errado e certo, treine, e depois de um tempo, grave novamente, e compare.
pow! otima discussao! E me motivou nos meus estudos! semana passada pensei em desistir, pois melhorar meu speaking estava(e está) dificil, nao sabia se estava evoluindo e sou da maratona de estudar sozinho e media de 3horas por dia.. isso referente e bem focado ao speaking as outras areas busco incorporar na minha vida, mudando tudo para ingles..(cel, email, colocando etiqueta nos moveis de casa, lendo materias e revistas etc)

Agora a respeito do listening ouço bastante podcast e agora acrescentei filmes c/ legenda ingles todo final de semana e mensalmente passei a comprar a speak up e ouvir as materias, e busco ouvir e analisar como o britanico e o americano falam(ja que na revista tem tanto um quanto outro). Depois tento acompanha-lo, em seguida gravo minha voz lendo e vejo como está. E no mp3 coloco musicas, e os audios da revista para ouvir enquanto estiver na rua.

Outra metodologia que uso é o microfone, conforme citado.. gravo minha pronuncia de leitura para ver como estou e faço tipo um teatro simulando situações para forçar a conversação, como o Cd da escola tem uns "production" onde posso gravar minha voz e interagir com os personagens escolhendo qual personagem desejo ser.. isso facilita bastante...

Agora assim um ponto que nao conseguir evoluir foi com as musicas, mais noss podcasts, e filme sentir uma maior evolução quanto no listening quanto no entendimento. Ja nas musicas isso eh complicado, é normal?

Donay se vc pode dar mais algumas dicas que posso acrescentar para melhorar o listening e o speaking agradeço! Acredito que há pessoas com metodologias semelhantes.. a minha.
thanks!
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Hello Camilo,
Posso te dizer que muito do que aprendi nos primeiros 4 anos de estudo(1994) foi sozinho,sem ajuda de ninguém e numa biblioteca pública.Ao conversar com uma psicopedagoga ela me disse que eu iria sim aprender muito da forma que estava fazendo,porém o "calor humano",o"timing" da conversação,a "etiqueta",a satisfação de entender e ser entendido por alguém é algo insubstituível do ponto de vista psicologico,tem muito a ver com auto-estima e afeto.O que posso dizer é que náo é difícil de se encontar alguém pra conversar,pois muita gente hoje em dia quer aprender Inglês.Independentemente de ser ter ou não com quem falar,NUNCA se deve desistir.

Go for broke!.....See you......Take care!
Excelente tópico!
CENTENAS DE EXPRESSÕES DO INGLÊS
Preparamos um plano de estudos para ajudar você a dominar centenas de palavras e expressões do inglês em tempo recorde. EXPERIMENTE AGORA
Excelente tópico!

Estudo sozinha tb e a Internet é uma ferramenta maravilhosa. Depois que descobri o English Experts eu tive uma evolução incrivel. Eu sei que cada pessoa tem a sua metodologia e é ai que eu acho q esta o grande segredo: você tem que descobrir a sua paixão! Se vc gosta de ouvir musica, se vc gosta de assistir coisas, se prefere ler, conversar... ai esta o caminho. Quando vc descobre o que realmente te motiva vc se sente empolgado pra continuar.

Como eu sempre fui apaixonada por musica, eu sempre procurei traduzir minhas musicas favoritas (mesmo que eu entenda sobre o que se trata), pra aumentar vocabulario, organizar e estruturar pensamentos, etc.... e é incrivel! Num belo dia como num passe de magica, você escuta alguma coisa nova e percebe que entende... nossa é uma sensação muito boa... é como ser cego e enxergar pela primeira vez! Mais exige esforço! Até sonhar em inglês eu tenho sonhado! :mrgreen:

E sobre esse "calor humano" que o Donay falou, é realmente verdade! Mais não precisa entrar em desespero... comece devagar.... Va encorporando o ingles na sua vida, pode ser mandando um recado pra alguem do forum, escrevendo em um diario (realmente me ajudou... pq meu ponto fraco é gramatica), lendo e relendo coisas, falando sozinho, assistindo coisas (primeiro com legenda e depois sem)... vc vai progredindo aos poucos. Mais o q realmente mais me ajudou foi me cadastrar num forum internacional.... se cadastre em algum do seu interesse, seja ele qual for. A ideia das pessoas só entenderem vc numa outra lingua é chocante no começo... mais não existe sensação mais agradavel do que perceber que elas te entendem! Mesmo q escreva algo errado, não tenha medo ou vergonha, é muito mportante tentar! Lembro que quando começaram a responder meus topicos, foi maravilhoso, eu sorria do nada o dia inteiro... :mrgreen: me deu uma tremenda força pra continuar! Me deu confiança! Esse contato com uma outra pessoa pode vir a distancia... o importante, eu acredito que seja sentir essa segurança a mais... essa sensação de "pelo menos eu não sou tão ruim" :lol:

Muitas vezes eu achava que não estava evoluindo, que não estava aprendendo nada... da um desespero, parece que vc nunca vai conseguir alcançar o q quer.... mais não desista! Cada um tem seu tempo e metodo e quando vc ama o q faz.... deixa de ser trabalhoso. Mesmo q vc esteja aprendendo por trabalho ou por algum outro motivo, ponha na sua cabeça: tenho que aprender pq eu quero aprender, e vc vai realmente começar a progredir!

Ainda não tenho um inglês fluente, me considero "high-intermeadite", mais de uma coisa tenho certeza: I'll never give it up!

Hold on and be strong! See ya :!:
Debbie! Excelentes dicas também!! Para melhorar meu listening, ouço os podcast www.englishpod.com todo dia antes de dormir e quando acordo, porem há um dica que me dedico a eles, no sentindo de ouvir e fazer um resumo do que entendi e depois consulto o dialogo para ver se estou certo. E tb sempre que ouvir uma palavra nova anoto e vou ao dicionário.

Sonhar com o idioma acho que acaba acontecendo com "todos" estudantes.. venho sonhando constantemente.. maior confusao..
E para melhorar o speaking - sozinho venho dando uma de ator.. criando cada dia de estudo situações diferentes.. um dia "sou professor - onde intepreto a explicação de um assunto para uma classe" outro dia faço intrevistas, reunioes de negocios... etc..

Parece meio louco ne? Porem foi uma forma que achei de praticar o idioma, os resultados acho que so com tempo para que eu possa perceber se essa metodologia foi valida.

hehe!flw! abraço!
Camilo, que bom q gostou das dicas, espero q te ajudem de alguma forma! Vc parece ser muito esforçado!

Quanto a loucura de ser meio ator... normal! :mrgreen: Adoro falar sozinha, dai pra criar alguma situação é facil :lol: ... E a dica do podcast é muito boa, obrigada!

Hugs, see ya!
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Hi everyone,

We´re on the right track!Definitely!

Best regards!
Hi everybody! Today is my first time here! :D Yours tips are very helpful...Thanks so much!

Well, I've been studing english since last year, and I've been improving my English every day :)

At the beginning, I was very bad student although I kept trying...so, Nowadays I feel so good! ;)

I also have a Tip for listening better! You can access http://www.esl-lab.com/ it's a very good Listening Labs Conversations with Adult and Children's Voices.

I like http://www.longman.com/ it's a very good free dictionary.

My tip for listening music is: I like hear Danni Carlos, a Brazilian singer. She has a very good pronunciation.

I hope to help my new friends....so have fun! :D

Bye Bye
CENTENAS DE EXPRESSÕES DO INGLÊS
Preparamos um plano de estudos para ajudar você a dominar centenas de palavras e expressões do inglês em tempo recorde. EXPERIMENTE AGORA
Bom, eu estou com esse mesmo problema... eu faço aulas de inglês num cursinho. Aliás, eu fazia uma vez aula com turma, mas depois que eu passei a fazer aula em particular com o professor, eu evolui bem mais e mais rápido. Tenho um bom vocabulário, e uma boa tradução pra textos e tal, ou seja, tenho um inglês intermediário, mas o meu grande problema é na conversa, é na hora de botar pra fora o que eu to pensando, e soltar a língua. Hahaha!
Eu pratico todos os dias, mas não conversa, e sim a escrita e tradução. Gosto muito de música e isso me ajuda bastante também.. Mas como o meu problema é entender e falar, eu preciso encontrar formas de melhorar esse meu lado fraco da língua... Bom galera, o caminho nós sabemos.. agora só falta aquela palavrinha básica e extremamente importante: "Dedication"

take care!
:D
bye
Meinking escreveu:Hi everybody! Today is my first time here! :D Yours tips are very helpful...Thanks so much!

Well, I've been studing english since last year, and I've been improving my English every day :)

At the beginning, I was very bad student although I kept trying...so, Nowadays I feel so good! ;)

I also have a Tip for listening better! You can access http://www.esl-lab.com/ it's a very good Listening Labs Conversations with Adult and Children's Voices.

I like http://www.longman.com/ it's a very good free dictionary.

My tip for listening music is: I like hear Danni Carlos, a Brazilian singer. She has a very good pronunciation.

I hope to help my new friends....so have fun! :D

Bye Bye

Great help we our new friend gave us!
Thank you!
Bye!
Ola pessoal...

Tenho o mesmo problema q todos vcs.. hehe
um vocabulario legal... consigo ler, escrever..

mas falar e ouvir eh uma tristeza..

Trabalho com suporte de uma aplicacao a clientes americanos... no universo que eu trabalho... a conversa ate flui...
mas basta algum deles perguntar do tempo... da politica.... :oops:

Fora o english experts..
tem alguns locais q estao me ajudando a melhorar pelo menos o listening...

http://www.effortlessenglishclub.com/ - As dicas desse professor sao muito legais... e depois de comecar a seguir (ele manda 8 emails com dicas) passei a mudar quanto a algumas atitudes de estudo e deram certo.

http://englishrox.mypodcast.com/ - esse podcast eh muito show... sao dicas de ingles com musica... uma pena q ele tenha parado de postar em fevereiro.. mas tem 18 episodios publicados.. eu escuto no carro sempre q possivel.

http://www.timandtammy.com/ - Forma de aprender phrasal verbs naturalmente... gastei 15 conto e comprei a primeira publicacao deles...... muuuuito bom...

http://br.yappr.com/welcome/Welcome.action - sao videos com legendas em portugues e ingles. 3 niveis.. facil, medio e dificil.. mesmo os faceis pra mim sao dificeis :mrgreen:

Espero ajudar com essas dicas!!
Debbie Guerra escreveu:Camilo, que bom q gostou das dicas, espero q te ajudem de alguma forma! Vc parece ser muito esforçado!

Quanto a loucura de ser meio ator... normal! :mrgreen: Adoro falar sozinha, dai pra criar alguma situação é facil :lol: ... E a dica do podcast é muito boa, obrigada!

Hugs, see ya!
Olá, Debbie!
Me identifiquei muito com o que você disse no seu post anterior, tanto na parte de música, quanto de foruns internacionais, enfim! É realmente LINDO quando você fala (no caso, escreve) alguma coisa, e os gringos entendem hahaha! Hoje eu já escrevo em inglês bem naturalmente, mas lembro que no começo eu ficava nervosa e tudo mais... com o tempo e a confiança, tudo melhorou, e agora o que preciso fazer é tomar "coragem" pra começar este mesmo processo com o speaking! Mas vamos lá, o importante é, como você disse, "never give up!"

See ya!
CrisMcBrain escreveu:Olá, Debbie!
Me identifiquei muito com o que você disse no seu post anterior, tanto na parte de música, quanto de foruns internacionais, enfim! É realmente LINDO quando você fala (no caso, escreve) alguma coisa, e os gringos entendem hahaha! Hoje eu já escrevo em inglês bem naturalmente, mas lembro que no começo eu ficava nervosa e tudo mais... com o tempo e a confiança, tudo melhorou, e agora o que preciso fazer é tomar "coragem" pra começar este mesmo processo com o speaking! Mas vamos lá, o importante é, como você disse, "never give up!"

See ya!
Hi Cris, estou igual vc! Ficava super nervosa... demorava horas pra escrever pq ficava checando desesperada o que escrevia pra não cometer nenhum erro! É até engraçado de lembrar... :lol: mais agora tudo flui bem mais natural e não consulto tanto o meu dicionario como antes :mrgreen: ! Considero meu listening como bom (ainda tenho muito o que escutar, mais estou me saindo bem ;) )... mais o speaking... fico super nervosa ainda!!! Sei que tenho que perder essa "vergonha de falar", mais com o tempo eu vou conseguir, assim com vc vai tb!

Fico feliz que vc tenha se identificado e se quiser conversar ou qualquer coisa, pode me mandar uma mp... assim como qualquer outro!

See ya around, Debbie
CENTENAS DE EXPRESSÕES DO INGLÊS
Preparamos um plano de estudos para ajudar você a dominar centenas de palavras e expressões do inglês em tempo recorde. EXPERIMENTE AGORA
heeheh! Quase todo mundo com a mesma situação o Speaking! Bom pessoal eu cheguei ate postar aqui um tempo atras.. que tinha uma grande dificuldade em me comunicar.. ainda tenho porem, resolvi mudar de vez.. falo ingles sozinho qdo estou indo para o trabalho vou conversando o que vinher na cabeça, hj eu simulei explicando para alguem o fiz na last night e como foi meu last work day.. qdo vou almoçar tb faço o mesmo processo isso ta me ajudando que identifico erros que nao seria dificil de cometer na escrita mais cometi no speaking.. e isso está diminuindo meu nervoso na hora de soltar..

Meu colegas que fazem curso na mesma instituição comigo nao falo mais em portugues, mesmo fora da escola.. se quiser conversar comigo é em ingles e no msn nao eh diferente...
Outro fato importante que antes fica com 'medo" era relacionamento com outras pessoas e resolvir me jogar ja skill.com.br nos temos aula de conversao todas as quintas ou sexta (depende da fraquia) e claro que as aulas de conversacao eh de acordo com o nivel que vc está.. o professor traz um tema, filme e apos discutimos comecei a participar dessas aulas e fiz amizade com colega do livro UPPER-Intermadiate que fala muito e ele adora encontrar pessoas para se relacionar.. e em funcao disso marcamos de toda sexta 30 min antes da aula, a cada semana um traz um assunto e discutimos em ingles.. claro que o assunto tem que ser em ingles, no meu caso peguei uma materia no NYtimes e vamos discuti-la nessa sexta, semana q vem ele traz, vou ver se tem alguma materia aqui no englishexperts que possa levar etc.. Acho que o importante é praticar e botar a lingua para trabalhar esses 30min pode valer mais que ficar 3h ou + estudando sozinho, ja que para o speaking mais cedo ou mais tarde é necessário o contato.
Um detalhe importante é que tb faço curso particular, o regular os encontros sao poucos e tb queria a orientacao de um especialista como meu professor tem conhecimento cientifico do dioma e 16 anos ja de experiencia isso está sendo show..

Bom essa está sendo uma das tacticas que to usando para ver se melhoro o speaking e busco quebrar o nervoso ao entrar em contato com outras falantes :D

abraço!
Bem estou meio perdida, nem sei se minha mensagem deveria estar a aqui, mas vai lá... estou pretendendo prestar o TKT de Cambridge,alguem já prestou sabe me dizer se é legal mesmo??
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Olá Rosaxavier,

Pergunte em "como aprender inglês"


Braço,
Boa tarde Donay,
Muito obrigadfa, realamente vc consegue
tirar muitas duvidas. Mas eu gostaria que vc
traduzisse pra mim, por gentileza a frase:
*Onde vc esteve? Estou te esperando a um tempão
eu te amo.
Atenciosamente.