Passado simples em inglês: Como utilizar?

Amigos,

Minha duvida é simples, mas sempre me confundo. Como saber quando devo flexionar o verbo para o passado e quando não devo?

Exemplo:

A: Did you work last summer?
B: No, I didn't work. I decided stay and study to have good mark in my exam.

Sei da regra que sempre depois de did o verbo irá para o infinitivo. Mas no exemplo acima tenho verbos como decide, work e have. Enfim, devo por todos no passado? Todos no infinitivo? Flexionar apenas o primeiro? Como saber qual flexionar ou não?

I decided stay and study to have good mark in my exam ou
I decided stay and studied to had good mark in my exam


Muito obrigada.

TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. Você ainda ganha o eBook sobre o Verbo Get em seu e-mail. INICIAR TESTE
3 respostas
Ordenar por: Data
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Renatinhas,

Sei da regra que sempre depois de did o verbo irá para o infinitivo. Mas no exemplo acima tenho verbos como decide, work e have. Enfim, devo por todos no passado? Todos no infinitivo? Flexionar apenas o primeiro? Como saber qual flexionar ou não?
Realmente é simples. Veja:

A: Did you work last summer?
B: No, I didn't. I decided to stay and study to get a good mark in my exam.

Mais exemplos:

1. I studied English. >> Afirmativa
2. I didn't study English. >> Negativa. [O "didn't" não permite que se mexa nos verbos seguintes, neste caso "study".]
3. Did I study English? >> Interrogativa. [O "did" não permite que se mexa nos verbos seguintes, neste caso "study".]

Apenas o primeiro verbo é conjugado, nestes casos:

4. I liked to play socer. (Eu gostava de jogar bola.)
5. I didn't like to play soccer. (Eu não gostava de jogar bola.)
6. Did I like to play soccer?(Eu gostava de jogar bola?)

7. I hated to be alone.
8. I didn't hate to be alone.
9. Did I hate to be alone?


Bons estudos!
muito obrigada, ajudou bastante. eu sempre ficava na duvida (quando não tinha o did) se deveria conjugar todos os verbos ou só o primeiro.
É muito simples. Observe:

I (u)decided(u) (u)stay(u) and (u)study(u) to have good mark in my exam.

Eu decidi ficar e estudar para....
Quando vocÊ fala ''decidi'' esta se referindo ao passado então deve flexionar o verbo.Já quando vocÊ fala ''ficar'' e ''estudar'' está se referindo a uma simples ação por isso não precisa flexionar o verbo.
o.k?