Past simple x Past perfect

Olá amigos,
Estava estudando e respondi uma questão com a frase " First he had listened to the announcement, then he went to a café for a drink.
Mas a resposta correta foi " First he listened to the announcement, then he went to a café for a drink."
Por favor, alguem poderia explicar-me, porque pensei que quando tinhamos 2 tempos passados em uma frase, o que foi feito primeiro seria com "had + participio" e o que vinha em seguida seria past simple.
Desculpem me se for uma pergunta boba.
Gratos, abs
Nelson

COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA
1 resposta
  Resposta mais votada
16 60 498
Hi Nelson!

Sua pergunta é muito apropriada, é comum termos dificuldade com verb tense, especialmente perfect tenses.
A frase " First he had listened to the announcement, then he went to a café for a drink. " dá pra entender mas não faz sentido, ou melhor não há necessidade de se usar perfect.
Mas a resposta " First he listened to the announcement, then he went to a café for a drink." é adequada pois são fato ocorridos numa sequencia de fatos sem nenhuma ligação: ele fez isso, depois aquilo... Poderia muito bem ter feito primeiro aquilo e depois isso. LOL

Já no past perfect o que existe é um passado relacionado a outro por um "nexo" criado por aquele fala a tal frase. Veja a frase que eu criaria com past perfect:
"When he went to a Café for a drink, é had already listened to the announcement."
Veja que nesse caso aconteceram as mesmas coisas que na oração original, contudo, no meu exemplo eu relaciono os fatos, por algum motivo qualquer, de maneira diferente.
Não sei se deu pra ajudar, mas a pergunta é realmente boa.
Cheers!