Pharsal Verbs com ING pode?

Se eu quero dizer a seguinte frase na informal
eu estou indo embora
pode ser assim
i'm taking away
??? e se pode ser assim eu posso usar ing para todos pharsal verbs?

MELHORE SUA PRONÚNCIA EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Adir Ferreira, autor do livro "A Chave do Aprendizado da Língua Inglesa", nos conta como se tornou um Expert em pronúncia e dá várias dicas para você se comunicar melhor em inglês. ACESSAR AULA
3 respostas
Ordenar por: Data
Marcio_Farias 1 24 214
Acho que você quer dizer: "I'm taking off" = "I'm leaving".

Uma particularidade. Se, p.ex., você disser (de uma só vez): "I'm taking off my shirt", o verbo já muda de sentido. Seu interlocutor vai pensar que você está somente tirando a camisa. Mas, se você der uma pausa longa entre o "I'm taking off" e o "my shirt" ("I'm taking off... my shirt"), seu interlocutor pode(rá) pensar que você, de fato, vai-se embora e que você o chamou de "my shirt" (minha camisa).

Quanto à frase "I'm taking away", ela me parece incompleta ou, pelo menos, falta-lhe um objeto direto.

Ex.:

"As of now, I'm taking away your moderator powers and banning you"
"A contar de agora, eu estou lhe tirando o privilégio de moderar e lhe banindo"

Você pode, sim, empregar verbos terminados em -ing não só para verbos frasais, mas para a grande maioria dos verbos.

Ex.:

"I look forward to talking to you!" = "Espero muito/Quero muito falar com você!"
"Pushing that heavy box back into the room tired me" = "Empurrar aquela caixa pesada de volta para o quarto me cansou" ou "Me cansei empurrando aquela caixa pesada de volta para o quarto"
Então posso colocar ing em todos pharsal verbs? tipo
i'm looking after your baby
he's calling in my friends for the party on sunday
???
Marcio_Farias 1 24 214
Por favor leia o último parágrafo de meu post.